Caramba, quanta coisa aconteceu nesse ano! No fim do ano passado minha situação era bastante deprimente e continuou nesse ritmo no início desse ano, quando arrumei trabalho em uma empresa que era longe de tudo: da minha casa e das minhas pretensões profissionais.
Aos poucos oportunidades foram surgindo e as coisas mais inimagináveis aconteceram. Saí do emprego pra ser estagiária de ilustração na Ufes, trabalhando profissionalmente com desenho pela primeira vez na vida. Foi muito bom e sou imensamente grata às pessoas que me deram esta oportunidade.
De lá pude sair, finalmente como bacharela em design (sim, formada agora, nove meses depois de apresentar meu trabalho de conclusão de curso), para trabalhar como artista 2D em uma empresa de jogos. Tudo aconteceu em menos de dez dias e foi como um furacão! Mas lá estou agora, curtindo meu trabalho pra valer!
A maior reclamação que tenho nesse momento é chegar a conclusão de que não consigo me organizar pra produzir pra mim, nem pra postar no Caixola. O resultado vocês tem visto: ano passado tinhamos duas postagens por semana, e essa marca caiu drasticamente pra quase uma por mês no ano de 2014, passando por meses de apagão total. Isso me deixa profundamente chateada, porque o Caixola é um dos meus projetos e vê-lo abandonado assim me faz sentir mal comigo mesma e pelas pessoas que me seguem.
Bom, mudando um pouco o foco pra falar sobre produção, é claro que esses acontecimentos influenciaram, tanto os períodos de baixa quanto os de alta. Na virada de 2013 pra 2014 eu estava muito bloqueada e tanto janeiro quanto fevereiro foram meses de pouquíssima produção. Esse quadro só mudou quando inventei de fazer um sketchbook novo em formato A6 durante o carnaval. Dali em diante parece que a coisa voltou a funcionar e fui mais produtiva e interessada.
Passei o ano praticamente todo mais no tradicional do que no digital, retomando o Photoshop só lá pra julho, às vésperas de começar o estágio de ilustração! De lá pra cá misturei um pouco do digital e do tradicional, me apaixonei por caligrafia (embora não saiba nada!), viciei em desenhar com caneta esferográfica e retomei o projeto de Rodentia durante o Inktober, que, diga-se de passagem, foi irado de novo! Depois disso a produção voltou a ser tímida, com a mudança do meu regime de trabalho de 20h para 40h semanais, mas tiveram alguns desenhos legais. Então, depois de tanta falação, deixo vocês com o resumo artístico do ano :)
O único meio que encontrei de compartilhar em tamanho real
foi pela conta do deviantART. Lamento por isso :/
A maioria dessas coisas deve ter sido postada em algum momento no Instagram, ou no meu portfólio no Behance, no deviantART ou aqui mesmo. Se quiserem ver em melhor resolução é só dar uma sapeada por aí. :)
Foi difícil fazer uma seleção esse ano, porque tiveram muitas coisas que gostei muito, sem falar nas coisas do estágio e do meu atual trabalho que ainda não posso mostrar.
Promessas? A mesma dos últimos anos: continuar tentando ser melhor e encarar novas aventuras! E com certeza conto com a companhia de vocês pra poder compartilhar essas descobertas e conquistas!
Obrigada por tudo neste ano e até 2015!
Feliz Ano Novo!