Bye bye, 2014!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Enfim, estamos novamente às vésperas do fim do ano. É hora de fazer aquele balanço dos acontecimentos, do quanto aprendemos e crescemos ao longo dos últimos meses. Eu já vinha fazendo isso desde um certo ponto em novembro, na verdade, mas como gosto de postar aquele resumo artístico, esperei dezembro chegar pra não deixar faltando nenhum mês.

Caramba, quanta coisa aconteceu nesse ano! No fim do ano passado minha situação era bastante deprimente e continuou nesse ritmo no início desse ano, quando arrumei trabalho em uma empresa que era longe de tudo: da minha casa e das minhas pretensões profissionais.

Aos poucos oportunidades foram surgindo e as coisas mais inimagináveis aconteceram. Saí do emprego pra ser estagiária de ilustração na Ufes, trabalhando profissionalmente com desenho pela primeira vez na vida. Foi muito bom e sou imensamente grata às pessoas que me deram esta oportunidade.

De lá pude sair, finalmente como bacharela em design (sim, formada agora, nove meses depois de apresentar meu trabalho de conclusão de curso), para trabalhar como artista 2D em uma empresa de jogos. Tudo aconteceu em menos de dez dias e foi como um furacão! Mas lá estou agora, curtindo meu trabalho pra valer!

A maior reclamação que tenho nesse momento é chegar a conclusão de que não consigo me organizar pra produzir pra mim, nem pra postar no Caixola. O resultado vocês tem visto: ano passado tinhamos duas postagens por semana, e essa marca caiu drasticamente pra quase uma por mês no ano de 2014, passando por meses de apagão total. Isso me deixa profundamente chateada, porque o Caixola é um dos meus projetos e vê-lo abandonado assim me faz sentir mal comigo mesma e pelas pessoas que me seguem.

Bom, mudando um pouco o foco pra falar sobre produção, é claro que esses acontecimentos influenciaram, tanto os períodos de baixa quanto os de alta. Na virada de 2013 pra 2014 eu estava muito bloqueada e tanto janeiro quanto fevereiro foram meses de pouquíssima produção. Esse quadro só mudou quando inventei de fazer um sketchbook novo em formato A6 durante o carnaval. Dali em diante parece que a coisa voltou a funcionar e fui mais produtiva e interessada.

Passei o ano praticamente todo mais no tradicional do que no digital, retomando o Photoshop só lá pra julho, às vésperas de começar o estágio de ilustração! De lá pra cá misturei um pouco do digital e do tradicional, me apaixonei por caligrafia (embora não saiba nada!), viciei em desenhar com caneta esferográfica e retomei o projeto de Rodentia durante o Inktober, que, diga-se de passagem, foi irado de novo! Depois disso a produção voltou a ser tímida, com a mudança do meu regime de trabalho de 20h para 40h semanais, mas tiveram alguns desenhos legais. Então, depois de tanta falação, deixo vocês com o resumo artístico do ano :)

O único meio que encontrei de compartilhar em tamanho real 
foi pela conta do deviantART. Lamento por isso :/

A maioria dessas coisas deve ter sido postada em algum momento no Instagram, ou no meu portfólio no Behance, no deviantART ou aqui mesmo. Se quiserem ver em melhor resolução é só dar uma sapeada por aí. :)

Foi difícil fazer uma seleção esse ano, porque tiveram muitas coisas que gostei muito, sem falar nas coisas do estágio e do meu atual trabalho que ainda não posso mostrar.

Promessas? A mesma dos últimos anos: continuar tentando ser melhor e encarar novas aventuras! E com certeza conto com a companhia de vocês pra poder compartilhar essas descobertas e conquistas!

Obrigada por tudo neste ano e até 2015!

Feliz Ano Novo!

4 comentários:

  1. Olá, Joyce!
    Há bastante tempo quero postar um comentário por aqui. Comecei a acompanhar seu blog através do blog da Nane, na mesma época em que descobri os blogs da Silvia e da Débora, separadamente. E acabei testemunhando quando vocês começaram a interagir e a trocar ideias. Acho muito bacana os trabalhos de vocês e o desprendimento em dividir suas descobertas!
    Fico feliz por saber que as coisas agora estão fluindo bem para você, pois embora não a conheça pessoalmente me senti solidária quando percebi que estava passando por um período difícil. Basta dizer que me lembrou um pouco os problemas que eu mesma passei há um tempo atrás. Torço para que brevemente apareça uma carinha alegre no seu banner aí em cima!
    Bom, estou me estendendo e só queria desejar um ótimo 2015 para você, bastante produtivo e criativo. Que surjam muitas ideias e projetos bacanas na sua Caixola!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!

      Que bom que se decidiu por postar, seja muito bem vinda e obrigada pelo carinho! Meu caso, não é muito diferente do de muita gente, né? Acho que boa parte de nós compramos o "sonho americano" e quando encontramos a realidade é um choque na nossa expectativa infantil.

      Hoje olho pra trás e sou grata por tudo que pude aprender, mesmo nos perrengues. E olho pra frente na esperança de não precisar voltar pra mesma situação, hehehe. Então só posso dizer, amém pra tudo que você desejou, e que 2015 seja um ano maravilhoso pra todos nós!

      Obrigada por acompanhar nosso trabalho e se fazer presente.

      Forte abraço!

      Excluir
  2. Suco, Feliz Ano Novo!!!
    Ler suas retrospectivas me emociona muito, pois acabo me colocando no seu lugar várias vezes pra tentar ajudar (que costuma ser pouco em relação ao que gostaria). Às vezes é difícil né, mas o mais importante é reconhecer o aprendizado e a evolução.

    2014 foi um ano de grandes mudanças e o começo de 2015 promete ser ainda um período de adaptação. Meu desejo é que tudo de melhor aconteça neste ano e que sua carreira de ilustradora continue alavancando!! ...Só não me troca pela Disney, tá? (T^T)

    Cara... seus desenhos de 2014 foram TOP!
    Mal posso esperar pros de 2015.
    Beijos! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanikinha! Feliz Ano Novo!

      Obrigada por sempre estar por perto nos momentos de perrengue, por me dar força pra fazer as escolhas mais malucas, me inspirar e incentivar a continuar produzindo.

      No dia que eu for pra Disney (*ahem* nunca... XD) eu vou tentar te levar junto!

      Valeuzão e vambora que 2015 nos espera! \o/

      Beijo! <3

      Excluir