MDC 5 - Agosto

sábado, 30 de agosto de 2014

Depois de um mês me abstendo de participar e um mês de blackout do grupo (prefiro considerar como férias coletivas, hehehe), estamos de votla ao Monthly Drawing Challenge. Pra esse mês, optamos por brincar de gender bender, ou mudança de gênero, se preferirem. O acordo é que tava valendo trocar o gênero de qualquer personagem conhecido. Esse negócio já é muito comum entre os artistas que fazem fanarts e os resultados variam bastante.

Gender Bender de Suzumiya Haruhi no Yuutsu.
Meu primeiro contato com o estilo lá atrás, em 2009/2010.

Eu passei o mês inteiro pensando de qual personagem trocaria o gênero. Minha vontade no começo era de apelar pra qualquer um da Disney, como a Elsa ou a Ariel, mas sejamos sinceros… é simplesmente muito óbvio. Gender bender da Disney é o que mais tem na internet, uns bizarros e outros absolutamente sensacionais. Como grande exemplo posso citar no momento a artista Sakimi chan.

Algumas artes de Sakimi chan!

Tentando então ser um pouco menos óbvia, me peguei pensando qual personagem conhecido poderia então transformar. Me peguei pensando também que um bom gender bender tem que ir além da simples troca de roupa, ou de gênero. É praticamente um redesign! É preciso levar em consideração quais são as características marcantes daquele personagem e como elas serão transformadas em outro gênero junto com ele. Foi isso que eu tentei fazer com nosso amigo, o Cascão, da Turma da Mônica, de autoria do Mauricio de Sousa.

Então, o que eu sabia do Cascão? Que ele é sujinho, tem cabelo crespo, se veste com uma camiseta amarela e um macacão(?), não gosta de água, não toma banho, anda sempre com um guarda-chuva, tem um porco de estimação e adora futebol. O desafio agora era transportar tudo isso pra outro gênero.

Cascão

Nesse processo decidi que não queria transformar o Cascão clássico em menina, mas sim o da turma da Mônica Jovem, o que me deixaria com uma Cascoa teenager (sim, Cascoa, pois a Cascuda já existe). Depois de pensar nessas coisas todas, fui pro computador e comecei a rabiscar. O primeiro processo, do rascunho básico ao mais finalizado está a seguir:

Processo de concepção da Cascoa

No que diz respeito ao desenho de linhas, tentei levar as características do Cascão original para a minha Cascoa, como o estilo do cabelo e a presença do guarda-chuva. Pra remeter à alça do macacão (ou suspensório, eu não sei, me corrijam por favor! XD) usei uma bolsa transversal e para lembrar do fanatismo dele pelo futebol, coloquei nela um chaveiro em forma de bola.

Tcharaaaaannn! Apresento-lhes a Cascoa!

No acabamento, brinquei com retículas e padrões de repetição pra trazer outras características marcantes pro desenho, como a estampa do guarda-chuva com a temática Chovinista, e o padrão xadrez na calça e na bolsa.

Cascoa - Detalhe 1


Cascoa - Detalhe 2

Pessoalmente gostei muito do resultado, e não imaginava que meu exercício de gender bender fosse sair todo em um só dia, muito menos do jeito que saiu. Foi super legal e fiquei com vontade de repensar toda a turminha (que era meu plano hoje pela manhã XD).

Bom, espero que tenham gostado. Pra quem nunca ouviu falar no MDC e gostaria de saber do que se trata, basta pode ir até o grupo no deviantART. Todos que quiserem se juntar à brincadeira são muito bem vindos.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Nossa...esses da Disney eu não tinha visto, fiquei de queixo caído com o desenho e a pintura... =O

    Adorei a idéia que você teve! Jamais imaginei que alguém faria o cascão! rsrs
    Ficouuu muito legal! A expressão ficou tão meiga e feminina...e amei esse guarda-chuva de porquinho! kkkkk

    Parabéns Joyce!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, valeu, Débora! Eu queria ter feito toda a turminha, mas não daria tempo num dia só. Só o Cascão me tomou quase o dia todo, hehehe.

      Confesso que até eu me surpreendi com o resultado, e fiquei bastante satisfeita! :) Ainda mais agora, vendo que deu pra transmitir essa feminilidade no personagem e tudo o mais.

      Sobre os gender bend da Disney, são os mais famosos no momento, mas existem zilhões de outros bons também! Mas Sakimi chan, é Sakimi chan. Hehehe.

      Excluir
  2. Que encantador!
    Adorei a sua solução para este MDC. Confesso que esperava algo Disney também, e no entanto, quem trabalhou Disney fui eu. =P

    Os gender benders da Sakimi chan são de outro mundo! Impressionante como ela capta bem as coisas e faz a mudança parecer natural. É como se as personagens tivessem gêmos. rs Ficou muito perfeito. Outro gender bender que faz sucesso atualmente é o de Hora de Aventura, com Fiona e Cake.

    Sobre sua Cascoa, sem palavras. Acho que você conseguiu uma solução muito boa pro problema proposto e trabalhou a linguagem da turminha na versão teen divinamente. A revistinha possui muita retícula (as vezes até demais), e a aplicação que você fez remete a publicação. Adorei o cabelo e os detalhes na bolsa, que levam pra roupinha original do Cascão (que também não sei se é macacão ou suspensório).

    Parabéns pelo resultado! Espero ver a turminha toda em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *__* Obrigada, Nanikinha! Fiquei contente de ter surpreendido todo mundo, hauhuaehuea! E que bom que deu pra captar isso tudo no desenho que eu fiz, sinal de que o exercício valeu a pena.

      Estou trabalhando aos poucos num possível gender bend de toda a turminha, lembrando que a "Ceboleia" já deu as caras em rascunho lá no meu Instagram.

      Fiona e Cake é massa demais mesmo, mas é um gender bend oficial, né? Então assim, os autores que criaram o Finn e o Jake que fizeram, então é muito mais fácil pra eles, eu imagino... Heheheheh. Minha opinião! :P

      De qualquer forma, curto muito tudo relacionado à Hora de Aventura, sou suspeita pra falar! :X

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir