Pose Tool 3D

sábado, 31 de agosto de 2013

Há uns dias atrás comentei aqui sobre um website que utilizo como ferramenta na hora de desenhar com referência e estudar desenhos gestuais. Pois é, só que as vezes você tá afim de desenhar um super herói, tipo, um Goku ou um Super Homem voando na direção do expectador, e não é de todo fácil encontrar esse tipo de referência fotográfica, com gente posando só em trajes menores e boa iluminação pra que você possa observar a musculatura e a organização dos membros. Dá pra observar como outros artistas resolveram determinada pose, e isso também é legal.

Bom, desde antes de adquirir algum aparelho da plataforma Android, já sabia da existência de um aplicativo chamado Pose Tool 3D. Consiste em um modelo 3D totalmente articulado, parecido com esse boneco de madeira de desenho, com a diferença que você pode escolher um monte de opções bacanas pra auxiliar no desenvolvimento do desenho e ainda mexer em  tudo, até mesmo as falanges dos dedos.

Comprei esse aplicativo há alguns dias no Google Play, elaborei algumas poses básicas, tirei screenshots delas, e fui brincar hoje de estuda-las no PC com a mesa digitalizadora. O resultado são alguns estudos, mais de anatomia e iluminação do que de gestual mesmo. Mas o legal do app é que são referências infinitas, do gosto do freguês e o propósito é você que define. Hoje estudei esses manequins mais pra anatomia e iluminação, mas amanhã posso estar desconstruindo esse desenho pra elaborar cartuns e desenhos gestuais mais soltos. :)




Outra coisa bastante legal é que a gente acaba tendo que pensar bastante em que parte do corpo tem que ser mexida e em qual direção, para que a pose que você planeja aconteça. Isso acaba levando a gente a ser um pouco mais atento e observador aos movimentos e o efeito que eles causam na gestualidade.

Enfim, deixo esse app como dica pra quem está a procura de referências pra desenvolver estudos do corpo humano. Ele está disponível também para iPad/iPhone/iPod touch, mas não sei o valor, só sei que é massa demais! ^^

6 comentários:

  1. Massa demais isso, né?
    Vai além do bonequinho articulado, que embora quebre um galho danado, não tem a vantagem de se mudar articulações específicas como as dos dedos e tal. Ótima dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal ter a possibilidade de simular a seu gosto uma situação que as vezes pode ser impossível de encontrar uma referência.

      É meio assim: você demora um tempo pra montar a pose, e depois meio que desanima de desenhar. Então quando eu tenho uma ideia de uma pose, acabo fazendo ela antes de dormir, salvo e só depois vou estudar. Hehehe.

      :)

      Excluir
  2. QUE MASSA!! *---*
    Quem comprar por Ipad/Iphone/Ipod touch, vai tá por $3,99 (dólares)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você comprou o aplicativo, Mari?
      Ninguém te segura agora! xD

      Excluir
    2. Opa, valeu pela dica, Mariana!
      Estou curiosa pra saber se você comprou também!
      :)

      Excluir