Já faz um tempo que não tenho andado mais com meu sketchbook. Reparei que ficava carregando peso a toa (meu caderno e o estojo deixam a mochila muito mais pesada) e não desenhava nada, porque nunca tinha momento propício pra isso. Só que não ter nada pra rabiscar me faz sentir como se eu tivesse deixado em casa algo muito importante, sabe? Num dia desses, durante a aula, me veio de repente uma solução pra esse problema: caneta esferográfica!
|
Isso era pra ser a minha anotação pra aula de design de tipos... |
É um material barato, que está sempre à mão e com o qual se pode obter vários efeitos! Eu já tinha prática de fazer estudos com caneta em épocas de outros estágios, quando eu só tinha a caneta e um pedaço de papel pela minha frente, mas com o tempo fui deixando um pouco de lado em prol de outros materiais.
Então, pra não ficar andando sem material de desenho, tive a ideia de fazer outro sketchbook A6 (
igual aquele do carnaval) com folhas de baixo custo (como as da
Off Paper) pra carregar por aí e fazer estudos com caneta. Leve, simples e prático! E eu estava bem com essa ideia, esperando ter tempo pra executá-la, até aparecer a
Débora e me encantar com os estudos que andou fazendo à caneta. Sim, fiquei com “invejinha”, e resolvi fazer meus estudos também!
Na segunda-feira, na hora de “estudar” (entendam, desenhar) catei o primeiro papel que tinha na minha mesa e a minha caneta
BIC Ponta Fina e comecei a fazer uns desenhos de observação. O rato, fiz com o intuito de aprimorar minha compreensão da espécie pra um possível retorno do meu projeto pessoal,
Rodentia. Quem sabe com o Inktober chegando e tal…
Depois, passei pra uma edificação, outra coisa que tenho muita dificuldade de desenhar.
Ontem, depois de assistir um episódio de Hora de Aventura, me deu na veneta de tentar reproduzir a imagem de abertura do desenho.
Depois, cacei lagartos na internet pra desenhar, uma tentativa de melhorar minha compreensão de lagartos em geral pra, quem sabe, dar mais vida ao rascunho que comecei na anotação da aula.
Hoje, já bastante empolgada, passei na papelaria e adquiri uma caneta
Compactor Ponta Fina e uma
Compactor Microline 0.4, essa última pra ajudar a preencher uns espaços pretos, coisa que a esferográfica demora muito pra fazer. Aí fiz outro desenho de lagarto. Ele era laranja, então tentei usar papel colorido pra simular a pele. Usei preto no desenho e sombreamento (canetas) e branco (lápis dermatográfico e caneta gel) pra dar outros tons no papel.
Agora mais no fim da tarde, dei uma olhadinha em armaduras medievais, e fiz esse desenho de um elmo com as canetas pretas, usando gel branco também pra destacar uns pontos de luz.
E esses são os estudos que fiz, super entusiasmada, nos últimos dias! Aí vocês podem estar se perguntando: “mas pra que diabos isso tudo, Joyce, com tanto material bacana que você tem...”. Bom, além da questão do peso, que já falei lá em cima, tem outro ponto que ainda não mencionei. Eu sou do tipo de pessoa que quando não está satisfeita com um desenho, desiste a ponto de apagar a folha toda. Isso não é legal.
Eu quero me forçar a pensar mais sobre minhas linhas, sobre onde colocar as coisas pra obter o efeito que eu desejo e representar o que pretendo. Por isso a esferográfica é ótima, porque é uma mídia que dá pra rascunhar leve e finalizar por cima. Outra coisa importante é saber representar mais com menos. Mais texturas, mais efeitos, tudo com um só material, ou com menos materiais. Acho que isso vai ser um ótimo desafio, e espero conseguir tirar um bom proveito desses estudos.
Uma coisa que eu não quero, de jeito nenhum, é pretender à um hiper realismo. Primeiro porque meu traço não é assim e quando faço desenhos de observação é porque são uma importante fonte para aumentar o repertório visual. Não quero ficar fazendo retratos fiéis de coisas e pessoas, nem trabalhar a caneta com uma técnica tão limpa que faz parecer até lápis.
Já tem muita gente boa fazendo isso por aí. :)
Bom, é isso. Débora, desculpa por te copiar e obrigada por me inspirar!
Espero que tenham gostado, e eu espero continuar empolgada com meus estudos. Até a próxima!