MDC 6 - Setembro

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Com o anúncio do Inktober desse ano, achamos que seria legal fazer por aqui o “Sepiatember”. Se Inktober é um desenho a tinta por dia durante o mês de outubro, o Sepiatember é um desenho em tom de sépia no mês de setembro para o MDC. Pronto, simples assim!

Eu queria muito ter trabalhado algo super complexo pra esse desafio… tinha intenção de desenhar uma paisagem. Mas nas últimas semanas estive tão compenetrada em me preparar pro Inktober que não dei ao desafio a devida atenção. Quando finalmente fui me dedicar aos estudos (nesse último fim de semana), o que eu pretendia que fosse um aquecimento acabou ficando como meu resultado final.

Ta~da!!! Meu MCD Sepiatember... na trave...

Não consegui achar papel pra aquarela pra comprar e tive que me contentar com um papel de 180g/m² (aliás, acredito que esse papel valha um post depois) e, na tentativa de fazer tom de sépia com aquarela, terminei com um desenho em tons terrosos.

Mas não importa! Amei o exercício, primeiro porque sou apaixonada por aquarela, segundo porque do nada fiz fanart de um jogo que sou ainda mais apaixonada (Resident Evil 4), terceiro porque mesmo que não tenha conseguido o sépia na tinta, meu irmão veio me dizendo que a paleta de cores funcionou muito bem e remeteu mesmo ao clima do jogo, então me senti bem sucedida mesmo falhando!

Detalhe do Leonzinho! <3

Não preciso nem comentar que minha noção de cenários continua pífia e que a coisa tá parecendo desenho de criança, mas ultimamente eu tenho considerado muito importante bater cabeça com isso, porque de outra forma nunca vou aprender mesmo! :P

E no fim é isso. Mais uma vez gostaria de dizer que o MDC é um grupo amigável e aberto, criado com a intenção de estudos coletivos e aprendizado. Se você tem vontade de participar, basta ir no grupo no deviantART e pedir pra entrar. A gente sempre deixa! ;) O único pré-requisito é ter uma conta no deviantART. ^^"

Espero que tenham curtido a experiência e até a próxima!

De cara meio nova - parte 2

domingo, 21 de setembro de 2014

Continuando com as mudanças propostas desde o ano passado pro Caixola, estou finalmente implementando na barra lateral a lista dos links para as redes sociais e outros websites dos quais também participo.Vou tentar falar brevemente sobre como utilizo cada uma dessas mídias, pra que vocês possam optar em quais me seguir, se assim desejarem.


Twitter: talvez o lugar na internet, depois do Caixola, onde eu mais compartilhe pensamentos e coisas pessoais. Faço alguns tweets esporádicos sobre coisas diárias, mas a maioria dos posts são reposts de links do Instagram, do deviantART, YouTube e do próprio Caixola. Se você não pretende se inscrever no Caixola pra acompanhar as atualizações, talvez o Twitter seja o melhor lugar pra se manter atualizado.

Tumblr: meu "sketch blog", tem basicamente reposts das coisas que subi pro Instagram e reposts de coisas de artistas que curto/sigo.

Pinterest: coleções de referências pro desenvolvimento dos meus projetos pessoais e profissionais e alguns dos meus trabalhos.

Instagram: onde eu subo meus estudos. É a forma mais rápida de publicar algo na internet e onde se pode acompanhar o que faço com maior frequência, embora as vezes fique até uma semana ou quinze dias sem postar nada.

deviantART: onde subo as coisas do MDC. Estou quase no ponto de parar de usar a comunidade, pois não vejo mais sentido nisso…

YouTube: conta pouco utilizada, por falta de melhores recursos no momento. Mas tem alguns vídeos que subi pra lá mostrando alguns processos de desenho digital e tradicional.

Behance: meu portfólio profissional de ilustração, no momento, desatualizado.

Além disso, vocês vão reparar um ícone de e-mail ao lado do Behance. É uma página nova que estou inserindo no Caixola, com um formulário de contato, tudo pra deixar ainda mais fácil falar comigo. Basta inserir nome, e-mail e mensagem, e o que quer que vocês queiram falar vai cair direto na minha conta de e-mail do Caixola. E podem ter certeza que, mesmo que demore um pouco, sempre respondo todos os comentários e todos os e-mails enviados.

Melhorando possibilidades de comunicação :)

E quanto ao Facebook? Bom, por enquanto estou amadurecendo a proposta de criar uma Fanpage. Quando isso acontecer, pode deixar que anunciarei aos quatro cantos. :)

Termino convidando a todos para seguirem meu trabalho, e compartilhar das minhas experiências enquanto continuo subindo os degraus.

Até a próxima!

De cara meio nova

domingo, 14 de setembro de 2014

O Caixola, desde que nasceu, funcionou pra mim como um lugar na internet pra compartilhar umas ideias, as coisas que ando fazendo e tal. Por isso os topos sempre procuraram refletir esses momentos de alguma forma.

Quando lá no começo eu estava super interessada em programação, jogos, mangás e animes, o topo era cheio de códigos e coisas do tipo. Quando deixei a programação e os mangás um pouco de lado e me viciei loucamente no Nintendo DS (virou meio que marca registrada por um tempo XD), me coloquei no topo jogando. Em 2013 dei início ao meu projeto de graduação, fase mais louca da minha vida que perdurou até o início desse ano, e por todo esse tempo não havia muito espaço pras outras coisas, a não ser o projeto. Foi aí que fiz o topo anterior, com minha carinha preocupada.

Compilado de topos anteriores

Agora a situação é outra então acho que chegou a hora de mudar um pouco. Não tenho mais o PG e já estou praticamente formada, então parte da minha preocupação, nesse momento é sobre como organizar minha vida e minhas pretensões daqui pra frente. Por enquanto a situação está super remediada, pois estou trabalhando em um lugar ótimo e aprendendo muito, mas é necessário focar em metas pro futuro, e procurar organizar o pensamento pra isso me parece importantíssimo. :)

É isso, juntamente com um monte de novas ideias e desenhos, que anda se passando na minha Caixola ultimamente! Bom, como eu sei também que vocês adoram ver como as coisas foram feitas, vou deixar um pouco do processo. O resultado final vocês conferem lá em cima.

A coisa toda nasceu com aquele rascunho lá em cima...

... contei com a ajuda do computador pra melhorar a perspectiva...

... e um Mini Eu pra arrumar a bagunça lá na Caixola. :P
E aí, o que acharam da nova cara? :P

Canetas esferográficas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Já faz um tempo que não tenho andado mais com meu sketchbook. Reparei que ficava carregando peso a toa (meu caderno e o estojo deixam a mochila muito mais pesada) e não desenhava nada, porque nunca tinha momento propício pra isso. Só que não ter nada pra rabiscar me faz sentir como se eu tivesse deixado em casa algo muito importante, sabe? Num dia desses, durante a aula, me veio de repente uma solução pra esse problema: caneta esferográfica!

Isso era pra ser a minha anotação pra aula de design de tipos...

É um material barato, que está sempre à mão e com o qual se pode obter vários efeitos! Eu já tinha prática de fazer estudos com caneta em épocas de outros estágios, quando eu só tinha a caneta e um pedaço de papel pela minha frente, mas com o tempo fui deixando um pouco de lado em prol de outros materiais.

Então, pra não ficar andando sem material de desenho, tive a ideia de fazer outro sketchbook A6 (igual aquele do carnaval) com folhas de baixo custo (como as da Off Paper) pra carregar por aí e fazer estudos com caneta. Leve, simples e prático! E eu estava bem com essa ideia, esperando ter tempo pra executá-la, até aparecer a Débora e me encantar com os estudos que andou fazendo à caneta. Sim, fiquei com “invejinha”, e resolvi fazer meus estudos também!

Na segunda-feira, na hora de “estudar” (entendam, desenhar) catei o primeiro papel que tinha na minha mesa e a minha caneta BIC Ponta Fina e comecei a fazer uns desenhos de observação. O rato, fiz com o intuito de aprimorar minha compreensão da espécie pra um possível retorno do meu projeto pessoal, Rodentia. Quem sabe com o Inktober chegando e tal…


Depois, passei pra uma edificação, outra coisa que tenho muita dificuldade de desenhar.


Ontem, depois de assistir um episódio de Hora de Aventura, me deu na veneta de tentar reproduzir a imagem de abertura do desenho.


Depois, cacei lagartos na internet pra desenhar, uma tentativa de melhorar minha compreensão de lagartos em geral pra, quem sabe, dar mais vida ao rascunho que comecei na anotação da aula.


Hoje, já bastante empolgada, passei na papelaria e adquiri uma caneta Compactor Ponta Fina e uma Compactor Microline 0.4, essa última pra ajudar a preencher uns espaços pretos, coisa que a esferográfica demora muito pra fazer. Aí fiz outro desenho de lagarto. Ele era laranja, então tentei usar papel colorido pra simular a pele. Usei preto no desenho e sombreamento (canetas) e branco (lápis dermatográfico e caneta gel) pra dar outros tons no papel.


Agora mais no fim da tarde, dei uma olhadinha em armaduras medievais, e fiz esse desenho de um elmo com as canetas pretas, usando gel branco também pra destacar uns pontos de luz.


E esses são os estudos que fiz, super entusiasmada, nos últimos dias! Aí vocês podem estar se perguntando: “mas pra que diabos isso tudo, Joyce, com tanto material bacana que você tem...”. Bom, além da questão do peso, que já falei lá em cima, tem outro ponto que ainda não mencionei. Eu sou do tipo de pessoa que quando não está satisfeita com um desenho, desiste a ponto de apagar a folha toda. Isso não é legal.


Eu quero me forçar a pensar mais sobre minhas linhas, sobre onde colocar as coisas pra obter o efeito que eu desejo e representar o que pretendo. Por isso a esferográfica é ótima, porque é uma mídia que dá pra rascunhar leve e finalizar por cima. Outra coisa importante é saber representar mais com menos. Mais texturas, mais efeitos, tudo com um só material, ou com menos materiais. Acho que isso vai ser um ótimo desafio, e espero conseguir tirar um bom proveito desses estudos.

Uma coisa que eu não quero, de jeito nenhum, é pretender à um hiper realismo. Primeiro porque meu traço não é assim e quando faço desenhos de observação é porque são uma importante fonte para aumentar o repertório visual. Não quero ficar fazendo retratos fiéis de coisas e pessoas, nem trabalhar a caneta com uma técnica tão limpa que faz parecer até lápis. Já tem muita gente boa fazendo isso por aí. :)

Bom, é isso. Débora, desculpa por te copiar e obrigada por me inspirar!

Espero que tenham gostado, e eu espero continuar empolgada com meus estudos. Até a próxima!