Frozen - Uma aventura congelante

domingo, 12 de janeiro de 2014

Da esq. para a dir.: Sven, Kristoff, Olaf, Elsa, Anna e Hans. :)
Ah, 2014 chegou! E junto com ele algo que aguardei ansiosamente por um ano inteiro: Frozen - Uma aventura congelante, o novo filme de animação da Disney. Esse filme está provocando furor pelo mundo, e há quem diga por aí que é o maior sucesso da Disney desde O Rei Leão. Se é ou não, não sei dizer, porque não acho que a natureza dos dois filmes possa ser comparada diretamente (somente talvez em termos rentáveis para os estúdios Disney...), mas eu sei de uma coisa: Frozen é apaixonante!

Não é do meu feitio fazer revisões de filmes, porque não me considero uma pessoa de crítica pra isso (me empolgo muito fácil, me deslumbro mais fácil ainda...), mas não posso deixar passar esse momento de empolgação que estou vivendo desde que entrei na sala de cinema na última quarta (08/01).

Advirto aos mais esquentadinhos com relação a spoilers que tentei não entregar muitas informações cruciais da história, mas saibam que existem alguns fatos relatados aí. Então, só pra quem tá por fora do assunto entender do que vou falar, vou postar uma sinopse:


A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e Elsa decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.

Fonte: Adoro Cinema

Em primeiro lugar, o que me agradou muito nesse filme foi o foco, que desta vez não é tão grande em amor romântico, e sim em amor fraternal. Acho que isso de certa maneira fugiu da fórmula básica "principe + princesa = romance " que a Disney sempre apresenta, algo que certamente me agrada muito. Não é que não tenham formas diferentes e inusitadas de se tratar esse tema (como por exemplo em A Princesa e o Sapo), mas é uma coisa meio batida mesmo e fugir desse eixo sempre pode deixar tudo mais legal!

Quanto aos personagens, todos são muito legais, e na maior parte do tempo vigora aquele tom cômico bem característico da Disney. A princesa Anna é uma figura, e junto com o Kristoff, Svan e o boneco de neve Olaf, a comitiva principal da aventura do filme fica muito engraçada!


Quando falamos em filmes de animação da Disney, um dos pontos que sempre se espera é a presença de muitos musicais, e Frozen foi, na minha humilde opinião, fantástico nesse sentido. Olhando ambas as trilhas sonoras, Frozen parece ser quase tão musical quanto Pocahontas, que se apresenta uma obra prima musical, de acordo com algumas versões de capas do DVD original. ^^"

Infelizmente os cinemas só adquirem cópias dubladas de filmes de animação, o que é compreensível, pois são produtos voltados para o público infantil, mas o meu infelizmente vai pro fato de que 1) gosto muito de musicais da Disney, 2) gosto das músicas originais (não versões) e 3) tenho o costume de assistir tudo com áudio original. Então cada música que começava no filme eu ficava imaginando: Como seria essa música no original, como são as vozes das personagens? E me dava tristeza saber que mesmo que eu quisesse pagar o cinema de novo não tem cópia legendada pra assistir. :/

Apesar disso, achei que as músicas foram bem interpretadas (quando cheguei em casa fiz questão de ver cenas e arrumar a trilha sonora original pra ouvir) e não teve nenhuma bomba no elenco de dubladores (entendam: Luciano Huck dublando o Flynn Rider em Enrolados. Pra mim isso é o fim da picada). O único ator brasileiro que fiquei sabendo participou da dublagem dessa vez foi o comediante Fábio Porchat, e achei que a interpretação dele do boneco de neve foi muito legal. :)


Voltando às músicas, não posso deixar de dizer que o ponto alto do filme é o momento "Diva" protagonizado pela Princesa/Rainha Elsa, não só pelo que ele significa no contexto da história, mas também pela música em si, pela animação da personagem e pelo belo "video clipe" que a cena rende no fim das contas.


Acho que vale ainda dizer que talvez respirar o universo de Frozen tenha sido o pontapé que eu estava precisando pra me inspirar um pouco, já que saí do cinema com vontade de desenhar, criar e experimentar. Tanto é que fiz uns três rabiscos da Elsa nos últimos dias. Depois posto com calma. :)

O filme em si tem uma história redondinha, com bom encadeamento nos acontecimentos. Assisti só uma vez, mas não teve nenhum momento que eu pensei: caramba, isso não acaba mais? Pelo contrário, quando acabou eu gostaria que tivesse mais... Mas, apesar da história redondinha, acho que se a Disney tivesse uma boa cabeça dava pra fazer mais histórias dentro do universo. Eu mesma, que não sou uma pessoa de histórias, pensei em mais três possibilidades, mas não vou contar pois poderia vir a estragar a surpresa de quem ainda não assistiu. ^^"

Bom, só posso dizer que não aguento de ansiedade pelo lançamento do DVD, pra poder rever e dessa vez legendado! Também acho que gostaria de comprar o art book, pois a artista que criou alguns concepts das princesas Elsa e Anna é muito talentosa e tem um estilo muito fofo (deem uma olhada em Brittney Lee).

Por fim fica a indicação: assistam Frozen, se possível em 3D, porque vale a pena pelos efeitos.

Créditos das imagens: Frozen Website Official

Primeiro post de 2014

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Olá, queridos leitores do Caixola! Como foram as festas de fim de ano? Espero que todos tenham aproveitado bastante e estejam com os ânimos renovados pra encarar mais 12 meses de loucura! E olha, esse ano parece que promete...

Pra mim o ano começou meio esquisito. Em meio às minhas resoluções pra tentar uma mudança na vida, ainda tenho as coisas de 2013 me prendendo. Com a greve das Federais que aconteceu no ano de 2012, ainda estou fazendo o segundo semestre do ano de 2013, e isso significa que estarei ocupada com meu projeto de graduação até meados do mês de março. O pior de tudo foi que dezembro não foi um mês produtivo em nenhum aspecto. Não consegui fazer quase nada do meu projeto, nem desenhar nada, como disse no post anterior.

E não tem nada mais frustrante do que querer fazer algo e sentir que está sem condições de fazer. Mas, como diz meu irmão "o projeto não vai sair se eu não o fizer e o desenho não vai sair se eu não sentar pra desenhar." Então aproveitando as resoluções, estou forçando a barra com ambos, meu projeto e os desenhos. Mais com o projeto, menos com os desenhos.

De qualquer forma, tentando quebrar o bloqueio que me pegou no fim do ano passado, retomei os estudos. Ainda super empolgada com marcadores, resolvi aproveitá-los bastante, porque percebi que alguns estão secando.

Aproveito o gancho pra abrir aqui um parênteses: pessoal, as vezes quando a gente compra uma coisa muito legal e que queria muito, tende a ficar poupando pra não acabar logo, não é? Só eu sou assim, ou mais gente? Enfim... não façam isso com os marcadores. Acho que é melhor gastar tudo mas vê-los acabar em arte, do que vê-los acabar secos e guardadinhos... Desde que percebi isso que tô torrando tudo sem dó! XD Fecha parênteses.

Tentando me inspirar, fiz esses desenhos do Milo Thatch (Atlantis: O reino perdido, Disney, 2001). O da esquerda foi tentando uma cópia da capa do DVD (um dos presentes de aniversário que ganhei :3), o da direita foi minha tentativa de desenhar reproduzindo algumas das características do traço do filme. Gosto muito desse filme, e acho uma super injustiça ele ser pouco reconhecido, afinal ele é uma boa fuga da fórmula de princesas da Disney!

Atlantis foi um marco pra mim: um dos meus primeiros jogos de Playstation! :P

Depois, usei o resto da folha e viajei num desenho da minha princesa Disney favorita. Comecei isso sem saber muito bem onde iria parar, e gostei bastante do resultado!

De novo A Pequena Sereia... e olha que nem assisti isso recentemente! XD

Depois desses dois aí não fiz mais nada, então ainda estou meio bloqueada. Como preciso dar um tempo nos jogos agora, senão não me formo nunca, tenho tentado dedicar algum tempo livre pra me inspirar assistindo coisas: assisti Atlantis, O Hobbit (outro presente de aniversário <3), O Homem de Aço e até andei passando o olho em animação japonesa, depois de anos!!! Hehehe!

Aos poucos vou chegando de novo no ponto que estava!

Bom, por hoje é só! As imagens não são das melhores pois foram as fotos do tablet que publiquei no Instagram (sigam-me os bons!), mas dá pra ter uma ideia. :)

Até a próxima, pessoal!