Inktober - Os ratos

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Acho que não tenho como negar que de toda a minha produção para o Inktober, o grande expoente parece ter sido a série de desenhos sobre os ratos. Como já disse no post anterior, o exercício de criar algo novo todos os dias foi um desafio muito grande, e uma das minhas maiores felicidades foi ter conseguido encontrar uma linha para seguir no processo criativo. O mais engraçado é que isso aconteceu de repente.

O primeiro ratinho surgiu a partir da união de uma série de coisas que me inspiraram: primeiro eu tinha acabado de rever o filme O Reino Escondido; segundo tinha acabado de encontrar um artista cujo trabalho é muito bacana, chamado Danny Beck (sigam esse cara!), que é apaixonado por desenhos de armaduras, hamsters e monstros; terceiro que há muito tempo tenho vontade de melhorar minha criação de personagens antropomórficos; quarto que sou apaixonada por mundos miniatura; e por último mas não menos importante, gosto de histórias de fantasia!

Uma das artes de Danny Beck - Red Squirrel Rider

Foi então que pensei: por que não juntar tudo isso numa coisa só? E daí surgiu o ratinho cavaleiro. Os demais foram consequência de muito brainstorm tentando ligar um personagem ao outro no que poderia ser uma história. Pensamentos como “o que o ratinho cavaleiro poderia proteger”, “quem seriam seus alidados e seus inimigos”, e por aí foi.

O ratinho cavaleiro - primeiro da série criado para o Inktober

Estou procurando amadurecer as relações entre os personagens e buscando referências para dar mais corpo à minha história. Enquanto isso não acontece, deixo vocês com a coletânea de estudos desenvolvidos até agora, parte deles ainda para o Inktober e outros de cor que fiz nos últimos dias para alguns dos personagens principais. Fiz upload de tudo digitalizado lá no meu deviantART, e agrupei tudo em uma galeria especial.

Primeiro estudo de logo que fiz para o projeto.

No próximo post, vou falar sobre o processo de criação dos ratinhos: pesquisas, referências e inspirações! Aguardem!

Até a próxima!

8 comentários:

  1. Gostei muito de acompanhar a produção dos ratinhos, Suco! A cada desenho você mostrou evolução de técnicas e se soltou um pouco mais, e o resultado ficou lindo.

    Meu ratinho preferido é o ninja!!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Nanika!

      Foi muito legal, porque ao longo dos dias eu percebi que era bom tentar coisas diferentes, mesmo que não desse certo e a título de estudo mesmo. Com os dois ratos ninja foi assim. Eu pensei: poxa, como eu vou trazer o clima de ninja pra imagem deles? E o resultado foi aplicando uma iluminação completamente diferente e o uso do espaço negativo! ^^

      O rato ninja com aguada de nanquim também é o meu preferido, hehehe!

      Excluir
  2. Joyce
    Acho incrível quem consegue criar. Essa é uma vontade que tenho. Gostei do estilo do Ratinho Cavaleiro. Traço delicado e suave.

    E o que é esse Danny Beck ? Jesus! Acredito que eu tenha esquecido de passar na fila da criatividade..rs Estou babando até agora.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Silvia!

      No próximo post vou falar um pouco sobre meu processo criativo. Talvez o caminho que percorri possa ser de alguma utilidade pra você começar a visualizar o seu próprio processo criativo.

      A Nane já comentou isso com você no Cappuccino. Desenhar por observação não é nenhum problema, pelo contrário. Vai chegar um momento que você terá desenhado tanto por observação, que terá adquirido uma bagagem imensa de execução de objetos e referências para criar os seus próprios. E eles serão muito críveis e reais, pois são baseados na biblioteca de elementos que você já desenhou antes por observação.

      Eu gosto de desenhar personagens, gosto dos meus resultados quando desenho por observação também, mas sou extremamente preguiçosa pra isso, principalmente para elementos que não são personagens. Cada um tem um perfil e um lado que exercita menos. É inevitável. Mas saber dessas limitações já é um ponto positivo para ter ideia de quais "fraquezas" precisamos trabalhar. Isso se chama sair da zona de conforto, e enquanto artistas devemos procurar fazer esse exercício sempre. ^^"

      O Danny Beck foi um artista que tive a sorte de encontrar no Instagram participando do Inktober. Apaixonada por aquarelas e mundos fantásticos, não teve como não babar pelo trabalho dele. Ele também tem página no Facebook, para quem tem dificuldade de ter uma conta no Instagram, pode segui-lo por lá.

      Segue o link: The Art of Danny Beck

      Excluir
  3. Gostei muito de todos os desenhos e essa ideia para história vai longe, da pra imaginar um mundo fantástico só de olhar seus personagens, cheguei a me inspirar e criei uns pequeninos aqui tbm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cris! E que legal que você se inspirou vendo meus personagens.
      Eu tenho sim, muitas ideias pra história em um mundo fantástico, mas não escrevo roteiros e histórias, então vai demorar pra essa coisa sair do forno. ^^"

      Compartilha depois com a gente os seus personagens pequeninos! :)

      Abraços

      Excluir
    2. Claro quando digitaliza-los eu mando pra vc ver ok abraço...

      Excluir