Bloqueio de fim de ano e mais

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Na última sexta-feira as federais entraram oficialmente em recesso, mas isso infelizmente não afeta absolutamente em nada a minha vida. Desde o início desse mês que me sinto estressada e não consigo produzir absolutamente nada, nem pros meus estudos de desenho, muito menos pro meu projeto de graduação. O negócio tá tão ruim que tenho me sentido muito aborrecida, porque senti que me afastei de tudo que eu estava apreciando ao ponto que nem emails ando respondendo direito.

O que resolvi fazer então foi assumir de vez o problema e dar um tempo pra ver se recobro as energias. Estou procurando ver filmes, passar mais tempo com minha família, jogar mais videogames… até instalei de novo no meu computador Batman: Arkham Asylum, um jogo que eu estava esperando comprar placa de vídeo pra jogar, mas a vontade de dar replay nele foi tanta que não aguentei esperar! Hehehe.

De qualquer modo, estamos aí às vésperas das festas de fim de ano e, muito embora meu ano tenha sido tenebroso em alguns aspectos da minha vida de estudante e profissional, considero que foi um ano muito produtivo artisticamente, o que contribui (ou pode vir a contribuir) em muito com a minha vida profissional a médio e longo prazo.

Daí que eu preparei de novo aquele mini template com o que foi produzido ao longo do ano, e deixo pra vocês com um pequeno resumo da ópera:


No início desse ano, motivada pela disciplina de desenho da figura humana que fiz, comecei a experimentar mais com mídias tradicionais, e isso foi a porta de entrada para um ano muito mais tradicional do que digital pela primeira vez em muito tempo!

Janeiro - Vega: estava experimentando grafites e tinta de caneta (não necessariamente nanquim).
Fevereiro - Chris Redfield: primeira experiência de pintura com meus próprios marcadores da Magic Color (já tinha experimentado marcadores antes na casa do meu amigo Bis).
Março - Fei Long: ainda estava bastante empolgada com acabamento e lineart digital, e fiz esse desenho durante um episódio dos JoGees.
Abril - Pocahontas: peguei o DVD emprestado com meu amigo Bis e fiquei apaixonada por mais um filme da Disney. Esse rascunho foi inspirado pela música “Can you paint with all the colors of the wind?”. Baixei a trilha sonora e ouvi tanto de lá pra cá que acho que já decorei quase todas! XD
Maio - Wilson: nessa época estava procurando um jogo para ser objeto do meu projeto de graduação, e comecei a jogar Don’t Starve pois ia utilizá-lo nos testes com as pessoas. Acabei me viciando no jogo.
Junho - Olaf: tentando ir para um lado mais cartum e explorando a criação de personagens com formas, o Olaf apareceu.
Julho - Caneca: meu irmão me “contratou” para fazer uma ilustração personalizada para dar de presente em uma caneca para sua professora.
Agosto - Vegeta: fiz a pior compra de materiais do ano (pelo menos eu considero). Marcadores a base de água nunca mais.
Setembro - Úrsula: assisti (de novo) A Pequena Sereia, e pra inaugurar a recém comprada Wacom Intuos 3, fiz esse estudo.
Outubro - Inktober/Rodentia: desempregada e com tempo de sobra, me dediquei bastante pra produção diária de desenhos com tinta para o evento Inktober, de onde surgiu o projeto Rodentia.
Novembro - Mãe e Bebê: retomando as tentativas de desenhar em estilo cartum e tentando voltar um pouco pro digital.
Dezembro - Scooby-Doo: o mesmo de cima! :D

Esse ano eu prometi uma série de mudanças pro Caixola, que ainda não aconteceram, mas que não foram abandonadas por completo ainda. Estou esperando estar menos “amarrada” (e enquanto eu estiver fazendo projeto de graduação vou me sentir “amarrada”) pra poder fazer tudo com calma. Mas uma coisa nova eu fiz, que não estava nos planos antes. O Caixola agora tem um e-mail de contato, quem quiser/precisar, pode mandar e-mail, ao invés de só deixar comentário. O endereço de contato é: contatocaixola@gmail.com.

Então, caros leitores, com esse post dou por encerrado o ano produtivo do Caixola. Qualquer coisa que apareça daqui até o dia 31 de janeiro será postagem extraordinária!

Gostaria de encerrar esse post com agradecimentos: a todos os mais antigos seguidores, que continuam me acompanhando com entusiasmo; e aos novos seguidores, que demonstraram disposição em ler todas as besteiras que escrevo! Muito obrigada, pessoal!

Que todos tenham um ótimo fim de ano, e que 2014 possa ser um ano brilhante para todos!

Abraços!

Mistério S.A reimaginada

sábado, 14 de dezembro de 2013

Hoje vou contar um pouco das minhas recentes tentativas de diversificar habilidades em ilustração. Já faz algum tempo que tenho buscado referências em traços cartuns e típicos de animações, e há algumas semanas encontrei um artista que me inspirou bastante através de uma série de vídeos nos quais ele cria personagens a partir de formas.

O artista em questão se chama Luigi Lucarelli e o conheci graças à iniciativa de publicação de um livro chamado Masters of Anatomy, que está reunindo vários artistas para discutir anatomia humana em diversos estilos, do realismo ao cartum, passando inclusive pela fotografia. :D


Vídeos do artista Luigi Lucarelli que usei como referência.

Daí fui tentar rabiscar tentando sair um pouco da minha zona de conforto, e o resultado foi um estudo do qual gostei muito.

Primeiro desenho feito. Estou chamando de Mamãe e Bebê, por razões óbvias. XD

Mas aí depois que fiz esse desenho fiquei um pouco bloqueada pra criação e nesse caso não há nada melhor do que praticar tentando fazer um fanart ou um exercício de releitura de personagens. Escolhi a turma da Mistério S.A do Scooby-doo, pois na ocasião em que fiz esses desenhos estava assistindo quase todos os dias o desenho. ^^"


Comecei com o Salsicha...

... passei pra Daphne...

... depois foi a vez do Fred...

... por fim a Velma.

E a galera alinhada, como um comparativo de alturas, proporções e formas.
Preciso exercitar mais essa coisa! ^^

Ficou faltando o Scooby, mas sinceramente, me deu um pouco de preguiça de tentar desenhar um cachorro. Se eu quiser encarar esse desafio, cairei no mesmo processo dos ratos, e vai dar um trabalho que no momento não estou tão disposta a fazer. :P

Uma hora quem sabe, né?

Por hoje é isso. Até a próxima!

Estelar

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Oi pessoal! Mais de dez dias sem postar nada, então é hora de fazer alguma atualização pra que vocês não achem que estou morta, hehe!

Lembram desse desenho dos Jovens Titãs que fiz há um tempo atrás?



Pois é, um deles foi retrabalhado, e quem está de olho no meu Instagram já pôde ver os resultados fotografados. Mas hoje vou fazer upload das outras versões digitalizadas, espero que gostem! :)


Fiz essa versão colorida com lápis de cor da Faber-Castell, com o objetivo de estrear uma caixa de 48 cores que ganhei de presente do meu amigo, Bis! <3


Esse segundo fiz como submissão para um dos dias do Inktober. Trabalhei o desenho com nanquim escolar Acrilex, aplicado com pincel Condor 409, tamanho 00 da linha Toray. Os respingos fiz com aguadas do mesmo nanquim, mas com um pincel Condor 411 também da linha Toray. O tamanho não sei, porque está bem apagado... ^^"

Não tenho muita prática no manuseio de tinta e pincel, mas sempre gosto da experiência, mesmo que não fique um primor! :P

Por fim, Joyce postando pouco, significa Joyce com pouco tempo disponível e/ou produzindo pouco, então até a próxima, não posso dizer exatamente quando!