Tag: Conhecendo melhor a blogueira

sábado, 22 de novembro de 2014

Sexta-feira. Estou eu trocando umas mensagens com a Nane (Cappuccino com Nane chan) pelo Gtalk, quando fico sabendo que havíamos sido convocadas para participar do meme “Conhecendo melhor a blogueira”. A minha reação foi estranha ao plural, porque esse tipo de coisa nunca costuma vir parar em mim. Sempre me considerei afortunada por isso, afinal sou bastante avessa à essas práticas de corrente. Por um momento cheguei a considerar deixar pra lá, já que não tem obrigatoriedade. Por outro lado, o que custa, né? O Caixola precisava mesmo de uma atualização nesse fim de semana.

A brincadeira consiste no seguinte: enumerar 11 curiosidades sobre mim e em seguida responder à 11 perguntas elaboradas por quem me marcou, no caso a senhorita Rosali Colares, do Rosali Colares Ilustrações. Então, sem mais delongas, vamos lá:

Fui "taggada". XD - Copy cola da ideia da Nane, de ilustrar o post com um desenho dela. Hahaha!

Curiosidades:
1) Sou nascida no Rio de Janeiro, onde morei até os 9 anos. De lá mudei pra Belo Horizonte, onde vivi mais 9 anos. Desde os 18 moro no Espírito Santo. Do Sudeste só me falta São Paulo.

2) Sou apaixonada por videogames desde criança e espero continuar jogando até quando for velhinha.

3) Gosto de comer bem, mas odeio me exercitar e tenho tara por doces!

4) Sempre fui louca por desenhos animados.

5) Sempre gostei de desenhar.

6) Música é fundamental pra mim e sou frustrada por não saber tocar nenhum instrumento nem cantar com excelência. Me considero bastante afinada, com bom ritmo e ouvido musical. :P

7) As pessoas costumam achar que sou muito mais nova do que sou de verdade. Acho que é porque sou muito moleca.

8) Adoro brinquedos, especialmente LEGO. Nunca tive LEGOS quando criança e pretendo criar uma coleção agora, depois de adulta.

9) Gosto de protagonistas femininas.

10) Sou avessa à algumas coisas do universo feminino (leia-se maquiagem e pintar unhas).

11) ADORO cozinhar!


Agora, respondendo as perguntas da Rosali:

1) O que você queria ser quando crescer?
Eu dizia que ia ser “desenhista-pintora”! (E isso lá é profissão, véi!?)

2) Prefere Raul Gil ou Faustão (suponha que sua vida está por um fio,que um assassino tem uma arma na sua cabeça, e você depende disso)?
Ô Loco, meu. Por que não tem o Sílvio Santos na lista? Vai Raul Gil, talvez… nem sei!

3) Qual a pior coisa que pode acontecer no seu dia?
Esquecer o fone de ouvido em casa ou esquecer de dar carga no meu MP4 e ter que ir pro trabalho sem ouvir música (sim, eu ainda uso um MP4).

4) Qual a melhor coisa que pode acontecer no seu dia?
Muitas coisas cotidianas elevam meu espírito. Ter sucesso em pequenas coisas sempre é bom.

5) Comida favorita.
Comida boa! XD Não consigo me lembrar de nenhum prato pelo qual eu mate e morra, mas tendo que escolher, diria que carne… qualquer carne...

6) Programa de Tv favorito.
Tenho os momentos de querer ver séries, programas de culinária e tal, mas nunca dispenso desenhos animados!

7) Livros, quadrinhos, séries ou filmes?
Livros, quadrinhos, séries e filmes, tudo na sua medida. Cada época estou propensa à uma mídia diferente, mas geralmente as leituras ficam pras filas dos ônibus e as séries e filmes pros finais de semana.

8) Qual a sua preferencia politica?
A minha preferência é não me envolver com política. Sei que essa é uma péssima visão, mas sou mesmo uma pessoa nada antenada com o assunto.

9) Uma mania.
Lavar as mãos, por tudo o tempo todo!

10) Qual teu signo, ascendente, descendente, horoscopo chinês, e idade?
Meu signo é Sagitário, mas não faço ideia de mais nada que envolva horóscopo. Nunca fui apegada com essas coisas. Idade 28 anos. Completo 29 no próximo dia 17 de dezembro. Presentes são sempre bem recebidos! XD

11) Qual o melhor sabor de Nissin Miojo?
Como sempre passo mal quando como, evito. Só não me fazem mal os da linha da Turma da Mônica. Dentro dessas opções, só me desce o de carne.

E agora vocês sabem um pouco mais de mim. :) 

Como a Nane já quebrou a corrente no lado dela, fiz um esforço pra manter a brincadeira. Indico então pra participar meus amigos Débora, Silvia e Mateus.

As perguntas são as seguintes:

1) Idade?
2) De onde é?
3) Uma música?
4) Um livro?
5) Um artista?
6) Frase favorita?
7) O que gosta de assistir?
8) O que te inspira?
9) Que atividade eleva seu espírito?
10) O melhor lugar pra se estar é...
11) A melhor companhia é...

Lembrando que não existe obrigatoriedade, então fiquem a vontade pra participar ou não.

Abraços!

Voando com os peixes

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Semana passada eu tive um tempinho livre no estágio e aproveitei pra fazer uns estudos. Comecei rabiscando umas aeronaves, muitíssimo influenciada pelo desenho “In the deep” da artista Simone Joslyn Kesterton que vi no deviantART. Fiz então dois rascunhos: um primeiro, que larguei como estava e um outro que fui dando acabamento em escala de cinza e depois joguei um filtro por cima, bem viajante!


Daí, vi meu colega de trabalho acabando uma ilustração num estilo muito bacana, com uma linha sem peso, cores e sombreado simples. Resolvi então voltar no meu primeiro rascunho e dar tratamento semelhante ao meu desenho pra ver qual era e, claro, passar o tempo!

Comecei a gostar do resultado, adicionei umas cores chapadas, sombra simples e pá… mas tava faltando contexto. Porque esse piloto estava voando com essa carinha satisfeita? O que faria com que ele deixasse de apreciar a vastidão à sua frente pra olhar pra trás? E daí tive a ideia de inserí-lo num mundo de fantasia, no qual ele estivese voando com peixes! :P

Processo. Do rascunho ao sombreamento básico
Trouxe o desenho pra casa e dei cabo da inserção dos peixes e da colorização aqui mesmo.

Porque eu vivo num mundo de fantasia e, portanto, voar com peixes parece bastante razoável!

Detalhe 1 - piloto

Detalhe 2 - peixes dourados

Foi meio complicado chegar nesse resultado aí, principalmente porque desenhar peixe é muito difícil (e chato). Desenhar um cardume então… nem se fala! Por isso parei ali, bem antes da metade do caminho. Pelo menos deu pra concluir a ideia, hehehe.

E com isso, finalmente o processo digital se faz presente de novo no Caixola, coisa que desde a Cascoa (MDC Gender Bend) estava em falta. Eu me preocupei mais em mostrar os passos e falei pouco de técnica, mesmo porque estou ainda me acostumando com a nova Wacom. Mas, como sempre, deixo os comentários à disposição, caso queiram perguntar alguma coisa.

Espero que tenham curtido e até a próxima!

Feliz Desaniversário

sábado, 8 de novembro de 2014

Há muito tempo venho ensaiando trocar de mesa digitalizadora (tablet). Tenho a mesma mesa da Genius (uma Mousepen 8x6) desde o meu aniversário em dezembro de 2009. Foi o modelo mais barato que consegui encontrar na época, quando até mesmo os piores modelos da Wacom custavam em torno de 400 e lá vai porrada reais. Mesmo sendo um tablet de baixo custo, serviu ao seu propósito muito bem: saber se eu me adaptaria ao desenho digital.

Valeu, Genius! Nossa jornada foi 10! :)
Depois de começar a trabalhar profissionalmente como ilustradora, passei a trabalhar mais tempo em mesas da Wacom do que na minha própria Genius, e isso me fez perceber a diferença absurda na qualidade técnica delas. Desenhar em casa digitalmente começou a ficar muito chato pra mim, e acabei deixando um pouco de lado nos últimos meses.

Bom, depois de economizar muito (mesmo que contra a minha vontade) decidi me dar um presente de desaniversário, que com certeza já vale também pelo meu aniversário e pelo Natal! XD Finalmente saí do amadorismo e passei pra uma mesa da Wacom, a Intuos Pro Small.

Intuos Pro Small, minha companheira de aventuras! ... ou esse seria o Toddynho? Já nem sei! :S
A qualquer pessoa por aí se perguntando se vale a pena pagar o preço da Intuos Pro Small ao invés de uma Intuos Medium ou Large (quase a mesma coisa em termos de custo), digo que vale sim! Depois de trabalhar com uma Bamboo no estágio e com a Intuos em casa, dá pra dizer que mesmo entre modelos Wacom a diferença existe. Não que as Intuos (novas Bamboos) sejam ruins, mas dá pra sentir no controle da pressão e na qualidade da linha que a Intuos Pro tem uma vantagem. Outro ponto importante é que a Intuos Pro vem com um kit wireless. Desenhar sem o incômodo de fios é algo a se levar em consideração, principalmente porque na Intuos o kit wireless é vendido a parte.

Embora a área ativa da mesa seja bem pequena (158 x 98 mm, isso é aproximadamente um A6!) na minha opinião esse é um caso clássico da vitória da qualidade sobre a quantidade. Além disso tudo, vale lembrar que a quantidade de dpi e de pressão da Intuos Pro são o dobro da Intuos, e ela ainda tem sensibilidade para inclinação da caneta, coisa que as Intuos não oferecem. Quer mais um motivo? Se você gosta da função touch, todas as Intuos Pro tem, inclusive a Small. :)

Então, caso você que esteja lendo esse post esteja se perguntando, como eu há semanas atrás, o que vale mais a pena, uma Intuos ou uma Intuos Pro, eu digo que leve em consideração comprar a Pro, principalmente se você é um artista de nível intermediário a avançado e se pretende continuar no ramo da ilustração digital/manipulação de foto.

Sem mais a dizer:

Feliz Desaniversário pra mim!!!

Obs.1: Em 2009, quando eu ganhei o Genius, fiz meu primeiro desenho com mesa digitalizadora, vou deixar aí embaixo pra vocês conferirem. :P
Obs.2: Sim, eu tenho um novo corte de cabelo. :P

Inktober 2014 e MDC

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Outubro é Inktober aqui em casa! E, como vocês já sabem, isso significa um desenho a tinta por dia durante o mês de outubro. Ou deveria ser, se outubro não tivesse sido um mês devastador!

Muita coisa aconteceu na disciplina que eu estou cursando na faculdade (design de tipografia digital), prazos apertados no trabalho, reposição de horas que eu devia, mais e mais dor de cabeça. Foi tipo uma tsunami!

Eu já vinha me preparando desde setembro, fazendo preliminares com a esferográfica e desenhando mais ratos, pois tinha intenção de retomar os designs de personagem de Rodentia nesse ano.

"Aquecendo pro Inktober 2014" - levantamento de pincel! XD
No dia primeiro fiz um lettering, marcando o início dos jogos. :)
Mas entre um desenho de Rodentia e outro, acabei intercalando personagens variados para ter mais objetos de estudos, e também tentei me dedicar a postar uma composição mais elaborada nos finais de semana. Essas composições são a de Megaman X, a sereia no fundo do mar e o Harry Potter com seu patrono, que é inclusive o meu escolhido pro MDC desse mês, com tema Inktober também!



Pra ver melhor resolução, acesse meu Instagram!
Na última semana do mês eu tive um mega bloqueio criativo, sem vontade e inspiração pra desenhar ratos ou personagens, mas decidi fazer uns estudos de desenho com perspectiva isométrica. O ápice do bloqueio aconteceu no meu penúltimo desenho, quando fiz um estudo de lettering retratando isso. XD

Mais claro impossível... ¬¬"
No último dia senti que precisava amarrar a brincadeira de alguma forma, fazendo um desenho de despedida. Aproveitei então a oportunidade e casei o fim do evento com o Dia das Bruxas, desenhando esse rapaz sem cabeça dando um “até breve” pra todo mundo.

Halloween e Até Breve, Inktobers! :)
O que dizer? Foi irado! Eu só lamento não ter conseguido elaborar a história de Rodentia ao longo do ano pra poder ter mais objetos de estudo. De qualquer forma, acho que já amadureci um pouco mais o projeto e estou com algumas ideias mais concretas do que seja possível escrever. Quem sabe no ano que vem não publico uma série de ilustrações, como o Sr. Jake Parker?! Sonhar não custa nada! Hehehe!

Pra você que não entendeu patavinas do que eu falei sobre esse projeto de ratos, basta acessar a tag Rodentia no Caixola pra descobrir! :)

Espero que vocês tenham curtido a produção, e aproveitando a oportunidade reforço também o link pra minha conta do Instagram, assim vocês podem ver os desenhos dos mosaicos nesse post com maior resolução.

É isso aí, até a próxima postagem e que venha Inktober 2015!