Feliz Desaniversário

sábado, 8 de novembro de 2014

Há muito tempo venho ensaiando trocar de mesa digitalizadora (tablet). Tenho a mesma mesa da Genius (uma Mousepen 8x6) desde o meu aniversário em dezembro de 2009. Foi o modelo mais barato que consegui encontrar na época, quando até mesmo os piores modelos da Wacom custavam em torno de 400 e lá vai porrada reais. Mesmo sendo um tablet de baixo custo, serviu ao seu propósito muito bem: saber se eu me adaptaria ao desenho digital.

Valeu, Genius! Nossa jornada foi 10! :)
Depois de começar a trabalhar profissionalmente como ilustradora, passei a trabalhar mais tempo em mesas da Wacom do que na minha própria Genius, e isso me fez perceber a diferença absurda na qualidade técnica delas. Desenhar em casa digitalmente começou a ficar muito chato pra mim, e acabei deixando um pouco de lado nos últimos meses.

Bom, depois de economizar muito (mesmo que contra a minha vontade) decidi me dar um presente de desaniversário, que com certeza já vale também pelo meu aniversário e pelo Natal! XD Finalmente saí do amadorismo e passei pra uma mesa da Wacom, a Intuos Pro Small.

Intuos Pro Small, minha companheira de aventuras! ... ou esse seria o Toddynho? Já nem sei! :S
A qualquer pessoa por aí se perguntando se vale a pena pagar o preço da Intuos Pro Small ao invés de uma Intuos Medium ou Large (quase a mesma coisa em termos de custo), digo que vale sim! Depois de trabalhar com uma Bamboo no estágio e com a Intuos em casa, dá pra dizer que mesmo entre modelos Wacom a diferença existe. Não que as Intuos (novas Bamboos) sejam ruins, mas dá pra sentir no controle da pressão e na qualidade da linha que a Intuos Pro tem uma vantagem. Outro ponto importante é que a Intuos Pro vem com um kit wireless. Desenhar sem o incômodo de fios é algo a se levar em consideração, principalmente porque na Intuos o kit wireless é vendido a parte.

Embora a área ativa da mesa seja bem pequena (158 x 98 mm, isso é aproximadamente um A6!) na minha opinião esse é um caso clássico da vitória da qualidade sobre a quantidade. Além disso tudo, vale lembrar que a quantidade de dpi e de pressão da Intuos Pro são o dobro da Intuos, e ela ainda tem sensibilidade para inclinação da caneta, coisa que as Intuos não oferecem. Quer mais um motivo? Se você gosta da função touch, todas as Intuos Pro tem, inclusive a Small. :)

Então, caso você que esteja lendo esse post esteja se perguntando, como eu há semanas atrás, o que vale mais a pena, uma Intuos ou uma Intuos Pro, eu digo que leve em consideração comprar a Pro, principalmente se você é um artista de nível intermediário a avançado e se pretende continuar no ramo da ilustração digital/manipulação de foto.

Sem mais a dizer:

Feliz Desaniversário pra mim!!!

Obs.1: Em 2009, quando eu ganhei o Genius, fiz meu primeiro desenho com mesa digitalizadora, vou deixar aí embaixo pra vocês conferirem. :P
Obs.2: Sim, eu tenho um novo corte de cabelo. :P

14 comentários:

  1. Joyce
    Amo quando me presenteio....rs E confesso que não preciso de uma data específica pra isso. Eu simplesmente penso: sou uma boa menina, mereço! hahahaha

    Parabéns pela nova aquisição. Você tem talento e vai longe.

    Eu já pensei em comprar uma dessas, mas como amo de paixão cheiro de tinta, papel e todo esse acervo de artes fico com medo de deixar a mesinha de lado. :S

    Amei você ter colocado os dois desenhos. Ficaram lindos. Mas o primeiro referente a nova aquisição me parece um desenho mais maduro.

    Espero ver muitos trabalhos!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Silvia!

      Como eu sempre digo, se você não sabe se vai se adaptar, compensa mais pagar menos em um modelo simples, assim você sente que jogou menos dinheiro fora se não gostar do equipamento. ^^" Pelo menos essa é a minha política.

      O novo desenho tem 5 anos a mais de estudo e prática do que o de 2009, né?! Quando eu fiz o meu primeiro desenho no tablet, eu não sabia absolutamente nada. hehehe

      :)

      Excluir
  2. A Joyce cresceu tanto... *snif*

    Parabéns pela aquisição, Suco! Um presente de desaniversário mais que merecido! Que daqui pra frente seja só oba-oba e que você melhore cada vez mais, e que se acostume logo com o novo brinquedo.

    O desenho atual ficou ótimo! Parece até vetor esse contorno ae. s2

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai, esse povo sentimental! XD

      Obrigada, Nanika! Tomara que esse presente de desaniversário marque o desabrochar de novas flores por aqui, hehehe! Quanto ao costume, é questão de tempo e prática mesmo. Daqui a pouco já tô de boa.

      Bjão

      Excluir
  3. Morro de inveja. Um dia chego lá. (kkk) Parabéns pelo seu desaniversário, por coincidência hoje também é meu desaniversário viu? Não ligo de receber uma Intuos dessa de presente. (kkkk) Parabéns!!! Wacom é D+, seus desenhos também Joyce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega sim! Só focar a meta!

      Hoje é o desaniversário de um monte de gente né? É o meu de novo, inclusive!
      Olha, foi tenso... um rim, um pulmão e um bocado de dinheiro... mas tá valendo a pena. Quando eu for comprar uma Cintiq (cof... nunca! cof... cof...) XD vou ter que doar todo o restante dos meus órgãos, hahahaha!

      Obrigada, Mateus, pelo suporte e pelo comentário!

      Abraço!

      Excluir
    2. Bom, essa de vender os órgãos foi uma boa ideia. Não tinha pensado nisso. (kkkk) Sonho com a Cintiq também, àquela 24 HD da gosto de ver funcionando. Acho que ia ter que vender a alma... não gostei dessa ideia. o.0 (kkkkkk) Eu que agradeço por compartilhar seus conhecimentos conosco.

      Excluir
    3. Vai cogitando a ideia, de repente você se acostuma com a possibilidade. :P

      E disponha! :)

      Excluir
  4. Nossa Jouyce, esqueci de falar uma coisa.

    Quando comprei a minha, achei que o tamanho da área para desenhar ia influenciar. Depois percebi e entendi que o computador e o seu cérebro fazem a conversão da proporção tela/mesa, acho que uma mesa com uma área maior pode até atrapalhar, já que o esforço para desenhar é maior.

    Só uma dúvida, a área de desenho da Intuos Pro é texturizada?

    Valeu por compartilhar essa vitória conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, agora você me pegou... eu não sei se é texturizada, mas creio que não. Até vem uma ponteira que parece uma lixa, que é justamente pra aumentar o atrito, e uma que tem uma pontinha de borracha. Então creio que não seja texturizada.

      Eu que agradeço por se empolgarem comigo, hahahaha!

      Excluir
    2. Que bacana Joyce, fico feliz por sua aquisição. É uma mesa fantástica, o touch funciona em qualquer software do computador. Isso é muito legal. Minha Intuos é touch também, muito bom.

      Qual software você utiliza para desenhar?

      Excluir
    3. Disse tudo! Eu uso Photoshop CS5 ou superior, moço. :)

      Excluir
  5. Boa tarde Joyce, é muito bom quando nos presenteamos, principalmente quando é algo tão útil para o nosso trabalho. Eu tenho uma Wacom CTH-470 já tem uns quase 3 anos (presente de aniversario de casamento :D) e hj não consigo fazer nada sem a danada da mesa, o mouse limitava muito a criação e fora que ficar trabalhando 11hs por dia com ele aja dor no braço no final do expediente, rsrsrsrs.
    Hj eu percebo uma maior produção e grande evolução nos desenhos. Ou seja é um presentão mesmo, rsrs.

    Parabéns pela conquista e espero ver muitos trabalhos por aqui,

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O mouse é engessado porque perde justamente a nossa capacidade de ser gestual. Por mais que ele tenha muitos dpis nunca vai ser igual ao tablet. Isso sem falar na sensibilidade de pressão, que é muito bom pra desenho e pintura. Com o tablet, nos limitamos ao smudge, que é uma droga...

      Obrigada pelo comentário! Eu espero poder continuar postando e atender às expectativas, hehehe!

      Abração!

      Excluir