Tirando o pó

quarta-feira, 1 de maio de 2013


Oi, pessoal. Faz tempo que o Caixola tá precisando de uma limpezinha, né? Tem tanto pó por aí que daqui a pouco minha alergia ataca. :P

Pra variar vou mencionar as dificuldades de conciliar as atividades sérias com as atividades “não-sérias”, mas teoricamente estamos finalmente de férias na faculdade então é o momento de dar atenção às coisas "não-sérias". Fui aprovada no anteprojeto de graduação (Êeeeeee!), mas tem muita coisa pra repensar ainda antes de por definitivamente o bloco na estrada. De qualquer forma, estou me dando um tempo de presente. O semestre foi extremamente estressante e acho que mereço.

Durante os últimos meses, no tempo livre que me dediquei às experimentações, fiz uma ilustração nova pro topo do Caixola, algo que tinha a ver com meu humor na ocasião, só que demorei pra mudar. Não importa, porque o humor continua o mesmo e vai ser assim até eu dar um jeito em algumas coisas da vida que não me deixam descansar de noite do jeito que eu gostaria. ^^”

Pra comemorar a limpeza, vou mostrar um pouco do processo da ilustração nova, que tal?

Comecei esboçando algumas ideias, tentando algo mais gestual e expressivo. Não consegui me satisfazer com as outras ideias, então fui pelo tradicional.

Rabisqueira

Escolhida a pose, tentei refinar algumas coisas que pareciam estranhas. Mudei principalmente a visão do pé direito. Fiz a lineart como de costume.

A pose escolhida. Rascunho Vs. Lineart

Na hora de pintar é que o bicho pegou. Eu baixei uns brushes novos e quis experimentar, só que eu não esperava chegar à conclusão no final de que a lineart e a pintura pareciam não combinar... foi aí então que decidi experimentar um outro estilo de lineart, algo que fizesse parecer lápis ou giz de cera.

Detalhe da pintura com o lineart tradicional

Detalhe da pintura com o lineart novo

Quando mostrei imagem só das cores pra um amigo, ele disse que parecia quase 3D a pintura! Isso me deixou bastante contente. Sinal de que o esforço por um resultado novo valeu a pena, mas preferi manter a lineart mesmo porque dá muito trabalho fazer algo mais tridimensional e ia precisar retrabalhar muito o contraste e áreas escuras (entendam: deu preguiça). Hehehe! No final ficou assim:

Prontinho!

O topo novo vocês já podem conferir aí em cima como ficou. Fiz um recorte na imagem pra poder usar ela maior e aparecer mais detalhes da pintura.

Pra quem ficou curioso sobre os brushes utilizados, vou compartilhar os recursos com vocês:


Ah, esse post além de tirar a poeira marca a postagem de #101 do Caixola! Êeeeee! Preciso voltar a tomar conta daqui melhor, mas sinceramente, tem sido difícil com a minha atenção tão desviada dos assuntos que o blog trata... :/

Também percebi que nesse meio tempo tenho novos seguidores! Sejam bem vindos e obrigada por se inscreverem. Vou me esforçar pra poder compensar vocês postando mais coisas. Aos antigos seguidores, obrigada por continuarem por aí. Vocês são poucos, mas são fiéis. :P

Por hoje é o que tem. Espero que tenham gostado e a gente se vê em breve!

6 comentários:

  1. Põe estressante nesse semestre que se passou! Também estou me dando tempo de presente, pena que ainda existem coisas que não posso ignorar como gostaria de fazer.

    Poxa, eu achei bem boa a lineart tradicional também, viu... Na ocasião que me mostrou (babem, seguidores, eu vi primeiro) só foi apresentada a versão com o lineart "giz de cera".

    Ironia do destino ou não, minha alergia atacou! XD Hahahahhaha

    Ficou muito legal sua nova cara de blog. Espero os próximos posts! o/

    Bjo, galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nanika! :D

      É, eu também não posso ignorar tudo, mas as vezes é necessário pra gente recobrar as forças. ^^'

      Eu não desgosto da lineart tradicional também não, mas a primeira vista a impressão que me deu é de que o acabamento destoava e acabei ficando com isso na cabeça.

      Excluir
  2. Quee bommm que saiu um post!!! Não deixei de checar se haviam postagens novas!! Adoreii o topo e aguardo coisas novas quando possível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Débora!
      Continue por aí que logo aparece mais coisa! :D

      Excluir
  3. Ficou bem legal o desenho, gostei do lineart novo, e vou dar uma conferida nos brushes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cris. Vale a pena conferir sim, principalmente se você pretende desenvolver mais essa característica de pintura nos seus desenhos. :)

      Excluir