MDC 6 - Setembro

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Com o anúncio do Inktober desse ano, achamos que seria legal fazer por aqui o “Sepiatember”. Se Inktober é um desenho a tinta por dia durante o mês de outubro, o Sepiatember é um desenho em tom de sépia no mês de setembro para o MDC. Pronto, simples assim!

Eu queria muito ter trabalhado algo super complexo pra esse desafio… tinha intenção de desenhar uma paisagem. Mas nas últimas semanas estive tão compenetrada em me preparar pro Inktober que não dei ao desafio a devida atenção. Quando finalmente fui me dedicar aos estudos (nesse último fim de semana), o que eu pretendia que fosse um aquecimento acabou ficando como meu resultado final.

Ta~da!!! Meu MCD Sepiatember... na trave...

Não consegui achar papel pra aquarela pra comprar e tive que me contentar com um papel de 180g/m² (aliás, acredito que esse papel valha um post depois) e, na tentativa de fazer tom de sépia com aquarela, terminei com um desenho em tons terrosos.

Mas não importa! Amei o exercício, primeiro porque sou apaixonada por aquarela, segundo porque do nada fiz fanart de um jogo que sou ainda mais apaixonada (Resident Evil 4), terceiro porque mesmo que não tenha conseguido o sépia na tinta, meu irmão veio me dizendo que a paleta de cores funcionou muito bem e remeteu mesmo ao clima do jogo, então me senti bem sucedida mesmo falhando!

Detalhe do Leonzinho! <3

Não preciso nem comentar que minha noção de cenários continua pífia e que a coisa tá parecendo desenho de criança, mas ultimamente eu tenho considerado muito importante bater cabeça com isso, porque de outra forma nunca vou aprender mesmo! :P

E no fim é isso. Mais uma vez gostaria de dizer que o MDC é um grupo amigável e aberto, criado com a intenção de estudos coletivos e aprendizado. Se você tem vontade de participar, basta ir no grupo no deviantART e pedir pra entrar. A gente sempre deixa! ;) O único pré-requisito é ter uma conta no deviantART. ^^"

Espero que tenham curtido a experiência e até a próxima!

6 comentários:

  1. Ficou muito charmoso!
    Está mesmo com o clima do jogo, só que super mais cute-cute. As manchas de aquarela ficaram lindas (mas eu sou suspeita pra falar disso porque amo esse efeito). Não vi problema algum em uso de outras cores terrosas no desenho, porque no geral está bem sépia, e a paleta está suave, variada e linda (o que eu não consegui fazer muito bem no meu estudo).

    Agora bora nós pro Inktober! Uhuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo, Nanika! Fico feliz de ter conseguido comunicar isso, mesmo que não intencionalmente. :)

      Como a coisa era pra ser aquecimento, foi super experimental mesmo e eu fiquei insatisfeita com o resultado, mas feliz com o aprendizado!

      E não tem nada disso que você não conseguiu não, viu! Tá top teu Sepiatember! :D

      Excluir
  2. Eu gostei! Quero ver mais estudos de aquarela! \o/Achei que você conseguiu tons de sépia suaves e que funcionou bem =)
    Nunca joguei este jogo...mas conheço de vista, achei que seu fundo sem contornos deixou o desenho misterioso =D

    Meninaaaaaas...to ficando com vontade desse INKTOBER aiiii!

    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Débora! :D

      Eu diria pra você jogar, com certeza, mas vai ficar desambientada se não tiver encarado o 1, 2, 3.... :P De qualquer forma é um jogo que vale a pena, e pelo qual eu mato e morro! XD É uma das poucas séries de video game que faço questão de acompanhar.

      Sobre os estudos de aquarela, eu estou louca pra fazer mais, mas preciso de material. O papel que eu comprei é um bom paliativo, mas eu quero mais. Mais pincel, mais papel, mais experiência, mais conhecimento, hehehehehe.

      As vezes é difícil temas também. Fechar um sketch pra desenvolver com aquarela, e tal... Acho legal como vocês conseguem estudar com qualquer pretexto. Fazem flores, frutos, texturas, eu sou muito seletiva e isso é péssimo! ¬¬"

      Excluir
  3. Olá Joyce, primeiro quero parabenizar pelos belos trabalhos e as dicas que tem dado sobre técnicas, materiais, estão sendo de grande valia para mim, e também dizer que "peguei emprestado" um post seu sobre Design Seeds, (espero que não se incomode) ao qual achei maravilhoso e usei de base para um post onde mostro uma outra forma de se usar esta belas paletas.

    Mais uma vez parabéns polo excelente trabalho e por compartilhar o aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dali! Antes de mais nada, bem vinda à minha Caixola!

      Fico muito contente mesmo de saber que tem acompanhado o blog e se inspirado pelas experiências compartilhadas aqui.

      Sobre o Design Seeds, de maneira alguma eu me incomodaria, pois a ideia é mesmo espalhar a inspiração. :)

      Aqui a ideia é sempre dividir as experiências, o que deu certo e o que deu errado também, pois assim acredito que crescemos juntos, não é?

      Por isso fique a vontade pra participar sempre que puder e quiser, e eu fico muito grata!

      Obrigada mais uma vez pelo retorno e pelo comentário.

      Abraços

      Excluir