Jogando no PC

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pra quem tiver paciência de ler, o relato de uma experiência frustrada e a solução pra tudo!
Desde o nosso primeiro computador (datado de 2001) se tem uma coisa que não falta instalado aqui em casa são jogos, principalmente emuladores. Mesmo enquanto ainda tínhamos o console do Super Nintendo em casa em plena atividade, já emulávamos alguns jogos que nunca conseguimos ver nas mãos em cartucho, como Dragon Ball Z Hyper Dimension, Dragon Ball Z, Sailor Moon, Seiken Densetsu 3 (a.k.a Secret of Mana 2 não oficialmente nos EUA) entre quinhentos outros RPGs e jogos que havíamos jogado há décadas e não conseguíamos mais encontrar.


No início de 2011, quando resolvi mudar de desk pra laptop, uma das primeiras coisas que pensei foi: "Como vou jogar com meus irmãos e amigos só no teclado?" Além de não acomodar muito bem duas pessoas na frente de um laptop, se quebrar o teclado, era uma vez, e olha, já foram muitos teclados avariados pela jogatina de Tetris Attack e alguns outros títulos de Game Boy Advance.


Pensando nisso e em manter a jogatina no PC, logo adquiri um par de controles da Leadership Gamer. Os USB Small PC me custaram no Kabum míseros R$9,90 cada mais o frete. Extremamente barato para o que se pretendia (jogar SNes, M.A.M.E, PSX e Mega Drive). Apesar dos botões um pouco duros e barulhentos, ficamos muito satisfeitos com a possibilidade de jogar com controles no PC depois de anos jogando somente no teclado. Foi muito bom jogar Guilty Gear e os vários beat'em up de Arcade. Foi justamente por aí que comecei a ficar insatisfeita. Os controles começaram a apresentar conflitos na hora de emular Dungeons and Dragons no CPS-1, e não era compatível com o jogo pra PC que eu estava mais interessada em jogar multiplayer na época, Trine. Tive que me conformar, mas tinha em mente que na primeira oportunidade, iria adquirir joysticks melhores, de preferência com analógicos.


Leadership USB Small PC: perfeito pra você que não tem muitas expectativas.
Essa idéia foi ficando cada vez mais enraizada na minha cabeça quando comprei o primeiro Humble Bundle (Humble Frozen Synapse Bundle) que continha jogos compatíveis com controles incluindo opções de cooperação local (ex.: Shadowgrounds, Shadowgrounds: Survivor e o próprio Trine), mas não compatíveis com os meus.


Depois disso sosseguei um pouco com os jogos por conta das atividades universitárias, mas nesse fim de ano foram lançados tantos Bundles de jogos independentes e tantas promoções no Steam, que acabei adquirindo mais jogos do que jamais imaginei! Muitos deles compatíveis com controles, mas não com os que eu tinha. Pra completar, meu irmão mais velho tem vindo muito aqui em casa nessas férias e acabamos experimentando a oportunidade de jogar jogos com mais de 2 jogadores, o que nunca tinhamos feito aqui em casa! Foi uma experiência muito maneira!


Isso tudo culminou com a difícil decisão de adquirir um controle decente que fosse a solução pra todos os meus problemas! Depois de muito pensar resolvi investir em um controle oficial do Xbox 360 com fio e entrada USB. Fiz a compra pelo Wal-Mart semana passada e recebi hoje o produto. Fiz um teste nos jogos que eu tinha no PC e alguns emuladores também e o saldo é: va-leu-ca-da-cen-ta-vo! Compatibilidade garantida pra todos os jogos compatíveis com controle que arrumei recentemente e funciona perfeitamente com os emuladores também. A parte ruim é que pra quem está há mais de 10 anos jogando com o modelo da Sony, o estranhamento dos gatilhos, do posicionamento do analógico esquerdo e do digital, os nomes dos botões, e até mesmo o formato ergonômico do controle é grande.


Nova vida de jogatina a frente! =P
Bom, esse post é mais um daqueles exemplos de que o barato sai caro, e que as vezes vale mais a pena investir um pouco mais em algo que você realmente gosta pra não ter dores de cabeça.


Obrigado a quem teve paciência de ler, e até a próxima!

5 comentários:

  1. Parabens pelo controle joyce e digo mais:

    Vem pra caixa vc tambem!!!!!!!!!!!!Vem!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu li tudo! *esperando o parabéns*

    Fiquei imaginando sua cara a cada paragrafo! xD
    Adoro suas legendas irônicas.

    Só falta marcar um have fun pra eu ver a jogatina ne? u.ú

    Beijos, sua linda!
    Passa lá no Cappuccino depois que tem um concurso!
    hauahuahauahuahuaau

    ResponderExcluir
  3. Oi mas me tira uma duvida cruel, voce conseguiu alguma vez usar o Joy Small pc da leadership no emulador Snes9x???
    Se tiver conseguido pela deusa me ajuda como por pra funcionar...pls pls pls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar desse joystick ter problemas no SNes9x. Além disso eu só uso o ZSNes como emulador de Super Nintendo.

      Vou ficar te devendo essa.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir