Pessoas Rato

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

No último domingo, durante uma conversa com a Nane (Cappuccino com Nane chan), fui desafiada pra fazer um "Rodentia ao contrário". Ela me disse que eu estava fazendo um bom trabalho antropomorfizando ratos, mas que gostaria de ver como eu me sairia "ratizando" pessoas (eu sei, esse termo não existe, mas foi o que eu achei que se encaixou melhor). Eu gostei da ideia, pedi mais detalhes e um prazo pra execução. A data de entrega foi marcada pra hoje (sexta-feira, 21/08), portanto cá estou eu pra mostrar o que consegui fazer entre meus momentos de desânimo.

Rascunhos
Pensei em começar o processo do jeito que sempre começo, com rascunhos descompromissados, tentando encontrar o que seriam as pessoas-rato, mas como disse, essa semana foi particularmente difícil e nada do que eu fazia parecia funcionar. Daí, decidi tentar enveredar por outros caminhos no meu processo criativo e passei a fazer estudos de personagem com silhuetas, sempre procurando pensar quais tipos de pessoas eu poderia criar com características de ratos.

Estudos de gestual com silhuetas

Desse processo construí esses quatro personagens:


Burguês: um tipo ruim, que gosta de explorar todo mundo que pode. Dono de vários empreendimentos, acredita que pode extorquir qualquer um que tente adquirir qualquer tipo de lucro nos arredores de suas dependências.


Menina órfã: ela e seu irmão ficaram órfãos e foram dados aos cuidados do seu tio. Uma menina de grande bravura e caráter, trabalha colhendo coisas que possa vender ou trocar por outros bens.


Menino órfão: irmão mais novo da menina, não se conforma com a situação familiar em que vivem e acaba sempre se revoltando com os trabalhos que devem fazer, o que normalmente coloca sua irmã em apuros. Apesar disso é um menino de bom coração que sempre se arrepende de seus atos e tenta ajudar como pode.


Tio babaca: um grande vagabundo, se utiliza do trabalho de seus sobrinhos pra sobreviver, além de gastar o dinheiro adquirido por eles em jogos e bebidas.

Quando a Nane me fez esse desafio, antes de começar a desenhar gastei um bom tempo pensando em contexto. Acabei indo parar na Era Vitoriana, numa Inglaterra que começa a sofrer os reflexos da Revolução Industrial. O cenário é uma cidade, crescendo desordenadamente conforme a necessidade das indústrias locais, e por consequência tem-se muitos pobres e desabrigados por todo o lado.


Blá, blá, blá, blá, tudo um monte de besteira que tá escrito aí em cima, eu sei, mas foi uma tentativa de dar algum pano de fundo pros personagens, porque eu não queria só fazer um desenho, queria criar algo que tivesse relação.

Não sei se no fim das contas eu cheguei onde a Nane esperava, mas foi um exercício bem interessante de qualquer forma. Obrigada pela proposta, Nanikinha! :)

Me digam o que acharam aí nos comentários!
Obrigada por ler e até a próxima!

4 comentários:

  1. Nossa, q doideira! Nane te faz passar por cada uma kkkkkkk
    Mas achei o processo bem interessante, talvez vc até consiga mais ideias pro Rodentia com esse tipo de trabalho (ok, só ñ sei como) O personagem que me lembrou mais um rato foi o tio. Não sei se é por causa da posição ou da cara. Ou os dois xD E o estilo de roupas com a paleta de cores me lembrou bem essa época da 1° Revolução, se encaixou direitinho. Ah, e adorei o layout do blog!! Continue se desafiando, Suko! Bjo!

    P.S: não sei por que, mas seu blog não tá legal pra acessar pelo celular :// fica mudando de página quando tento dar zoom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mari!
      Pois é, a Nane só me apronta, mas eu gosto! Hehehehe. Rodentia e esse universo das Pessoas-rato são bastante diferentes. Pra Rodentia eu imagino algo mais Medieval, enquanto esse é 1ª Revolução, mas o exercício de desenvolver personagens é legal de qualquer forma.

      Legal que você gostou da experiência e do novo layout! Fico muito feliz de ter você participando aqui novamente, obrigada!

      O Caixola nunca foi muito mobile friendly e eu sempre vejo ele mais pelo PC mesmo por isso nunca notaria esse tipo de problema. Obrigada por me avisar. Vou ver se tem alguma configuração que eu possa adaptar pra melhorar a experiência pelo celular.

      Beijos!

      Excluir
  2. Ei Suco!!! Gostei de ver, heim!
    Já comentei pessoalmente o seu resultado, mas vou registrar aqui também o que achei disso tudo. Mas antes, claro, gostaria de agradecer por ter embarcado mais uma vez em uma das minhas doideiras.

    Nos seus estudos consegui perceber várias referências suas de ratos na animação, como por exemplo Bernardo e Bianca e O Rrrrrratinho Detetive. As personagens ficaram bem Vitorianas, marcando aí, como bem dito pela Mari, a 1ª Revolução.

    O personagem que achei mais próximo do que esperava quando propus o desefio foi o Burguês. Acho que pela postura e pelos bigodes, nariz fino e comprido... Mas aí vai muito da minha interpretação de rato né. rs Muita semiótica envolvida.

    Enfim, fiquei feliz que, pra quem estava com medo de conseguir finalizar 1 estudo em 7 dias, você fez 4 estudos COLORIDOS sensacionais!! xD

    Me desafia aí, agora. Dá o troco na amiga...

    Bjo o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de que, Nanika. Foi divertido entrar na brincadeira. Eu acho que as referências acabaram entrando inconscientemente, mas agora que você apontou, realmente salta um pouco a vista, hehehe.

      Acabei indo mesmo mais pro lado da semiótica, porque você deixou claro que na primeira olhada eles seriam humanos e se percebe o rato depois. Por isso investi um pouco do tempo elaborando alguma história e personalidade pra eles, porque achei que isso contribuiria pra leitura dos desenhos, e assim a identificação dos ratos por trás de cada um.

      E não foram sete dias não senhora, foram cinco, pois você me deu o desafio numa segunda e eu tinha que entregar na sexta da mesma semana.

      Eu demorei pra te responder porque, entre outras coisas, fiquei matutando um desafio pra você também, mas ainda não pensei em nada... desculpa. T^T

      Obrigada pelo comentário e pela oportunidade de trabalhar em algo diferente. :)

      Beijo

      Excluir