Experiências digitais

sábado, 31 de janeiro de 2015

Lá no trabalho, entre um punhado de ilustrações e outro, as vezes tenho um intervalo. Um período que eu gosto de chamar de “cooldown”. Durante esse período me é permitido estudar coisas de desenho, técnicas, ver tutoriais, pesquisar por referências e fazer experiências por conta própria.

Durante o cooldown desse mês descobri um artista chamado Fabien Mense e me debrucei um pouco sobre seu estilo e processo artístico. Vi várias imagens, vídeos de time lapse e depois tentei reproduzir alguns dos seus elementos nos meus desenhos, tanto em traço quanto em cor. O traço dele me encantou muito, mas também gostei bastante do modo como colore os desenhos, um tipo de aquarela digital em alguns trabalhos, e o cell shading em outros.


Esse vídeo mostra ele finalizando uma página de quadrinhos, com aquarela digital. Fica muito lindo! :D


Esse outro já pega pro lado do cell shading. Dá uma olhada lá no final (5:30), quando ele vai jogando rosa e roxo no desenho, fica simplesmente, demais!

Então fiquei observando os processos e reparando as similaridades entre o que ele faz e aquele processo de cell shading que eu descrevi aqui há uns anos atrás. Mas o pulo do gato dele parece estar no sombreado com cor ao invés de usar preto em baixa opacidade. Resolvi experimentar algo parecido em uns personagens que fiz lá no trabalho e achei o resultado bem legal, porque fica com uma tonalidade mais uniforme, mais viva e coradinha, eu acho. Aqui estão eles:




Fazer o sombreamento desses personagens foi assim: Uma camada de cores flats (chapadas), depois uma camada acima, em modo Multiply e 50% de opacidade nessa cor rosa/roxo onde são as sombras básicas. Depois outra camada de mesma configuração, mas preenchida em lugares pontuais para dar mais volume.


E só pra ilustrar a diferença fiz um comparativo com o sombreado usando preto e as mesmas configurações de camada do outro sombreado com rosa/roxo. Fica bom também, mas parece mais opaco, sei lá… hehehe.


Por fim, fica aí a imagem dos três juntos em melhor resolução.


Fiquei contente com as novas descobertas (de técnica e do artista) e muito inspirada também! Quem não conhece ainda o trabalho dele recomendo fortemente acessar o Tumblr e dar uma boa olhada, porque é muito, muito legal mesmo! :) O canal do YouTube é parada obrigatória pra quem curte essa coisa de ver processo em time lapse!

Abraço e até a próxima!

8 comentários:

  1. Que bom esses cooldowns no trabalho heim! Lá no trabalho costumo aproveitar os minutos que sobram da hora do almoço, porque chego tão morta em casa, que as únicas vontades que batem é de tomar banho e dormir. =P

    Essa técnica pra sombrear com uma cor é bem interessante. Dá pra trabalhar conforme o clima que se deseja transmitir no desenho. Se o cara tá sendo iluminado por uma tocha, por exemplo, dá pra trabalhar com um sombreado mais sépia; se for a luz da lua, pode ser uma coisa mais azulada... Sei que esse lilás trouxe um "quê" místico pros personagens que vc desenho.

    Bacana seus estudos! Valeu por compartilhar!
    Espero por mais posts em 2015, heim.
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é, Nanika. Compartilho desse sentimento. Você tem a carga horária maior do que a minha ainda por cima... mas tem uma pequena vantagem pelo trabalho ser mais próximo de casa. De qualquer forma, essa é a vida de quem trabalha em tempo integral, né? ^^"

      Além de achar que os personagens ficam com uma aparência mais sadia com o tom de rosa, pensei também nessa possibilidade de adaptar conforme o clima que se pretende dar ao trabalho.

      Com certeza deve valer a pena as experiências nessa linha! :) O negócio é descobrir que cor fica interessante quando mesclada em multiply com as demais que você já colocou em flat. Isso deve ser um pouco treta.

      Eu tô tentando, Nanika... juro que tô... mas você sabe como é... ><" Cansaço, sobrinho, etc, etc...

      Beijão!

      Excluir
  2. Olaaaaaaaa, coff coff (tirando o pó da ausência rs) passei aqui muitooo rapidinho para agradecer essa dica!!! Testei aqui e ficou tudo muitoo mais suave e lindo!! Dividi a novidade com a colega de trabalho que amou demais também! Adorei a suavidade dos seus personagens <3
    Ahhh e a comparação entre as sombras (roxa e preta) são incríveis, a diferença é gritante!

    Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora, obrigada pelo comentário.
      Incrível o quanto a gente aprende observando outros artistas, né? Eu fiquei super contente com esse resultado também e por ter descoberto um jeito novo de fazer cell shading. :)

      Excluir
  3. Esses estudos ficaram realmente bons, da para ver bem as diferenças entre os desenhos, da uma suavidade bem legal, esse artista a qual você citou tem excelentes trabalhos, gostei bastante da finalização ao estilo aquarela, da pra ganhar um bom tempo analisando as imagens dele, e fazendo teste em nossas próprias técnicas.

    Bom poste este, algo que acrescenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Fico contente em contribuir. Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Nossa Joyce, esses estudos ficaram perfeitos e a postagem nem se fala. Vou tentar fazer mais pintura digital em 2015 é um desafio pessoal e se me permitir, quero copiar esse estilo em alguns desenhos. kkk Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a vontade, viu, pois o mérito não é nada meu, mas sim do artista Fabien Mense, hehehe! Dar uma olhada no trabalho dele me inspirou muito, e pude aprender a técnica a partir daí.

      Eu acho que você deve, sim, experimentar mais digital, porque é um universo todo novo e permite fazer coisas muito bacanas. Vai ser super divertido com a bagagem de tradicional que você já tem também.

      Valeu pelo comentário!

      Excluir