Fazer desenhos de produtos, itens inorgânicos, representação de coisas da vida real, já é um desafio muito grande pra mim, então só de ter sentado na cadeira pra pensar em como desenhar um carro foi quase um parto.
Como gosto de personagens e desenvolvimento visual pra animação, jogos, etc, decidi que não queria copiar um modelo de carro existente, então acabei puxando a coisa pro lado da criação. Primeiro fiz um estudo preliminar em nanquim, com a intenção de tentar organizar o pensamento sobre como criar um carro, usar perspectiva, etc. E assim nasceu meu primeiro carrinho no fim de semana passado.
Prismacolor Col-erase Blue e Nanquim (várias pontas diferentes) |
Nisso passou a semana, e fiquei pensando que eu poderia criar um carro pra um personagem, o que com certeza é uma tarefa difícil. Trabalha daqui, resolve coisa dali, a semana foi embora e só sobrou ontem e hoje. Pra piorar, passei o sábado de cama, com febre e cheia de dor.
Então como dispunha de pouco tempo, acabei optando por fazer o redesign de um carro pra algum personagem que já o tenha. Logo me veio à mente a Corrida Maluca, seus personagens e carros icônicos da minha infância! Embora a Penélope Charmosa nunca tenha sido meu personagem favorito no desenho, acabei criando um smart car de corrida. Acho smart cars bonitinhos, e se alguém na Corrida Maluca fosse dirigir um smart, com certeza seria a Penélope Charmosa! Daí pesquisei alguns modelos de smart car, fiz um estudo e achei melhor colorir pra poder ficar mais fácil de reconhecer.
Pra esse estudo acabei dispensando os pontos de fuga, o que foi obviamente um erro pra alguns aspectos da construção, mas foi bom por ter me libertado da parte rígida e me deixado mais a vontade pra trabalhar formas sinuosas. Outra coisa que percebi é que ele acabou ficando muito comprido, o que vai totalmente contra a ideia dos smart (eles são quadradinhos) e deixou o carro mais parecido com um esportivo comum.
O acabamento foi feito com nanquim, marcadores e caneta gel, pra agilizar o processo. A lista detalhada dos materiais fica a seguir:
- Grafite 2B 0.7mm;
- Nanquim 0.05, 0.2, 0.8
- Marcadores Magic Color (azul celeste, escarlate, melão, vermelho, pink, cool grey 2 e cool grey 3)
- Marcador Promarker Letraset (icy grey 01)
- Lápis dermatográfico branco
- Caneta gel branca
Embora tenha sido um exercício muito difícil , valeu a pena o esforço. Pelo menos não posso dizer que nunca fiz um carro, e deu pra brincar um pouco com a construção de elementos com perspectiva, o que sempre é uma adição valiosa na bagagem. No mais, foi super divertido, e vou ficar aguardando o próximo tema a ser trabalhado durante o mês de abril.
Se você aí, leitor do Caixola, gostou da ideia, e está afim de participar do MDC, é muito bem vindo! O link pra acesso ao grupo no deviantART é esse: MDC-Brasil. É só pedir pra entrar que a gente deixa! XD
E até a próxima!