Feito, não perfeito

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O artista Jake Parker publicou em suas redes sociais ontem um vídeo muito inspirador, chamado "Feito, não perfeito". Foi algo que eu sinto que precisava ouvir e acho que muitas outras pessoas gostarão de ouvir, por isso traduzi o texto do vídeo pra português pra torná-lo mais acessível. :)


"Feito, não perfeito.

Eu quero que você repita esse mantra: feito, não perfeito.
Concluir algo é muito mais importante do que ter algo que é perfeito, mas inconcluído.
Uma das melhores formas de se de aprender a fazer algo é simplesmente fazendo-o.
Se você quer desenhar quadrinhos, vá desenhar quadrinhos.
Se você quer ilustrar um livro, vá ilustrar um livro.
Se você quer ser um concept artist para filmes, comece a desenhar personagens e ambientes para um filme de animação fictício.
O importante é que você faça algo e conclua.
O projeto finalizado provavelmente será ruim, mas não é isso que importa. O que importa é você ter a habilidade de pegar uma ideia e desenvolvê-la do começo ao fim.
Se você se preocupar com perfeição ou em ser bom, daqui a um ano você vai odiar qualquer coisa que fizer perfeitamente agora.
Você não vai gostar porque seguiu em frente e melhorou.
Então porque se pressionar a ser perfeito agora se você sabe que naturalmente será melhor no futuro?
O mundo quer e precisa de pessoas que concluem coisas.
Então lembre-se que uma parte de se tornar um artista fantástico é ter a habilidade de concluir algo."

Jake Parker - traduzido por Joyce Carmo com autorização do autor.
--

Mr. Jake Parker (Tumblr) - Finished not Perfect
Jake Parker Art (Facebook)

Trocando em miúdos, precisamos nos focar muito mais no processo de fazer e concluir ciclos do que na qualidade desse resultado. A qualidade vem com o tempo, com a repetição, com a assimilação de novas técnicas e coisas que teremos habilidades de reproduzir ao longo do aprendizado. Mas só vamos aprender fazendo! Não tem tutorial mágico que vá te ensinar a desenhar, se você mesmo não sentar e desenhar uma porção de coisas pra aprender.

Então vambora estudar e fazer mais coisas, e coisas acabadas!

Até a próxima! :)

4 comentários:

  1. Adorei a tradução, vai virar mantra mesmo.

    Acho o trabalho do JP fantástico (sigo ele pelo facebook), agora virei fã.

    Valeu Joyce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que o pessoal esteja curtindo a tradução! Há muito tento compartilhar esse tipo de conteúdo de mentalidade com amigos, mas a língua costuma ser uma barreira. Dessa vez a mensagem foi tão boa que fiz questão de traduzir :)

      Artistas como o Jake Parker entregam à comunidade muito mais do que só desenhos bonitos e ideias legais, eles agregam esse tipo de valor, compartilhando mentalidades positivas e, pessoalmente, acho isso muito importante, principalmente numa época que vivemos, a meu ver, em um ambiente de "competição" velada.

      Agradeço à internet por poder estar em contato com artistas fantásticos como ele. Se não fosse isso, nunca estaríamos expostos a esse tipo de conteúdo! :D

      Excluir
  2. Parabéns por compartilhar isso conosco, Joyce. Realmente o sr Jake é um grande artista e esse vídeo me ajudou a sair dessa ideia precipitada de deixar o desenho perfeito sendo que essa evolução será natural, é um aprendizado para se levar para vida toda. Um novo item de ajuda para a bagagem de desenhista.
    Obrigado e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rangel!

      Disponha! Me sinto feliz em poder ajudar a compartilhar as boas palavras e cultivar um pensamento mais positivo entre a comunidade artística. Sei que não tenho méritos nenhum com a mensagem transmitida além da tradução, mas se ajudou você em algum momento, pra mim já basta. :)

      Obrigada pelo seu comentário, tudo de bom pra você também e volte sempre que quiser ao Caixola!

      Excluir