Naruto com Game Maker

domingo, 23 de outubro de 2011

Embora não seja grande fã da série de mangá Naruto, nem dos seus produtos (animes, jogos, etc.) acho bacana as coisas relacionadas a ninjas. Sempre gostei dos estilos, armas, roupas. É um fanatismo que vem da infância, então não sei muito bem explicar o motivo. Outro dia, andando por sites de sprites na web, vi uns bem bacanas de jogos do Naruto pra Game Boy Advance.

Peguei o jogo do GBA pra olhar e achei bastante razoável. Como existem muitos sprite sheets desse jogo (que se chama Naruto Ninja Council 2), resolvi começar a brincar de fazer alguma coisa sobre o tema no Game Maker, pra ter com o que desenvolver os conhecimentos recém adquiridos com o Game Maker's Apprentice.

Claro que tive que escolher o que o personagem iria fazer, porque ainda não sei desenvolver a programação pra combos e tudo o mais. Aliás, lembrando bem da minha noite de sexta-feira, já foi um custo bem grande conseguir fazê-lo correr pra esquerda e direita e pular também com a transição correta de sprites. =P

Quando foi sábado, inventei que colocaria a opção pro jogador escolher entre os três personagens principais: Naruto, Sasuke ou Sakura. Programei todos basicamente iguais ao Naruto e, futuramente, pretendo fazer com que a jogabilidade entre os três seja ligeiramente diferente, pra não ficar só uma mudança de sprites a escolha de personagens. Então, sem mais enrolação, aqui vão as primeiras imagens da minha mais nova invenção de moda. Vai ser algo que vou levar devagar, no meu ritmo, refinando aos poucos com o crescimento do meu conhecimento na ferramenta (Game Maker) e dos métodos (programação).




As quatro imagens acima ainda não fazem parte da programação do jogo.
São previews da tela de start e seleção de personagens
desenvolvidos no Photoshop pra demonstração do que pretendo.



Imagens in game dos três personagens.

Vamos ver onde consigo chegar com isso!

Até a próxima!

Tetris DS...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

... uma decepção, e um vício!


É assim que eu resumo a versão de Tetris pra Nintendo DS. Depois do desenvolvimento de tantos estilos marcantes, tantos puzzle games com jogabilidade inovadora e viciante, como Kirby's Avalanche e Tetris Attack (ou Panel de Pon, na versão original pra Famicon, que foi reciclada para virar o Tetris do Yoshi ¬¬"), imaginei que a versão pra DS seria maneira, sinistra, djigdin djigdin.

O jogo conta com 6 modos diferentes, que na minha humilde opinião acabam não ajudando muito, porque o único modo que vale mesmo a pena jogar é o versus. Se for contar que é impossível derrotar o Bowser (level 5 e final do modo versus) perde totalmente a graça. Não tem as músicas clássicas do Tetris, ao invés disso, têm um cenário de jogo clássico da Nintendo a cada nível, exceto nos modos puzzle, quest, e o modo do Metroid, que eu nem lembro o nome mais.

O problema é que Tetris é Tetris, não importa a plataforma. Quando era menor e não tinha mais meu Game Boy, era viciada em Brick Game, que nada mais é do que um monte de Tetris repetido e inventado. Viciante como é essa porcaria, todo momento que tenho um tempinho, me pego lá, gastando a vista no jogo.

Nessa última jogada (há alguns minutos atrás, pra ser mais exata), consegui chegar ao final do modo Marathon (o clássico, no qual joga-se por um recorde). 20 níveis, 200 linhas e uma pontuação de 318.228. Diante disso, tive que vir fazer esse post. Já estava ensaiando falar sobre Tetris, mas com minha vitória, não resisti e acabei antecipando o acontecimento! =P

A prova do crime!
Com certeza ficaria mais feliz jogando Tetris contra alguém, desde que não seja online na rede da Nintendo. Um dia calhei de jogar contra um(a) japonês(a) e me arrependi amargamente! ¬¬"

Até a próxima!

Ócio Criativo (parte 02)

Depois de quase um ano sem desenhar, bastou uma motivação pra que eu voltasse a rabiscar e experimentar com frequência novamente. E aulas tediosas são super produtivas pro nascimento de bons desenhos!

Numa das últimas aulas comecei a rabiscar um personagem em uma folha de caderno, que pretendia que fosse um super herói. Como estava sem muita criatividade pra dar uma roupa maneira pra ele, resolvi fazer primeiro sua identidade secreta. Fiz a lápis mesmo, scaneei, limpei no Photoshop e pintei com o tablet nesta tarde.

Quanto ao traço, estava me forçando a fazer alguma coisa um pouco fora do meu estilo mangá. Tentei puxar mais pro lado cartoon, com tórax exagerado e pernas mais finas, bem biotipo de heróizão mesmo!

De maneira geral o resultado realmente me agradou  muito!


Até a próxima!

Back to drawing!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Teve gente no meu deviant Art reclamando que meu antigo ID tava com uma cara triste. Chutei o balde e resolvi fazer um novo! Aproveitando minha empolgação com desenho novamente, fiz alguma coisa que trouxesse isso também.

Acabei achando tão bonitinho que fiz avatar pra todas as minhas conexões com ele! Ehehehe! E o resultado:



E por falar em desenho, meu perfil do deviantART tá cheio de novos concepts do ECA e alguns outros desenhos (dois deviations, na verdade) que fiz na semana que fiquei de cama. Não postei nada por aqui porque não é nada fechado ainda, mas assim que formalizarmos a aparência dos demais personagens trago pra cá!

Até a próxima!

Game Maker

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Faz uma cara já que não posto nada no blog. Desde o Leon que estou enfrentando uma penca de contratempos. Caí meio adoentada semana passada, e essa semana já foi bem cheia de trabalho de novo. Mas cá estou eu, novamente, firme e forte, postando coisas com as quais estou realmente empolgada. E a bola da vez é o Game Maker!

Nossa próxima quest na disciplina de Estudo e Concepção de Jogos é o design de level para jogos eletrônicos. Como estou pensando em fazer com a engine do Game Maker, resolvi vasculhar na internet boas referências! Desde a disciplina de Multimídia I que já sabia da existência de um livro sobre o assunto, feito for dummies, chamado The Game Maker's Apprentice, mas nunca tinha encontrado disponível na web. Nada que um ano não resolva! Não só encontrei o livro em PDF como encontrei nos torrents o CD que acompanha a publicação.


De minha parte é uma bibliografia altamente recomendada. Você realmente se sente um desenvolvedor de jogos com ele em mãos. A proposta é programar um jogo por capítulo, e aprender aos poucos um nível a mais na linguagem de programação da engine. Dois dias de estudos já me renderam dois jogos. Uma vez que você começa a fazer a tarefa, é difícil largar pra lá.

Quem se interessar pelo material pode fazer o download do material pelo Megaupload clicando no link a seguir.

The Game Maker's Apprentice (Livro em PDF) - Download
The Game Maker's Apprentice (CD)  - Download


Devido ao fechamento do site de compartilhamento Megaupload na última quinta-feira (19/01/2012) os links não se encontram mais disponíveis para download. Em breve haverá atualização em outro host.

Até a próxima!