Inktober 2014 e MDC

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Outubro é Inktober aqui em casa! E, como vocês já sabem, isso significa um desenho a tinta por dia durante o mês de outubro. Ou deveria ser, se outubro não tivesse sido um mês devastador!

Muita coisa aconteceu na disciplina que eu estou cursando na faculdade (design de tipografia digital), prazos apertados no trabalho, reposição de horas que eu devia, mais e mais dor de cabeça. Foi tipo uma tsunami!

Eu já vinha me preparando desde setembro, fazendo preliminares com a esferográfica e desenhando mais ratos, pois tinha intenção de retomar os designs de personagem de Rodentia nesse ano.

"Aquecendo pro Inktober 2014" - levantamento de pincel! XD
No dia primeiro fiz um lettering, marcando o início dos jogos. :)
Mas entre um desenho de Rodentia e outro, acabei intercalando personagens variados para ter mais objetos de estudos, e também tentei me dedicar a postar uma composição mais elaborada nos finais de semana. Essas composições são a de Megaman X, a sereia no fundo do mar e o Harry Potter com seu patrono, que é inclusive o meu escolhido pro MDC desse mês, com tema Inktober também!



Pra ver melhor resolução, acesse meu Instagram!
Na última semana do mês eu tive um mega bloqueio criativo, sem vontade e inspiração pra desenhar ratos ou personagens, mas decidi fazer uns estudos de desenho com perspectiva isométrica. O ápice do bloqueio aconteceu no meu penúltimo desenho, quando fiz um estudo de lettering retratando isso. XD

Mais claro impossível... ¬¬"
No último dia senti que precisava amarrar a brincadeira de alguma forma, fazendo um desenho de despedida. Aproveitei então a oportunidade e casei o fim do evento com o Dia das Bruxas, desenhando esse rapaz sem cabeça dando um “até breve” pra todo mundo.

Halloween e Até Breve, Inktobers! :)
O que dizer? Foi irado! Eu só lamento não ter conseguido elaborar a história de Rodentia ao longo do ano pra poder ter mais objetos de estudo. De qualquer forma, acho que já amadureci um pouco mais o projeto e estou com algumas ideias mais concretas do que seja possível escrever. Quem sabe no ano que vem não publico uma série de ilustrações, como o Sr. Jake Parker?! Sonhar não custa nada! Hehehe!

Pra você que não entendeu patavinas do que eu falei sobre esse projeto de ratos, basta acessar a tag Rodentia no Caixola pra descobrir! :)

Espero que vocês tenham curtido a produção, e aproveitando a oportunidade reforço também o link pra minha conta do Instagram, assim vocês podem ver os desenhos dos mosaicos nesse post com maior resolução.

É isso aí, até a próxima postagem e que venha Inktober 2015!

8 comentários:

  1. Rodentia arrasooooooou! Tirando um estudo ou outro nos intervalos, né, rs.
    Gostei demais das suas produções e me diverti bastante indo pra sua casa em um fim de semana pra gastar suas tintas aprendendo a usar pena caligráfica. \o/ Também achei o Inktober irado e espero ansiosamente pelo do ano que vem. Tanto para tentar fazer o que eu não consegui, quanto para acompanhar suas produções, que prometem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Nanika, eu nem achei que arrasou tanto. :( Eu queria ter tido material pra produzir mais cenas do que desenhos soltos e descontextualizados, mas foi culpa minha por não ter me aplicado mais pra desenvolver a história.

      Aquele fim de semana foi ótimo, mesmo! Fiquei feliz por você ter se divertido tanto com caligrafia. Mas pelo amor de todos os Deuses, para de falar por aí que eu sei caligrafia, porque eu não passo de uma noobona! :P

      Foi muito legal você ter se empolgado e ter conseguido participar junto! Já estou ansiosa pelo Inktober do ano que vem!

      Muito obrigada pelo comentário, Nanika.

      Excluir
  2. Joyce! Estou encantada com o seu trabalho, principalmente lettering que é o grande desafio da minha vida para o ano que vem :D
    Que venha o Inktober 2015 e outros desafios!

    Beijokas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lidiane!

      Lettering é uma coisa complicada mesmo, mas uma vez que a gente tem interesse e começa a estudar, dá vontade de ficar explorando o tema e criando possibilidades novas. O legal é que você já tem um grande background de ilustração, e depois pra casar o desenho com as letras vai ser moleza, e o resultado certamente vai ser demais. :)

      Muito obrigada pelo retorno e por ter comentado aqui no Caixola! Volte quando quiser!

      Beijos

      Excluir
  3. Os desenhos ficaram ótimos Joyce, quem sabe no próximo Inktober eu consigo participar. Estava observando, como você estar ativa no blog, no pinterest, no twitter e por aí vai? Onde você tira tempo pra isso tudo Joyce? kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mateus! Obrigada. Eu espero que consiga, porque quanto mais gente melhor, e é mesmo muito divertido!

      Sobre ser ativa em tudo, então... o pulo do gato é que eu não consigo! Hahahaha! Eu passo o olho no Tumblr, e no Twitter, que servem basicamente só pra curtir e compartilhar coisas que postei no Instagram mais rápido. Tem muitos artistas bacanas que sigo nessas redes também, então pra mim é fonte de inspiração instantânea.

      O Pinterest é uma mão na roda pra qualquer um, como um repositório de imagens, vídeos e sites. Eu não favorito ou salvo mais nada... todas as imagens vão pro Pinterest.

      Meu blog anda bastante negligenciado. Vide outubro, que não teve nenhum post. Mas parte de tudo tá em se planejar. Há um tempo atrás eu me planejava com antecedência pra ter dois posts no Caixola por semana. Hoje em dia já tenho mais dificuldade em seguir esse planejamento, mas é por aí. :)

      Abração!

      Excluir
  4. Amei o último desenho de despedida...hahahah Irado!!!!!

    Alguns desenhos acompanhei lá no instagram e confesso que morri de inveja. Pensei em participar do Inktober, mas com as aulas ainda meio atrapalhada preferi não me comprometer com nada. Ano que vem com certeza estarei com tudo em ordem e poderei participar \o/.

    Parabéns por conseguir.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, obrigada, Silvia!

      Eu te digo que o legal do Inktober é justamente a liberdade de decidir qual é o tamanho do seu comprometimento, Silvinha. Se você quer fazer o mês todo, ou esporadicamente.

      Sugiro que da próxima vez você experimente participar, e se achar que tá sendo legal faça o quanto puder. Vai ser super legal, tenho certeza!

      Obrigada pelo seu comentário e desculpa a demora em responder. ^^"


      Beijos

      Excluir