Um pouco sobre Fanart

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ultimamente parece que os astros se alinharam em uma união perfeita contra mim. Eu, que vinha estudando todo dia, me sentindo produtiva e com a sensação de quem estava caminhando bem, fiquei super mal de umas semanas pra cá. Em parte por culpa de alguns problemas pessoais, mas isso acaba afetando a produção diretamente.

A importância de não deixar de rabiscar, mesmo que toscamente.
Já estou há vários dias me sentindo assim, por isso decidi me dar um descanso jogando um pouco, vendo filmes, lendo quadrinhos, mas mesmo nesse momento ruim, ainda estou tentando esboçar algumas ideias, rabiscar e tal. Noutro dia, durante um desses momentos de introspecção, catei uma caneta, um pedaço de papel e enquanto ficava deitada ouvindo música, fui rabiscando. Disso surgiu um rabisco com o qual simpatizei e decidi levar pro meio digital.

Rascunho mais detalhado e organizado da ideia acima, já no meio digital.
Dessa vez, ao invés de ficar aqui falando das minhas decisões pra terminar essa ilustração, vou falar algumas coisas que penso sobre a prática de fazer fanart e que tem muito a ver com o momento que estou passando, de bloqueio artístico. Muita gente acha que isso é bobeira ou perda de tempo, mas na minha opinião a fanart desenvolve um papel importante pros artistas.

Cores blocadas pros personagens, com alguns detalhes em alguns elementos.
O que acontece é que quando você está trabalhando com uma fanart, está lidando com um material que já está desenvolvido. Por exemplo, o visual e as características intrínsecas de um personagem, de um mundo, de um determinado contexto. Tudo que você precisa é exercitar como vai representar isso tudo, e aí temos uma infinidade de caminhos. É só ver a quantidade absurda de estilos com os quais uma determinada comunidade de fãs consegue representar os personagens de uma história. E não só representá-los como eles são realmente, tentando mimetizar o traço do artista original, mas dar novas roupagens, quebrar o que já é conhecido e refazer, redesenhar, trocar o gênero, enfim, inúmeras possibilidades.

Detalhamento de todos os personagens e elementos dos planos da frente e do fundo.
Falando de forma bastante particular agora, quando minhas capacidades criativas estão prejudicadas por qualquer motivo, fazer fanart me ajuda a quebrar esse bloqueio, porque consigo pensar menos no que eu não consigo fazer e mais em fazer alguma coisa. No caso dessa fanart de Steven Universe, o foco ficou na proposta de pintar uma composição inteira usando uma mídia com a qual não tenho muita experiência: gouache digital. Quem me acompanha no Instagram pode ver que, no momento, devo ter no máximo três desenhos publicados com essa mídia.

Inserção de novo elemento no plano da frente e no fundo, mais sombreamento dos personagens.
A partir do momento que decidi reproduzir aquele rascunho no Photoshop, decidi que ia tentar quebrar um pouco os padrões do meu processo criativo, que é geralmente focado em linhas, e utilizei essa oportunidade para explorar novas técnicas.

Highlights em todos os elementos e desfoque nos planos da frente e do fundo.
O resultado foi esse desenho que, embora tenha me tomado em torno de três tardes pra terminar, me deixou bastante satisfeita no final. O sentimento de concretização que eu tive naquele momento de bloqueio criativo foi super importante pra lubrificar as engrenagens. Ainda estou me sentindo um pouco apática, mas aos poucos estou retomando as coisas.

Adicionei uma camada de degradê mesclada à imagem pra uniformizar as cores puxando pro azul.
Agora, é sempre bom lembrar que, por mais legal que seja, não dá também pra viver só de fanart. Não vejo mal nenhum em brincar nesse universo, mas é importante lembrar de também exercermos nossas capacidades criativas, desenvolvendo nossas próprias coisas.

Outro ponto importantíssimo é entender nossos limites e que sempre corremos o risco de cair nesses momentos de bloqueio. Quando isso acontece, é normal fazermos uma pausa e voltarmos um pouco a nossa atenção pro que realmente nos agrada, nos cercar das pessoas que gostamos, etc. Isso ajuda muito a recuperar as energias. :)

Bom, é isso. Peço que me desculpem pelo post um tanto pessoal, obrigado por ler e até a próxima!

8 comentários:

  1. Nossa Joyce, ficou foda!

    Concordo com você, o fanart ajuda muito. Nessas horas então, nem se fala. Já está tudo pronto, é só você colocar seu traço ou estilo.

    Me explica como nessa situação (não sei o que se passa), você consegue fazer um desenho desse nível? Ao meu ver isso é uma mostra clara do nível em que sua experiência está.

    Eu fico bloqueado e irritado, não quero nem ver material de arte nessas horas. Fico com vontade de jogar o blog pro alto e parar de desenhar. É muito chato! Por isso, decidi diminuir a quantidade de ferramentas que eu carrego comigo, assim preciso me esforçar mais para fazer qualquer coisa e da mais prazer quando eu vejo pronto.

    Estava bloqueado uns dias atrás também. Isso por que fico comparando o que sei ou quanto sei com as pessoas que eu sigo em todas as comunidades artísticas que eu tenho. Junta o trampo que eu faço que não tem nada haver com arte e vai virando uma bola de neve. No fim isso acaba minando qualquer um.

    Ma de qualquer forma, é nessas horas que tem uma coisa que salva qualquer um: amizade/amigos. É melhor que religião, como diz nosso caro Gabriel Pensador. Então levanta e anda e "bora" pra guerra, por que bem armada você está e se precisar de ajuda, é só pedir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mateus, muito obrigada! Eu realmente não sei dar resposta pra sua pergunta. Algumas vezes as coisas simplesmente saem... Na verdade já tem algumas semanas que fiz esse desenho com o texto sobre fanart. Eles deveriam ter sido publicados antes do post com o resultado do desafio que a Nane me propôs, mas por N fatores acabou ficando pra depois.

      Acho que no caso desse desenho em específico, foi uma coisa que começou descompromissada e foi crescendo em algo com uma pitada de expressão pessoal. Eu olho pra ele e me identifico um pouco com os personagens, e talvez por isso mesmo ele tenha saído. O fato de ter demorado três tardes pra ficar pronto significa que parte de mim não estava tão disposta a fazê-lo, mas uma outra parte estava com muita vontade de elaborar algo mais complexo e se desafiar.

      Toda tarde quando chegava uma certa hora e eu ainda não tinha feito nada de desenho eu pensava: "caramba, preciso terminar aquele desenho". Começar a sessão de trabalho era penoso, mas uma vez começada eu entrava em um fluxo tão intenso que não conseguia mais parar. E faz parte de se disciplinar um pouco.

      Quando se está bloqueado e propenso a não trabalhar, é difícil mesmo sentar pra fazer algo que agrade, mas é importante se forçar a fazer qualquer coisa, porque desenhar é um exercício tanto mental quanto físico e simplesmente deixar de fazer não vai ajudar a resolver o bloqueio. É normal tomar uma distância, respirar, como disse, todo mundo precisa disso, mas a gente também tem que ter condições de tentar caminhar pra fora do bloqueio por conta própria (mesmo que à força). ^^"

      As coisas estão um pouco chatas aqui pro meu lado, mas eu acredito que com o tempo as coisas vão melhorar. De qualquer maneira, muito obrigada pelo seu apoio e pelo comentário!

      Abração!

      Excluir
    2. Eu que agradeço pela resposta e por poder dividir um pouco desses "pesos" com você. Estou aplaudindo de pé!

      Também estou forçando, como você diz, mas no mundo digital. Estou trabalhando mais no meu portfólio enquanto isso, deixando a prancheta de desenho de lado e focando mais no meu trabalho. Vamos ver como isso se resolve. kkkk

      Abraços!

      Excluir
    3. Que isso, rapaz! Não falei nada pra se aplaudir, hehehe. Nenhuma dessas coisas eu descobri sozinha, mas sim ouvindo gente mais experiente que eu falar. E eu repito essas coisas pra mim mesma todo dia pra não desistir (porque isso passou pela minha cabeça nas últimas semanas).

      É incrível como quando a gente vê alguns dos nossos heróis falando dessa maneira sobre frustração e bloqueio, percebe que não estamos sozinhos no mundo com esses sentimentos. Tudo isso faz parte. E olha que eu nem entrei na questão da comparação com outros artistas porque isso é constante, tanto que me faz não ficar satisfeita com minha arte... enfim.

      Você faz certo em manter foco no seu portfólio se ele é mais importante agora. Não significa que vá largar de vez as outras atividades. O negócio é organizar os sentimentos, pensamentos e se pôr a trabalhar, porque quando você voltar vai voltar bem, tenho certeza. :)

      Bom trabalho e abraços!

      Excluir
  2. Achei seu desenho tão incrível!! Nem acreditei que era fanart *o*

    Fico muito feliz de ver que um simples desenho animado (que muita gente julga como bobagem --") tenha sempre te impulsionado a desenhar, mesmo quando vc está com problemas.

    Sua força de vontade me deixou tão inspirada que vou adiantar meu inktober, kkkkkk
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mari! Obrigada pelo feedback! Hoje eu já olho esse desenho e fico meio assim... tanta coisa pra mudar e melhorar, hahaha! Há algum tempo eu tenho tentado me condicionar a desenhar apesar de eventuais problemas. E muitas, muitas vezes o fanart me ajudou a sair do buraco, hehehe.

      E o engraçado é que o desenho animado, que como você bem disse é subestimado por muita gente, também funciona muito como uma terapia pra mim. Steven Universe e qualquer filme da Disney estão entre meus mais recentes favoritos, hahaha. É bom quando a gente tem como recorrer a uma narrativa mais leve e descontraída quando não está emocionalmente bem pra encarar coisas mais complexas. :P

      E que bom que você tá tão inclinada ao Inktober. Fiquei super feliz de ver como o pessoal aderiu por aqui! \o/

      Obrigada pelo comentário e beijos!

      Excluir