Tablet Day #1

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Antes de mais nada, deixem-me explicar o que diabos vem a ser um "Tablet Day" e como surgiu isso:

Desde muito cedo no curso de desenho industrial que faço reconheci algumas pessoas com interesses muito próximos dos meus (animação, desenhos e afins). Isso fez com que sempre trocássemos ideias, opiniões e dicas uns com os outros (vide essa postagem no Cappuccino da Nane chan na qual fizemos um bate-bola entre métodos de criação digital e analógica).

Tenho um amigo que é um pouco menos presente no meio digital. Não possui um blog, nem um deviantArt, é até um bocado reservado nos seus processos de criação, mas sempre esteve disposto a compartilhar também suas ótimas referências, mostrar seus livros legais, materiais (ele experimenta muito com uma miscelânea de materiais analógicos), etc.

Mais recentemente, como somos finalistas na faculdade, houve grande divergência nos nossos horários e interesses. Isso fez com que nos afastássemos um pouco, não fazendo mais as mesmas matérias todos os semestres, até dificultando um pouco essa contato, antes feito quase que diariamente no ambiente acadêmico. Nossos encontros fora da academia são sempre para fins de desenvolvimentos de trabalhos, isso não permite que sobre muito tempo pra discutir os assuntos "menos importantes".

Com a minha volta definitiva aos desenhos (em 2011), retomei meus estudos variados, consegui desenvolver um pouquinho mais, e ele também andou fazendo um bocado de coisa diferente. Daí, numa dessas conversas via Skype e MSN, sugeri que marcássemos um dia pra sentar cada um com seu tablet (mesas digitalizadoras) e simplesmente ficássemos desenhando, conversando e mostrando um ao outro como trabalhamos com as ferramentas digitais.

Disso surgiu o "Tablet Day": um dia pra jogar conversa fora, desenhar, não falar em hipótese alguma de trabalho e se divertir a valer. O que estamos chamando carinhosamente de "Tablet Day #1" aconteceu ontem (11/10), em comemoração ao feriado e à alforria do meu grande amigo (XD) e o resultado dessa primeira brincadeira vou mostrar agora no final dessa postagem que por sinal já está grande demais e temo receber reclamações a respeito.

Esse foi o primeiro rascunho do dia, experimentando desenhar com stylus no Procreate.

Esse foi o segundo rascunho, experimentando o aplicativo 53.
Pulamos depois pro Photoshop, onde mostrei como trabalho com rascunho e "arte-finalização", minhas configurações de pincél, etc.

Depois ele experimentou minha mesa digitalizadora (uma Genius Mousepen 8x6) e os meus brushes em um estudo de movimento divertido. ^^

A produção foi pequena pois tínhamos muita conversa pra por em dia, mas foram momentos muito gostosos e divertidos que gostaria que se repetissem, se possível com maior frequência. Espero também que para os próximos "Tablet Day" possamos ambos sentar e produzir mais coisas, mesmo que a nível de rascunho e estudo, em qualquer mídia (digital ou analógica).


2 comentários: