Canetas esferográficas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Já faz um tempo que não tenho andado mais com meu sketchbook. Reparei que ficava carregando peso a toa (meu caderno e o estojo deixam a mochila muito mais pesada) e não desenhava nada, porque nunca tinha momento propício pra isso. Só que não ter nada pra rabiscar me faz sentir como se eu tivesse deixado em casa algo muito importante, sabe? Num dia desses, durante a aula, me veio de repente uma solução pra esse problema: caneta esferográfica!

Isso era pra ser a minha anotação pra aula de design de tipos...

É um material barato, que está sempre à mão e com o qual se pode obter vários efeitos! Eu já tinha prática de fazer estudos com caneta em épocas de outros estágios, quando eu só tinha a caneta e um pedaço de papel pela minha frente, mas com o tempo fui deixando um pouco de lado em prol de outros materiais.

Então, pra não ficar andando sem material de desenho, tive a ideia de fazer outro sketchbook A6 (igual aquele do carnaval) com folhas de baixo custo (como as da Off Paper) pra carregar por aí e fazer estudos com caneta. Leve, simples e prático! E eu estava bem com essa ideia, esperando ter tempo pra executá-la, até aparecer a Débora e me encantar com os estudos que andou fazendo à caneta. Sim, fiquei com “invejinha”, e resolvi fazer meus estudos também!

Na segunda-feira, na hora de “estudar” (entendam, desenhar) catei o primeiro papel que tinha na minha mesa e a minha caneta BIC Ponta Fina e comecei a fazer uns desenhos de observação. O rato, fiz com o intuito de aprimorar minha compreensão da espécie pra um possível retorno do meu projeto pessoal, Rodentia. Quem sabe com o Inktober chegando e tal…


Depois, passei pra uma edificação, outra coisa que tenho muita dificuldade de desenhar.


Ontem, depois de assistir um episódio de Hora de Aventura, me deu na veneta de tentar reproduzir a imagem de abertura do desenho.


Depois, cacei lagartos na internet pra desenhar, uma tentativa de melhorar minha compreensão de lagartos em geral pra, quem sabe, dar mais vida ao rascunho que comecei na anotação da aula.


Hoje, já bastante empolgada, passei na papelaria e adquiri uma caneta Compactor Ponta Fina e uma Compactor Microline 0.4, essa última pra ajudar a preencher uns espaços pretos, coisa que a esferográfica demora muito pra fazer. Aí fiz outro desenho de lagarto. Ele era laranja, então tentei usar papel colorido pra simular a pele. Usei preto no desenho e sombreamento (canetas) e branco (lápis dermatográfico e caneta gel) pra dar outros tons no papel.


Agora mais no fim da tarde, dei uma olhadinha em armaduras medievais, e fiz esse desenho de um elmo com as canetas pretas, usando gel branco também pra destacar uns pontos de luz.


E esses são os estudos que fiz, super entusiasmada, nos últimos dias! Aí vocês podem estar se perguntando: “mas pra que diabos isso tudo, Joyce, com tanto material bacana que você tem...”. Bom, além da questão do peso, que já falei lá em cima, tem outro ponto que ainda não mencionei. Eu sou do tipo de pessoa que quando não está satisfeita com um desenho, desiste a ponto de apagar a folha toda. Isso não é legal.


Eu quero me forçar a pensar mais sobre minhas linhas, sobre onde colocar as coisas pra obter o efeito que eu desejo e representar o que pretendo. Por isso a esferográfica é ótima, porque é uma mídia que dá pra rascunhar leve e finalizar por cima. Outra coisa importante é saber representar mais com menos. Mais texturas, mais efeitos, tudo com um só material, ou com menos materiais. Acho que isso vai ser um ótimo desafio, e espero conseguir tirar um bom proveito desses estudos.

Uma coisa que eu não quero, de jeito nenhum, é pretender à um hiper realismo. Primeiro porque meu traço não é assim e quando faço desenhos de observação é porque são uma importante fonte para aumentar o repertório visual. Não quero ficar fazendo retratos fiéis de coisas e pessoas, nem trabalhar a caneta com uma técnica tão limpa que faz parecer até lápis. Já tem muita gente boa fazendo isso por aí. :)

Bom, é isso. Débora, desculpa por te copiar e obrigada por me inspirar!

Espero que tenham gostado, e eu espero continuar empolgada com meus estudos. Até a próxima!

6 comentários:

  1. Ai que tudo esse seu lagarto laranja!!!

    *pigarro* ...Bom, eu acabei te torturando pelo telefone para me adiantar o tema do post e fiz altos comentários pra você, mas é bom deixar aqui também, porque nossa discussão foi bem legal e gostaria que mais pessoas participassem:

    Desenhar é uma coisa muito prazerosa e muito difícil! Algumas vezes a gente erra o desenho à lápis só porque tem a regalia de apagar e começar outra vez. Claro que isso é ótimo, mas quando a gente apaga e recomeça, pode cair na besteira de errar a mesma coisa que errou antes. Por essas e outras acho interessante guardar os desenhos errados também, como referência do que não fazer.

    O desenho à caneta torna tudo mais "definitivo", e essa pressão psicológica faz com que, às vezes inconscientemente, nos esforcemos mais. O tal medo de errar e não poder apagar nos reforça a atenção, deixa nossas percepções mais aguçada, faz nossa mão tremer menos.... É um excelente exercício pra melhora nos desenhos!

    O resultado aparece claramente quando voltamos a usar ferramentas apagáveis e notamos que usamos mais o lápis do que a borracha. Ultimamente eu tenho usado mais a borracha! ahuahauhauah Acho que estou involuindo!! >.<

    Enfim, Suco, seus estudos ficaram ótimos. Nem preciso dizer que os bichos me encantaram mais, né? Richardzices à parte, também não sou boa em edificações, e talvez fosse um desafio legal pros próximos MDCs da vida. (*-*)b

    Obrigada a você e a Débora por me empolgarem também. Com licença, vou pro meu cantinho desenhar. Beijo! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuaheu! Obrigada, Nanika, por ter deixado registrado aqui também a discussão que a gente teve ao telefone.

      É bem por aí mesmo. Nessa de ter a vantagem de apagar a gente (eu) some as vezes com um desenho inteiro. Ao invés de deixar ele lá como registro e tocar o barco. Eu tenho muito dessa coisa (ainda) de tentar não deixar rascunhos "feios" no sketchbook e tal... ainda tenho muito o que aprender... hehehe.

      Mas o legal da mídia definitiva é que se tiver ruim, ou eu vou largar ele do jeito que estiver e partir pra outro, ou vou tentar arrumar uma solução e levar adiante do jeito que está. Então evita essa perda de registros e também ajuda naquilo que você já comentou, de apurar o olhar e a tradução do que a gente vê pra representação no papel.

      Sobre o lagarto laranja, valeu, mas aposto que se você visse a imagem original ia rachar os bicos do meu desenho! Hahahahaha!

      E já que você também se empolgou com o tema, não se esqueça de compartilhar o que quer que seja que você produzir.

      Obs.: Acho super válido adotarmos edificações como um próximo tema pro MDC! :D

      Beijo! \o

      Excluir
  2. Para o mundo que eu vou descer!!!!!!!!

    Que estudos maravilhosos. E concordo com o medo de errar. Se fossemos mais livres aposto que desenharíamos muito mais. Precisamos praticar o desapego do medo de errar...rs

    Amei tudo e principalmente a edificação...heheheh Amo mesmo esses estilos. Pode colocar nos próximos MDC....rs

    Desejo mesmo que sua empolgação não pare e você poste mais e mais trabalhos como estes.

    Débora contagiando todo mundo ;).

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando a sexta-feira, que fiquei moída, a semana foi frutífera com as esferográficas!

      Vou fazer o possível pra manter a chama acesa, ou se não for possível, adotar um desafio diferente. :P

      Obrigada, pelos seus comentários, Silvinha! :D

      Excluir
  3. (invejinha kkkk eu riii)

    Eiii deixa eu dizer aqui se eu te empolguei fique sabendo que você me empolgou também! O tempinho que eu tive eu acabei me dedicando a aquarela e a caneta usei somente pra fazer "coisinhas" e vendo seus desenhos ja fui correndo buscar referencia para logo por a mão na massa...caneta rsrs

    Agora sempre que eu for papear com alguém no telefone pegarei minha caneta e meu bloquinho kkkkk

    Como já disse no insta, e como ja esperava também vc mandou maravilhosamente bem!! Concordo com as palavra da Nane e com a ideia do MDC!

    Parabéns pelo post e por nos encantar!
    e nada disso de copiar post...eu fico muitooo feliz quando isso acontece! Muito e muita vezes vejo dicas no post de todas você e vou correndo tentar =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana essa troca, Débora! Eu de verdade estava pensando em pegar esferográficas, mas era tipo, uma palha lá, esperando chegar a fagulha. Os teus estudos foram a fagulha, hauehuehuea.

      Muito obrigada pelos comentários e vamos guardar essa ideia de MDC, que vai ser show! :D

      Excluir