Making of Alexandrite - Pintura Digital

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ei, pessoal! Nos últimos dias tenho ficado mais quieta nas redes sociais, sem publicar muito no Instagram, Tumblr ou aqui. O motivo disso é que tenho dividido meu dia entre estudos e esse projeto de pintura sobre Steven Universe.

Eu já tenho todas as fusões do desenho rascunhadas e estou trabalhando nas finalizações. Como disse em posts passados, vinha tentando gravar outros processos de acabamento digital, e dessa vez eu consegui registrar todo o processo, desde as cores chapadas até a renderização final!

Então, sem mais enrolação, deixo com vocês o imenso (que poderia ter sido muito maior, se não fosse um time lapse) vídeo de acabamento da Alexandrite, uma das fusões de Steven Universe.



Espero concluir esse projeto na próxima semana, e aí sim começarei a postar as ilustrações nas redes e farei um post mais detalhado sobre isso também no Caixola! Nesse meio tempo, sei que não estou descrevendo nada sobre os passos pro acabamento dessa ilustração, mas fiquem a vontade pra usar os comentários para abrir discussão a respeito. :)

Obrigada pela visita e até a próxima!

4 comentários:

  1. Nossa Joyce, o desenho ficou muito bom. Você tem um ótimo domínio do Photoshop.

    Estou penando para aprender a fazer essas transições suaves do seu desenho, diferenciando as partes e objetos com luz e sombra. Parabéns!

    É algo simples, apenas um fade in e out, mas adorei abertura do vídeo. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mateus, muito obrigada pelo comentário!

      Domínio do Photoshop é prática. Tem vezes que eu faço estudos de pintura a partir de fotos de referência e isso ajuda a focar mais na técnica do que no desenho em si. Recomendo esse tipo de exercício, porque além de estarmos treinando o uso do programa e o hábito de se trabalhar com a mesa de desenho, treinamos também o olho pra perceber onde a transição tem que ser dura, onde tem que ser suave, etc.

      A parte das transições suaves, fica dividida entre diversos fatores: parte é por conta do brush com bordas suaves (hardness 0% ou pouco maior do que isso), parte por conta do controle de pressão da caneta no drive da Wacom, parte deve-se à ativação do "transfer" (opção de configuração dos brushes - tecla F5) e parte por conta do controle de "flow" (fluxo de tinta, uma opção que fica na barra de ferramentas). Novamente, só praticando pra ver o que funciona e o que não funciona pra você.

      Enfim, acho que estou me alongando demais na resposta, mas não consigo deixar de me sentir um pouco culpada por não ter deixado uma explicação das etapas de criação junto com o vídeo. Se houver interesse do pessoal, posso tentar fazer isso depois. ^^"

      Que bom que gostou da edição do vídeo, porque deu um baita trabalho (!), hahahaha!

      Excluir
  2. Enfu! Profissa!!
    Adorei acompanhar o processo no seu vídeo. O resultado ficou ótimo!
    Essa sua fase Steven está rendendo altos estudos legais e aperfeiçoamento de técnicas. Gostei de ver, Suco! O mais legal é que podemos aprender contigo.

    Vi aí no comentário do Mateus o lance da edição de vídeo. Ficou top também! rs

    Bjo.
    Vamos desenhar juntas qualquer dia! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nanika!

      Fico feliz que tenham gostado de acompanhar o processo. Sempre tive vontade de fazer esse registro, mas ficava pensando: "quem se importa em assistir"? Só que se eu ficar sempre pensando assim, não preciso nem continuar publicando no Caixola, hehehe, então prefiro jogar esses pensamentos fora e fazer o que me dá na telha de qualquer maneira. :P

      Eu estou bem empolgada com esses estudos mesmo, embora esteja começando a sentir um downgrade na adrenalina inicial. Ainda assim, estou aproveitando a onda Steven em mim pra explorar novas coisas mesmo. Eu já desenhei eles bastante no estilo do desenho, já pintei com gouache digital e agora painting/airbrushing. Vou deixar pra aprofundar a ideia do exercício envolvido aqui mais na frente quando for publicar todas as fusões, ok? Então, continue acompanhando o blog e a produção, por favor! ^^

      Beijão e fico no aguardo da oportunidade para desenhamos juntas. \o
      Saudades!

      Excluir