Supergirl - Cores

terça-feira, 21 de maio de 2013

Se lembram da Supergirl que deu as caras aqui semana passada? Pois é, ela voltou, e agora colorida. Fiz isso naquele dia mesmo, mas como experimentei uma técnica nova e gostei do resultado, resolvi esperar pra poder mostrar escaneada ao invés de fotografada.


Bom, daí alguns podem estar pensando: “mas que raios de técnica nova foi essa? Parece tudo a mesma coisa de sempre”. Sim, pode até parecer, mas na verdade não é. Conversando esses dias com meu amigo Bis, discutíamos sobre técnicas de sombreamento, e ele veio me dizer que é muito comum utilizar cores complementares pra criar as sombras no desenho. “Cor complementar?” Isso! Pode parecer complicado de primeira, mas de fato não é. Só precisamos dar uma rápida olhadinha na roda cromática.

Não vou falar muito sobre a teoria, mas podem
ler esse blog e o Cappuccino pra saber um pouco mais. :)

Sendo bem rápida, cores complementares são cores opostas entre si no disco cromático. Como nenhuma sombra é definitivamente preta, a combinação das cores complementares geram sombras com aspectos mais naturais e faz com que a pintura do desenho não tenha tantas “ilhas” de cores (porções de cores isoladas que não interagem entre si). Deixo mais algumas imagens de detalhes da pintura para terem uma ideia melhor do procedimento.

Detalhe do busto: aqui usei roxo sobre amarelo


Usei verde bem escuro pra sombrear as áreas vermelhas.
Pra evitar as tais "ilhas", passei um tom de verde bem
claro nas sombras do colã também.

Como o verde foi uma cor predominante na composição de sombras do desenho (com exceção do cabelo, mas amarelo é uma cor análoga ao verde claro) usei ele também no fundo pra amarrar a composição. Ficou faltando criar uns highlights com a caneta gel, mas esqueci. :P

No fim das gostei da experiência e vou tentar praticar mais vezes pra ver se consigo aprimorar.

Até a próxima!


8 comentários:

  1. Vou experimentar essa técnica aí.

    Sabe quando a gente fala que um tomate é de todas as cores menos vermelho (física rules)? No círculo cromático a coisa funciona meio parecido, eu acho. A cor roxa, por exemplo é formada pela mistura de todas as cores primárias, menos o amarelo... e por aí se segue o disco.

    Esqueci o motivo de estar falando disso... XD
    Volto aqui depois, se eu lembrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, lembrei!

      É que sombra é "ausência de luz", né? Então é interessante brincar que a sombra de uma cor é a cor que falta em sua composição. =)

      Fim.

      Excluir
    2. Sim, Nanika. Acho que a teoria é bem por aí mesmo. ^^
      Fica legal o efeito. No fim das contas, acaba gerando um cinza, que poderia ser um tom de sombra se estivéssemos trabalhando no digital, por exemplo. :)

      Quando testar não se esqueça de me mostrar. Haheah

      Excluir
  2. Vou deixar aqui dois links úteis para a compreensão da proposta da Joyce de usar cores complementares pra fazer sombra.

    Impressionismo

    Lei docontraste simultâneo das cores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, Nanika! Obrigada por compartilhar!

      Uma pergunta off topics: você tá usando html pra formatar o comentário? xD

      Bjs

      Excluir
    2. Legal! Não fazia ideia de que isso era possível. Valeu a dica!

      Excluir