Nintendogs (Nintendo DS)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Tá aí, uma coisa que eu só experimentei por obrigação. Desde que comprei o DS, nunca tinha me interessado por esse jogo de birra, porque todos sabem que é um dos jogos símbolos de gamers casuais, principalmente mulheres, e eu tenho muita raivinha desses preconceitos "gamisticos". Mas esses dias meu irmão estava aqui, e de repente eu comecei a ouví-lo gritando: "Senta Hunter! Dá a patinha Hunter! Hunter! Fiu~Fiu~!" Sim, ele estava falando com o DS dele e quando cheguei perto pra ver o que era, tinha um filhotinho de labrador na tela, todo serelepe pulando pra lá e pra cá, com pulgas, sem dar a mínima pros comandos. Ainda fiz questão de sacanear meu irmão: "Pô, você tá chamando um cachorro virtual em português! Ele responde?" - a resposta é sim, eles respondem.

Os Caezinhos do Canil \o/ - terrível, eu sei. ¬¬"

Depois de muita insistência do meu irmão por conta de um tal de Bark Mode (uma opção multiplayer) coloquei uma versão do Nintendogs no meu DS (a mesma que ele tinha instalada no dele, pra podermos testar a opção multiplayer). Era o Nintendogs: Labrador & Friends. Tudo começa com o jogador em um canil, com uma quantidade específica de dinheiro a disposição pra fazer a compra do seu primeiro filhote. Nesse título, as raças disponíveis inicialmente são: Labrador Retriever, Miniature Schnauzer, Toy Poodle, Pembroke Welsh Corgi, Miniature Pinscher e Shiba Inu. O interessante desse primeiro momento é que sempre que você opta por uma raça, existe a disponibilidade de escolher entre três cães com sexo e características diferentes. Por exemplo: você tem poodles pretos e brancos, uns mais ativos, outros mais tranquilos, específicos para treinadores experientes ou não.

Opções de Poodles, cada filhote com sua característica gerada de modo randômico.

A partir da escolha, o jogador deve levar o filhote pra casa e ensiná-lo seu nome entre outras coisas. É aí que começa a parte chata. Para ensinar o nome e truques para o cãozinho, deve-se falar em voz alta utilizando o microfone do portátil para gravar o comando. Você diz em alto e bom som o nome do cão, repetidas vezes (até demais) até que ele aprenda. Funciona como um gravador. Se o padrão de som for diferente do primeiro em entonação, o cão não irá reconhecer. O problema é que assim que você ensina o nome, deve ficar repetindo diversas vezes para que ele não esqueça. O meu esqueceu duas vezes e só isso me desgastou do jogo.

Truques são ensinados com a utilização do comando de voz e a touch screen por meio de comandos gestuais. Com o uso da stylus o jogador pode, por exemplo, tocar a cabeça do filhote e arrastá-la ao chão para que ele sente, e em seguida falar o comando "sit" e assimilá-lo ao movimento que o cachorro acabou de executar. Como é um gravador, é possível registrar comandos em sua língua nativa - eu mesma registrei "senta!". Existe também um caderninho de truques no qual o jogador pode escrever os comandos que já foram aprendidos pelo filhote para não esquecer depois.

O jogo é desenvolvido em 3D e mesmo com a baixa possibilidade gráfica do Nintendo DS os filhotinhos conseguem ser mesmo bonitinhos. É necessário acariciar o cachorro para recompensá-los e demonstrar afeto, e ele responde ao toque nas mais diversas partes com animações de acordo. Quando se passa a stylus na orelha, ela abaixa; se pega na patinha e arrasta, ela levanta; se passa a mão no pescoço, o cachorrinho levanta a cabeça e faz cara de satisfeito! É assustadoramente fofo!

Meu filhote de Shiba Inu. Era pra se chamar Mordekai em homenagem ao personagem de Apenas um Show, mas não coube... XD


É perfeito para ensinar aquele senso de responsabilidade para crianças, pois diferente de um Tamagochi, tem-se agora uma representação fiel de um animal real, sem sujeira em casa e dor de cabeça - muito embora as pessoas fiquem gritando os comandos o tempo todo. Não tenho condições de dizer até que ponto vão doenças e a morte do mascote, nem se existem, porque não dei continuidade ao jogo. Confesso que essa história de ficar gritando na frente do DS não me anima muito, apesar de o jogo ser no mínimo interessante. Enfim, de maneira geral, posso dizer que é um título que surpreende e que não é a toa que algumas de suas mais diversas versões estão na lista dos jogos escolhidos pelo editor na IGN.

As outras versões do jogo pra Nintendo DS são:

Nintendogs: Chihuahua & Friends
 - Chihuahua
 - German Shepherd Dog
 - Boxer
 - Cavalier King Charles Spaniel
 - Yorkshire Terrier
 - Shetland Sheepdog

Nintendogs: Dachshund & Friends
 - Miniature Dachshund
 - Golden Retriever
 - Beagle
 - Pug
 - Siberian Husky
 - Shin Tzu

E por hoje é só. Espero que tenham gostado do post. Pra quem curte esse tipo de jogo, é um prato cheio!

Até a próxima.


7 comentários:

  1. Huahuahauahaua já imaginei um desenho sobre isso! xD

    Que nome vc deu pro Shiba afinal?

    ResponderExcluir
  2. Ele responde por Mordekai, mas tive que escrever Mordeki. Na verdade eu nem faço idéia de como é exatamente o nome do personagem de Apenas um Show. Só acho esse nome engraçado e queria mesmo avacalhar! Ia chamar ele de totô, mas desisti! =P

    Sobre o desenho, desenhe! \o/

    ResponderExcluir
  3. Vish!!! Acabei de ter outra ideia pra desenho por causa desse nome aí! Acho que vou acaber fazendo uma tirinha mesmo... Bjaum

    ResponderExcluir
  4. Deu vontade de jogar D:
    Podia ter colocado o nome dele de Saltitão! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! E cantar pra ele: "Sai fora Saltitão... la la la...!" AHUEHEUAHAUEHAEU
      Top heim!

      Excluir