MDC 3 - Maio

sábado, 31 de maio de 2014

Conforme anunciado no grupo do deviantART em 1º de maio, o tema do desafio desse mês foi Folclore Brasileiro. A tarefa foi desenvolver um estudo do mito/lenda desejado, de maneira livre. Digital, tradicional, pintura, escultura, desenho, rascunho, enfim… tudo tava valendo!

Pras pessoas que me conhecem, não deve ser novidade que tenho uma pequena (grande) admiração pelo universo das sereias, e essas pessoas podem ter suspeitado que isso se estenderia à minha escolha de personagem folclórico pra representar. Sendo assim, não deve ser novidade pra ninguém que optei por desenhar a Iara.

Graças ao fim do meu projeto de graduação, pela primeira vez pude desenvolver o MDC com calma, procurar referências e pensar que caminho tomar na representação. Meu primeiro passo foi, claro, procurar mais informações sobre a lenda. Eu sei que a Iara é uma sereia, mas e aí? É qualquer sereia? Se não, como é? Como essas coisas ficam lá atrás, com as lembranças do primário, fui pro Google caçar descrições e gostei muito do que li nesse site.

Por essa descrição, já dá pra separar algumas características legais pra se trabalhar, tentando fugir das representações genéricas que temos de sereias em prol de um personagem que realmente possa representar a lenda brasileira:

  1. Índia;
  2. guerreira;
  3. localizada no Amazonas;
  4. bela.

No que isso influencia no design do personagem? Em tudo! Nas referências que foram usadas como base e na solução final do desenho. A imagem a seguir resume um pouco o trabalho.

Imagens que usei como referência

Pesquisei algumas imagens de índias brasileiras para ver como são as características físicas. Tipos de cortes e caimento dos cabelos, formato dos olhos, boca, nariz e rosto. Depois procurei por imagens de índios guerreiros brasileiros, pra ter uma noção de que tipo de adereços e pintura usam. Por fim, já que a Iara é uma sereia do Amazonas, achei que faria sentido se sua metade peixe fosse de uma espécie local. Pesquisei então alguns tipos de peixes de água doce do norte do país e optei por dá-la uma cauda de peixe pintado (surubim). O estudo final ficou assim:

Minha Iara índia pintada. :)

Fiz o rascunho no meu sketchbook D.I.Y e queria muito ter passado o desenho pra uma folha A4 pra acabar, mas depois de tentar um tempo refazê-lo, acabei desistindo e finalizei em tinta no sketchbook mesmo. Apesar de pequenininho, a caneta 0.05 ajudou muito a finalizar sem muita sujeira. O gestual ficou um pouco bagunçado nos braços, mas gostei do resultado final mesmo assim. ^^”

Lamento pela qualidade da imagem, mas ainda estou impossibilitada de publicar imagens melhores. Por enquanto continuo só com a câmera do tablet…

Espero que tenham apreciado o desenvolvimento desse estudo, e deixo mais uma vez o convite para que se juntem ao MDC. Em breve o próximo desafio irá ao ar!

Possíveis problemas com imagens

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Oi, leitores do Caixola!

Estou passando hoje pra dar tipo um aviso. Caso não saibam, uso o site Photobucket pra hospedar as imagens do blog. Acontece que minha conta é gratuita e por isso só tenho 10gb mensais de limite de banda (limite pra transferir imagens). Até hoje nunca tinha recebido nenhuma notificação a respeito, mas recentemente vi que estou quase no limite.

Isso pode acarretar na não exibição das imagens por um tempo, até que o meu limite de banda seja restabelecido (de acordo com o site isso acontece mensalmente). Então, caso vocês acessem o Caixola e vejam algum recadinho "malcriado" do Photobucket no lugar onde deveriam estar as imagens, não se assustem, mais cedo ou mais tarde elas voltarão.

Estou estudando ainda a possibilidade de melhorar a minha conta pra premium, ou hospedar as imagens em outro lugar, mas nesse meio tempo, saibam que problemas podem acontecer.

Conto com a compreensão de todos.

Abraços e até breve!

MDC 2 - Abril

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dessa vez o tema escolhido para o desafio foi aves da fauna brasileira. Eu logo pensei: “ave? Sério mesmo?”. Mas não resmunguei da decisão, afinal o nome do grupo diz tudo desafio mensal de desenho! Não é desafio se a gente sempre faz o que gosta, não é mesmo? Então fiquei quieta! :P

Não foi fácil também desenhar esse mês. Primeiro por causa do meu trabalho, depois pela conclusão que decidi dar no meu projeto de graduação. O cansaço físico e psicológico era tanto, que eu só conseguia pensar em jogar videogame e dormir. Mas hoje é feriado, eu acordei tranquila e com vontade de desenhar, e como ainda é dia primeiro (acabamos de sair de abril) me permiti tentar fazer alguma coisa pro MDC.

Fiquei um tempo jogando Lego Harry Potter até decidir que ia mesmo desenhar e o que ia desenhar. Isso também não foi fácil de resolver, porque se já não gostei muito da ideia de desenhar aves, ainda tinha que pensar em uma do território nacional, e sinceramente não tenho nenhuma relação afetiva especial com as espécies… XD

Mas aí, depois de pensar um bocado cheguei no tucano. Não qualquer tucano, mas o tucano toco! Existem muitos tucanos lindos (descobri pesquisando no Google) mas o tucano toco tem alguma relação afetiva especial: memórias de infância. Lembro que meu pai tinha, quando eu era criança, um batique muito bonito estampado com tucanos tocos. Ficava em cima do sofá da sala preso em um pedaço de bambu (super chique!). Além disso o tucano está presente também nas lembranças que tenho de férias da casa da minha avó. Aí já não é uma lembrança tão da infância, mas da adolescência. Eu ia passar férias de julho na casa dela, e levava um binóculo pra ficar olhando pro mato atrás da horta da casa dela. Muitas aves voavam por lá na época, e eu conseguia reconhecer o tucano toco. ^^

Imagem do tucano toco que usei como referência.

Bom, depois de decidida a ave que ia estudar, optei por trabalhar digitalmente. Primeiro porque queria resolver o estudo mais rápido, segundo porque há muito tempo tenho o desejo de aprimorar minhas capacidades com pintura digital. Daí pluguei o tablet e fui desenvolvendo o estudo de observação que se deu em três etapas: rascunho base, pintura do tucano e pintura do fundo. Tudo isso também em somente três camadas!

Meu rascunho de base


Minha pintura final. Eu sei, nada a ver com a referência, mas fazer o que? xD

Foi difícil, mas consegui resolver tudo em aproximadamente uma hora. Usei só um pincel pra toda a pintura (redondo, com transfer ligado e dureza zero) e foi super legal tentar ficar buscando meios de representar a passagem de tons e as texturas que apareciam em algumas nuances da plumagem. Gostaria de ter tentado pensar em um personagem pra criar com essa ave, mas como assisti Rio 2 há poucas semanas, estou muito influenciada pelo Rafael, então deixei essa ideia pra lá! :P

Pra finalizar, gostaria de deixar novamente o link do grupo e um convite para que se juntem a nós nos estudos! O desafio é mensal justamente pra levar em consideração as necessidades das pessoas que trabalham e estudam (nós), então é super flexível! Clica aqui e vamo lá, galera!!!

E é isso! Espero que tenham gostado e até a próxima!