Uma coisa leva a outra

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Faz aproximadamente dois meses que comentei sobre minha ausência da internet por conta de uma mudança de residência que fizemos no final de novembro do ano passado. Desde então, mesmo tendo tempo livre pra estudar e postar, não tenho cumprido com esse papel. Desde a mudança tenho passado pouco tempo no meu computador pessoal por vários fatores.

Pra começar, estou sem uma devida estação de trabalho. Meu tempo na internet é ora no desktop do meu irmão, ora na mesa de refeições com o meu notebook. Isso me deixa com uma baita preguiça de montar a estação de trabalho provisória, pois a qualquer momento tenho que desarmar todo o circo.

Depois tem a faculdade que, puxa vida, tem me tirado o sossego! Quem faz parte do meu convívio sabe o quanto sou ansiosa e, embora nesse período eu só esteja fazendo duas matérias e só vá à faculdade duas vezes na semana, um desses cursos está me deixando de cabelos em pé. É o famigerado projeto de graduação que chega a me dar dor no estômago de tanta ansiedade que esse negócio me causa.

Daí, pra não abandonar o desenho de vez, retomei a postura de praticar no sketch book só que, como vocês sabem, não disponho de acesso a scanner com facilidade. Isso faz com que a produção analógica fique presa ao seu meio, impossibilitada de ser compartilhada de forma apropriada ou retrabalhada com ferramentas digitais. Tenho pouquíssimos rascunhos feitos com a mesa digitalizadora desde que cheguei a esta nova casa, e os que existem estão inacabados. Em prol de não deixar tudo ao léu, tenho fotografado algumas coisas com a câmera do meu celular (de míseros 2 mega pixels) mas também só tenho alimentado o meu perfil no deviantART com essa produção.

Tá, mas e daí isso tudo que você disse, Joyce? Bom, reatar com o sketch book foi legal, porque me alimentou um desejo de entrar em contato novamente com mídias tradicionais. Desejo esse que estava hibernando há muito, muito tempo. No meu antigo sketch book havia muito tempo que eu não finalizava um desenho a nanquim (a não ser os que eu fiz pro projeto Ecriândia). No meu novo sketch book eu não tinha nenhum desenho finalizado à nanquim. E isso é um “trauma” que eu vinha cultivando há alguns anos, pois sempre que ia finalizar com tinta ou colorir um desenho em mídia tradicional, saía tudo errado e eu ficava frustrada por ter perdido um desenho do qual eu gostava. 

De certo modo ter desenvolvido um pouco minha lineart no meio digital, e ter começado a rascunhar com caneta esferográfica (nunca mostrei isso por aqui, mas quem sabe em breve eu compartilhe), me deu mais segurança com meu traçado com as tintas nanquim, e quando o negócio sai errado, ah, que seja! Inventa outra coisa, ou deixa pra consertar quando conseguir scanear o trabalho. E isso eu posso dizer que aprendi com as últimas experiências.

Enfim, esse post já tá ficando grande pra caramba, mas estou fazendo ele pra mostrar que não estou totalmente parada e contar o que tenho feito. Inclusive a segunda matéria que estou cursando nesse semestre além do projeto de graduação é desenho de anatomia, junto com a Nanika e outros dois amigos, e aproveito pra deixar pra quem tiver lendo a dica de que ela está fazendo postagens sobre isso no Cappuccino, então não percam! Desenhando Pessoas 0 e Desenhando Pessoas 1 já estão no ar!

Pra quem está esperando a continuação da minha série de postagens sobre métodos de produção digital, eu não esqueci não, gente! Vou continuar. Só estou tentando achar a motivação que eu tinha no final do ano passado. Algumas coisas pelas quais estou passando estão me bloqueando de fazer certas coisas, mas logo, logo passarei por cima disso, espero.

Em breve farei uma postagem com uma compilação das experiências que venho desenvolvendo no meio tradicional, então aguardem.

Abraços aos meus fiéis leitores!



3 comentários:

  1. Ei Suco!
    Eu passo a vida toda construindo o nome "Nane chan" pra você me chamar de Nanika... eu mereço! XD

    Pois é, amiga. Estamos no mesmo barco! Duas matérias que exigem muito da gente, principalmente o tal do projeto de graduação. Apesar de tudo, tenho duas propostas pra te fazer:

    1 - plantar uma mudinha de gervão. Quer dizer, vc nem precisa plantar pq eu te arrumo umas folhas do pé que tem no quintal;

    2 - se houver tempo nessa nossa vida corrida, sentar uma vez por mês pra testar material, produzir alguma coisa e elaborar um Cappuccino ou um Caixola sobre isso.

    By the way, obrigada por indicar os posts sobre desenho de pessoas!

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto das propostas, mas o gervão não precisa. :P
      Vamos ver como que desenrola o período pra gente articular essas experiências aí! :D

      Os posts são bons, merecem ser compartilhados!

      ;)

      Excluir
    2. Ótimo! Ainda não testei apropriadamente minha aquarela em pastilha e gostaria de contar pelo menos com a sua presença pra encorajar a bagunça.

      Também não mexi com o pote de nanquim. Ainda tenho nanquim vermelho aqui, seria legal a gente arriscar umas aguadas heim.

      Aproveita pra trazer seu Max Steel!

      ;)

      Excluir