Experiências Digitais pt.2

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Dessa vez não tem processo, não tem passo a passo, nem nada. A exemplo do que fiz no ano passado com aquelas pinturas digitais de tubarões, pintei esse personagem todo em uma única layer, sem rascunho prévio, começando com uma forma oval básica e inserindo novos elementos nela.

Mergulhador cartoon. Não, não é o Finn de Hora de Aventura, hehehe!
Detalhe. Não tem como ficar maior do que isso, porque apesar de ser 300 dpi, o desenho é pequeno em centímetros. ^^"
A inspiração pra execução desse estudo veio do Ctrl+Paint.com, um site criado pelo artista Matt Kohr para o ensino de pintura digital que tenho visitado esporadicamente desde o ano passado. Além de video tutoriais sobre técnicas de pintura no Photoshop, ele aborda fundamentos básicos do desenho, como composição, perspectiva, uso de referências, até ergonomia e questões relativas ao hábito de desenhar! O melhor de tudo: 0800. Isso aí, a tutoria é toda gratuita!

Com vocês, o Ctrl+Paint.com!

Existe uma lojinha no site com alguns tutoriais mais aprofundados também, com o custo de 10 dólares por curso. Nunca comprei nenhum, então não posso assegurar que o conteúdo é bom. Mas tirando por base os vídeos de tutoria gratuitos, diria que devem valer a pena, principalmente como forma de incentivo ao artista para que possa continuar publicando conteúdo. :)

Agora vem a parte chata... tá tudo em inglês. Texto e narração. Mas pensem pelo lado bom: é uma ótima oportunidade pra aprimorar o listening! :P

Então é isso aí! Preparem seus Photoshops, suas mesas digitalizadoras, abram o Google Translate e divirtam-se! Bons estudos e mãos à obra!

4 comentários:

  1. Olá Joyce, gostei pacas desta dica, ainda uso muito pouco o photoshop, mas sei que é uma ferramenta e tanto para trabalhos de ilustração quando se sabe utiliza-lo, eu uso mais o corel, para ilustrar porque trabalhar com silk requer artes vetorizadas que dê para fazer as separações de cores.

    Mas o site já esta salvo nos favoritos e já vai ser muito útil para futuros estudos.

    Ah e a ilustração ficou muito boa, adorei a composição e as cores.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dali! Que bom que gostou das dicas! Fico feliz quando consigo acrescentar em algo pras pessoas com os posts do Caixola.

      Nas versões mais recentes do Photoshop também é possível criar vetores, sabia? A ferramenta de bézier (Pen Tool) dele cria "falsos vetores" que podem ser facilmente exportados depois pro Illustrator. Só não sei como funcionaria no Corel, porque não costumo utilizá-lo.

      Aquele site é bacana porque vai um pouco além da técnica de pintura, e aborda também questões básicas de desenho, então mesmo que o Photoshop não seja sua ferramenta primária, de repente tem algo lá que sirva, né? :)

      Abração e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Bom dia Joyce.

    Gostei muito do seu desenho, adorei o tratamento dos detalhes. Sempre acho que tem que ficar fazendo tudo nos zoom máximo, tratando os traços a nível de pixel e não é bem assim. Estou vendo que tenho muito à aprender.

    A indicação de referência também, muito boa. Já estou assistindo aos vídeos. No do pneu, ele cria um "vetor" no Photoshop e pinta por dentro, achava que isso era roubo, que tinha que fazer os traços, fazer o lineart, pintar e dar o acabamento. To vendo que não sei nada de pintura digital mesmo.

    Parabéns pelo post, ficou ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mateus!

      O que a gente aprende trabalhando no digital e que não existe trapaça. Pra mim, trapacear no digital é pegar uma arma, por exemplo, cobrir por cima e falar que o desenho é seu.

      Agora, você tem um zilhão de ferramentas à sua mercê, a possibilidade de trabalhar com layers, overlays, recorte... por que não utilizá-los? Antigamente, quando se acabava um desenho tradicionalmente e o cara errava, ele recortava um pedaço de papel, colava em cima e acabava de novo. Ou cobria o erro com branco. Isso também era roubo? Não, né? Entendeu onde eu tô querendo chegar? :)

      Eu acho que tudo é válido na mídia que a gente tá trabalhando.

      Sobre pintar com zoom e detalhes, isso vai de cada um também. Nesse desenho eu acabei abusando do zoom, porque ele nem é tão grande (vide a imagem de detalhe que é o tamanho real dele em pixels) só assim mesmo pra conseguir detalhar algumas áreas.

      Que bom que tenha gostado da referência, fico contente em ajudar! E obrigada pelo comentário.

      Abraços!

      Excluir