Os ratos - processo criativo

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O processo de criação dos ratinhos está sendo um trabalho bastante complexo. Digo que ainda está sendo, pois os desenhos que tenho agora são só early concepts (ou conceitos iniciais), como dizem no meio de concept art (arte conceitual). Ainda não tem nada definido do aspecto visual dos ratos, ainda não me sinto 100% confiante na minha representação da espécie e das subespécies, ainda não sei se todos os personagens serão assim, etc.

Criar o primeiro ratinho não foi tarefa fácil também. Pra começo de conversa acho que nunca tinha desenhado um rato de verdade, nem de observação. Então a primeira dificuldade que encontrei foi saber como era um rato. Foi aí que cheguei à conclusão de que a primeira coisa que deveria fazer era tentar desenhar um. Fui no Google, pesquisei por hamsters (porque fiquei com medo do que encontraria sobre ratos nos resultados das pesquisas), escolhi uma imagem qualquer e fiz um desenho de observação.

Não ficou necessariamente bom, mas deu pro gasto e foi legal!

É claro que um estudo só não seria o suficiente pra que eu me tornasse uma expert em ratos, mas me deu a clara noção dos desafios que enfrentaria pra poder criar meus personagens. Meu segundo passo foi pensar: qual tipo de antropomorfização a minha história irá seguir? É nessa hora que a gente tenta vasculhar a memória em busca de todas as histórias que já tenhamos assistido que tivesse um rato antropomorfizado. Facilmente me vieram à mente: Mickey Mouse, Tom & Jerry, Bernardo e Bianca e O Ratinho Detetive. 

Aqui já é possível perceber diversos níveis de antropomorfização nos personagens.

Pra minha sorte existe aquele perfil do Pinterest (Character Design References), e nele um painel dedicado somente aos personagens antropomórficos, então não só encontrei referências e model sheets dos personagens dessas histórias que falei, como vários outros concepts de ratos e demais bichos que pudessem ser interessantes. Fiz então um painel pra mim, com as referências que achei mais legais sobre ratos e roedores antropomorfizados.

É sempre bom poder olhar como outros artistas conseguiram resolver um determinado problema de desenho. No caso da antropomorfização dos ratos, pude ter uma noção do nível de abstração da forma animal rumo à forma humana, ou o quanto se mantém a forma animal, mesmo diante de comportamentos humanos, e em casos nos quais os ratos tinham roupas, deu pra ver como as peças se comportam no animal, por exemplo. Essa parte da pesquisa é sempre muito rica e inspiradora!

Mais variações na antropomorfização. Esse tipo de pesquisa deixa a mente bombando
de ideias! Para acessar minha coleção podem clicar aqui!

Outra peça fundamental da minha história são as armas, armaduras e roupas. Tenho tentado desenvolver elementos exclusivos, que confiram uma identidade aos meus designs de personagem para essa história, mas por ser também uma história de fantasia, ambientada em um estilo Terra Média, ou qualquer coisa Medieval, não poderiam faltar túnicas, espadas, armaduras, cajados. Mais uma vez recorri ao Pinterest, e fiz uma coleção de referências visuais para essas peças de vestuário. Ainda tenho muita dificuldade pra desenhar esses elementos, mas aos poucos, com muito exercício, tenho certeza que vou desenvolver melhor esse lado.

Referências de armaduras. A minha coleção pode ser vista aqui, mas tem esse outro painél que sigo com uma riqueza muito grande de imagens!

Mas só olhar o que outros artistas haviam feito pode parecer um pouco de comodismo. Além disso, de certo modo é muito melhor que você mesmo tenha poder de observar o objeto de estudo e tirar também suas próprias conclusões pra resolver seus desenhos pois é assim que o aprendizado ocorre da melhor maneira. Bom, não sou das maiores fãs de ratos. Nunca tive coragem nem de pegar um hamster na mão. Então com certeza não compraria um rato ou hamster, no máximo compraria um porquinho da índia! XD 

Seria ótimo se eu tivesse um bichinho pra ficar observando os movimentos, as manias, como ele come, senta, e tudo o mais, mas não tenho tempo, nem paciência, nem recursos financeiros pra cuidar de bicho no momento, então foi hora de visitar o Google mais uma vez, afinal a internet tá aí pra isso, né?

Achei um site desses tipo banco de imagens, procurei por ratos e montei no meu perfil do Pinterest um painel só com imagens de ratos, visando reunir fotos com exemplos de cores de pelagem, posições diferentes da cabeça e do corpo: em pé, sentado, preso à alguma coisa, se relacionando com um objeto ou com outro rato, etc. Dessa forma, tenho referências visuais reais (fotos) e idealizadas (desenhos e personagens) para me ajudar a resolver os meus desenhos.

Tem um monte de ratinhos fofinhos. Acessem o painél aqui :P

Acham que acabou por aí? Naaaaaada! Esses dias já descobri outra animação que tem ratos como personagens principais: O Corajoso Ratinho Despereaux! Próximo passo: fazer laboratório com esse filme, hehehe! Assisti, procurei arte dele na internet, enfim, estou me inspirando e procurando elementos, poses interessantes que possam me ajudar a desenvolver melhor os meus próprios desenhos, até chegar em algo que eu ache que representa bem o que estou procurando pra minha história!

Character designs para o filme O Corajoso Ratinho Despereaux, do artista Alexei Nechytaylo.

O que eu acho de mais legal nisso tudo é que tenho motivos de sobra pra estudar um bocado de coisas, e tentar continuar adentrando em terras desconhecidas! Espero conseguir me desenvolver muito com esse projeto e que ele continue prosperando bastante.

Curiosidades finais:
  1. Pesquisando imagens de ratos na internet descobri que os bandidinhos podem ser extremamente fofos. Acho que tenho uma imagem ruim e preconceituosa desse animalzinho, mas ainda assim não teria um de estimação! Hehehe.
  2. Dois dias depois que fiz esboço do texto desse post, o artista Will Terrell publicou um vídeo no YouTube muito esclarecedor sobre a criação de desenhos com referências. Percebi que o meu processo criativo tem algo do que ele considera ideal, mas ainda está longe de ser igual ao que ele relatou. ^^” Deixo o vídeo como bônus pra vocês. :)


Bom, é isso! Esse é basicamente o caminho que percorro nas minhas criações. Espero que possa ajuda-los a trilhar o seu próprio caminho! Qualquer dúvida, adição, os comentários estão em aberto!

Adição: Seguindo a sugestão da Nane (Cappuccino com Nane chan), deixo aqui o link para acesso à galeria dos personagens que criei.

Galeria de Rodentia

Até a próxima.

17 comentários:

  1. Joyce
    Lembro que em uma de nossas conversas pelo blog você comentou que faria algo sobre seu trabalho de criação, quando falei que não sabia nem por onde começar. Confesso que fiquei ansiosa pelo post.

    Vamos lá: também nunca gostei de ratos, nem consigo chegar perto desses de estimação, mas não nego que em desenhos eles são fofinhos....hehehe. Todos os desenhos que você citou eu assisti e assisto todos quando tenho oportunidade. Sempre amei desenhos animados e o passar dos anos não apagou/mudou esse gosto...hehehe

    Seu texto foi muito esclarecedor e com certeza irá dar um norte para os que, como eu, não fazem ideia de por onde começar para iniciar um processo de criação. Sempre procurei e procuro essa resposta em livros e vídeos como: Fayga Ostrower, Betty Edwards, Fernando Hernandez, Will Eisner, Scott Mccloud...entre tantos outros. Alguns li ou revi mais de uma vez para conseguir absorver e entender esse processo. Ainda rumino o que li e assisti. Esse processo de busca é enriquecedor, prazeroso e com certeza traz resultados surpreendentes.

    Seu texto retirou uma venda dos meus olhos.

    Assim como o processo de leitura o fazer exige o mesmo empenho. Fazer, refazer, copiar e copiar quantas vezes forem necessárias, incansavelmente.

    Obrigada mesmo Joyce.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia!

      Fico feliz que o post tenha sido útil pra você. Minha tentativa foi realmente compartilhar minha experiência, a partir do que pude aprender observando outros artistas e o que eles compartilham sobre seus processos criativos com a comunidade pela internet.

      Metade dos autores que você citou só conheço de nomes, mas nunca parei pra ler efetivamente, e são somente os que (creio eu) sejam os mais expressivos por conta da relação com o universo dos quadrinhos: Will Eisner e Scott McCloud. Foi bom você ter citado, pois são mais nomes pra eu procurar conhecer e saber o que eles falam.

      E é bem como você disse mesmo, o negócio é sempre tentar voltar atrás, e "ruminar" o processo. Mesmo que sejamos já avançados em um determinado assunto, não mata nada voltar ao básico e reforçar a fundação do nosso conhecimento.

      Obrigada pelo seu comentário e abraços!

      Excluir
  2. Joyce
    Desculpe. Percebi que fiz um "livro"...rs
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça quantos livros for necessário sem precisar se desculpar, Silvia. Fico contente quando os posts do Caixola rendem discussões frutíferas.

      Estamos aqui compartilhando conhecimentos e nos ajudando mutuamente, então isso é muito bacana!

      Excluir
  3. Suco, que post bacana sobre processo criativo! Ficou super completo e bem explicadinho, com vários exemplos. Adoro essa metodologia de projeto para personagens.

    Muita gente tem aquela coisa de pensar "não vou olhar o que os outros fazem para não ficar influenciado, o meu desenho deve ser único mwahahaha"... mas acredito que olhando o que já foi feito se tem mais chances de descobrir novos caminhos para ser - pretensiosamente falando - inovador. Ou então, voltando pra parte de "representação", poder sintetizar elementos mais característicos daquela coisa que se quer reproduzir (Terrell fala disso no vídeo também).

    Em relação à postagem de processos criativos, lembro que você fez algo parecido para mostrar a ilustração para aquela caneca, com o romano e o cavalo de madeira. Daí, neste post aqui, eu senti falta do link para os seus ratinhos do inktober. Afinal, você falou do processo todo de criação, mas não mostrou o resultado. Seria interessante colocar tudo junto, mesmo que por link mesmo. =)

    Show de bola!!! \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Joyce
      Desculpe. Percebi que fiz um "livro"...rs
      Forte abraço" [2]

      xD
      Tô competindo com a Silvia em número de caracteres. rs

      Excluir
    2. Oi, Nanika!

      Obrigada mesmo! Falando em metodologia de projeto de personagens, você deve estar mais por dentro disso do que eu, pois esse é praticamente o único método que conheço, hehehe. Mas eu sei que coisas novas estão sendo experimentadas graças ao PG do Bis, certo? Me lembro que já até comentei com ele que tenho vontade de ler quando tudo terminar. :)

      Eu já pensei muito nessa coisa de "não olhar pra não me influenciar", mas acho olhar tem vários desdobramentos positivos, como você mesma já disse, entender melhor a síntese dos elementos para melhor representação. Além disso, acho importante aprender a mimetizar outros estilos também, pois isso acaba de certo modo ampliando o leque de possibilidades que podem ser aplicadas nos seus próprios desenhos, e isso é super legal também!

      Vou por o link pro folder do Rodentia no deviantART de novo, obrigada pela dica, Nanikinha!

      Valeu por comentar, e que venham mais e mais livros! :)

      Excluir
  4. Estou com rindo com as duas ai de cima!!! Meninas até os seus "livros" sempre me ajudam...sempre leio os comentários, e sempre me ajudam tbm viu? Continuem com os livros please...rs

    Quanto ao post, minha mãe não poderia ver, ela tem fobia a ratos...e eu acho fofinhos rsrsrs

    Sabe, a não muito tempo atras eu achava que um bom desenhista, um bom ilustrador, ou qualquer coisa do gênero DESENHAVA SEM OLHAR NADA - Pronto falei! Achava que eles tinham uma imaginação tão boa que o desenho saia. Genteee que ignorância a minha, é como escrever um artigo... como vou escrever se não sei sobre o assunto???

    Joy seu post esta muito completo e muito bem explicadinho... assisti o vídeo do Will e gostei muito, seu post ampliou meus horizontes. Muita gente tem medo da referencia, medo de achar que estaria sendo sacana consigo mesmo, hoje não tenho medo de olhar, copiar na cara dura e amadurecer a ideia para depois fazer o meu... e mesmo que não fizer valeu a experiencia, vai pra nossa "biblioteca de referencias".

    Obrigada mais uma vez =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um livro...
      Eta que o pessoal tá se soltando heim! XD

      Adorei sua comparação, Débora: "como vou escrever (um artigo) se não sei sobre o assunto???" É exatamente isso! Existem duas formas de escrever algo sobre alguma coisa: 1) relatar experiência pessoal de primeiro contato - que corre o risco de chover no molhado; 2) concluir algo depois de coletar referências sobre o assunto - que pode trazer novas discussões.

      Gente, isso dá conversa pra um fim de semana! hauhauahuah
      *imaginando nós 4 sentadas numa mesa redonda papeando, desenhando...*

      Excluir
    2. Aii que delicia!!!! Eu to aqui fazendo estudos de "linha de ação" pra o movimento dos meu desenhos são horríveis...mas to treinando e quando sair algo de bom eu posto em algum canto pra vcs!

      Excluir
    3. Que tal postar "no canto da mesa"? ;)

      Excluir
    4. Eu também pensava assim. Me lembro que uma vez "dei bronca" no meu irmão mais novo porque ele desenhou um personagem novo com uma pose copiada de uma imagem de Dragon Ball! Hahaha!

      Mas o fato é que é tentar criar uma imagem de algo que você nunca tenha visto, tido qualquer contato ou observado a fundo, é quase como o Chaves imaginando como é o boliche enquanto o Seu Madruga está tentando ensinar pra ele.

      E você está coberta de razão quando fez esse comparativo entre escrever um artigo sem saber o que dizer. Acho que de certa forma, começar a pensar personagens assim também é um desdobramento da experiência que Nane e eu tivemos quando participamos de pesquisa acadêmica. Uma das coisas que nosso professor dizia quando tínhamos intenção de criar uma coisa nova era: observem o que já existe disponível. E aí é como a Nane reforçou: acontecem coisas inovadoras.

      Mais uma vez fico contente em ver que compartilhando minha pequena experiência estou contribuindo com vocês. E fico aguardando esses estudos aí, heim?

      Beijos!

      Excluir
  5. Meninas
    Realmente, conversaríamos sem perceber o tempo passar....rs

    Joyce, o tema do meu TCC foi sobre HQ, logo, a leitura sobre o assunto foi primordial. Apesar de não ser expert nem dominar o assunto, absorvi muito. Todo conhecimento é bem vindo ;). Acabei conhecendo um mundo fantástico, mas ainda assim não é minha praia.

    Citei Scott Mccloud porque acabei de ler Desvendando os Quadrinhos (de novo..rs). Eu gostei e aprendi muito. Se esse é o seu caminho vale a leitura.

    Will Eisner: essa semana ganhei do namorido o livro Nova York. Iniciei a leitura hoje e estou amando. O traço dele e a forma como ele trabalhou é simplesmente incrível. Agora entendo porque os colegas do TCC babavam tanto quando falavam sobre ele...rs

    Se me permite um conselho seria muito bom assistir O poder do mito com Joseph Campbell. Ele trata sobre a necessidade que o ser humano tem de ter um ídolo, alguém para se espelhar.

    De Fernando Hernandez eu li Catadores da Cultura Visual, acabei fazendo uma alusão com seu texto. Ele fala sobre catar imagens também...rs, mas ai daria outro tema loooooooonnnngo...rs

    Eu penso que acabei buscando mais sobre o conceito do que pela prática, não que isso fosse ruim, muito pelo contrário. Seu texto, Joyce, simplesmente me fez enxergar o óbvio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também cheguei a fazer um trabalho sobre HQ e quadrinhos marginais em uma disciplina do curso de design, mas de lá pra cá me afastei do desejo de ser produtora de conteúdo para esse universo, pois percebi que não tenho jeito pra coisa. Em parte por conta de diversas limitações, que precisam ser trabalhadas (desenhos de perspectiva, ação, cenários, etc), em parte por realmente não ter tanto interesse nessa parte de arte sequencial. Mas isso é outro assunto, hehehe.

      Apesar disso, os textos técnicos sobre quadrinhos não são dispensáveis, pois contém diversas questões importantes sobre como contar uma história e, venhamos e convenhamos, uma imagem sozinha também pode contar muita história, não somente a arte sequencial. :)

      Obrigada por esclarecer sobre os autores, e pode ter certeza que tentarei procurar algo pra ler.

      Sobre essa história de procurar mais o conceito do que a prática, cada um tem um processo de aprendizado, mas o fato de você ter trilhado primeiro um caminho não invalida a possibilidade de trilhar o outro a qualquer momento. É só continuar exercendo a prática que as coisas vão chegar a um ponto em comum. :D

      Excluir
  6. Nane
    Acho que ganhei de novo nos caracteres...rs
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahau! Me ganhou mesmo.

      Genteeee, eu quero ler seu TCC, Silvia! Faço parte de um grupo de pesquisa em HQ lá na Ufes e autores como McCloud e Eisner a gente recita de cor. Super recomendo a trilogia do primeiro sobre quadrinhos (Desvendando, Desenhando e Reinventando), e do segundo, recomendo ler Quadrinhos e Arte Sequencial.

      Sobre criação de personagens ( e Suco e eu também já discutimos isso outras vezes), é legal dar uma lida em Mascotes - Semiótica da Vida Imaginária, da Clotilde Perez). É um livro voltado à construção de mascotes com base na semiótica peirceana, mas ajuda a ter noções de como construir um personagem levando em consideração suas características (intrínsecas e extrínsecas) de aproximação com o público ao qual se destina.

      Enfim, a semiótica é uma ferramenta muito válida na tomada de decisões. ;)

      Excluir
  7. Nane
    Seria um prazer te enviar uma cópia, mas infelizmente eu não tenho mais... Já faz alguns anos que me formei e a cópia que eu tinha no computador foi embora com ele, sim, perdi o computador.... Fiquei muito triste. E não tenho mais contato com ninguém dos tempos da facul... Estranho, não?! Mas é a pura verdade... Vou vasculhar alguns rascunhos bem ruins que acho que ficaram num pen drive jogado por aqui, prometo que se encontrar qualquer coisa te aviso.

    Gostei das indicações e Quadrinhos e Arte sequencial já está na minha lista de desejos..rs

    Creia, tempos atrás estava com vontade de ler novamente algo sobre semiótica, mas queria algo que fosse voltado para o mundo das artes. Li algumas coisas na facul da Marilena Chauí. Amei tudo. Sua indicação acaba de entrar para a lista dos mais desejados e tomou o primeiro lugar..rs Pretendo comprar essa semana...rs

    PS: meu namorido acabou me dizer: vc está viciada nesses blogs...rs,rs,rs

    Abs

    ResponderExcluir