Estudos gestuais

domingo, 18 de agosto de 2013

Tentando aquecer o braço nessa fria e chuvosa manhã de domingo, ao mesmo tempo que testo uma Wacom Intuos 3. Fiz alguns estudos de desenhos gestuais e iluminação. Tudo muito rabiscado e sujo, mas ajuda a soltar a mão e exercitar o repertório de gestual e anatomia. :)



As fotos utilizadas como referência nesses desenhos foram retiradas do site Figure & Gesture Drawing - Tools for self educating artists, que reúne uma boa seleção de fotografias de pessoas e animais. Tem poses mais simples, outras bem extremas, que forçam a anatomia do modelo, gerando ótimas referências para estudo de musculatura, etc. Algumas poses são muito malucas e advirto para a possibilidade de encontrar também poses com nu. Nesse caso, se você prefere não observar nus artísticos, tem a possibilidade de escolher que só sejam mostradas "fotos decentes" (palavras do próprio website XD).

Sobre a história do teste com a Intuos 3, é assunto pra outra postagem. :P

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Que bacana seus estudos.
    Já tive oportunidade de ver alguns no seu sketch book, mas acho que esses digitais eu quase não vi nada. Você já tinha me mostrado esse site e quando eu lembro, dou uma visitada. É um ótimo "catálogo" de referências pra quem precisa resolver uma pose específica no desenho.

    Aproveita bastante a Wacom aí pra produzir coisas legais pro Caixola!

    Até! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Nanika, valeu pelo comentário! Eu tenho poucos estudos gestuais de mídia digital, justamente porque acho que a mídia física força mais o propósito desse estudo. Principalmente trabalhando com caneta. Pensar bem o traço, estudar proporções, efeitos e como resolver determinadas coisas. :)

      De qualquer forma, acho que produzir coisas legais com a Wacom é um projeto pra meados de Outubro, somente. Você bem sabe, hehehe.

      Excluir
  2. Gostei dos estudos, eu gosto da maioria dos desenhos que envolvem anatomia, tipo esses que vc fez gestuais, gostei do link, muitas referencias interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris!

      Eu costumo pecar muito em anatomia, principalmente no que diz respeito ao detalhamento volumétrico (musculatura, gordura, etc). Ainda me foco muito em resolver as poses e como os membros vão aparecer antes de passar pra um passo adiante. :)

      Que bom que gostou do site, espero que seja útil!

      Excluir
  3. Olha o que achei procurando por desenhos gestuais no google!! Nem gosto dessa ilustradora <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahah! Obrigada, Débora! É mesmo muita coincidência! :)
      E isso já tem tanto tempo, quando eu vi a notificação do seu comentário nem lembrava do que se tratava esse post, acredita?! Quase exatos 3 anos atrás! o_O

      Excluir