Ratatouille

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Volta e meia esse filme passa em algum canal da tv a cabo. E toda vez que encontro um canal que tá passando "perco" meu tempo assistindo. Outro dia minha mãe passou pelo meu quarto, viu o ratinho na tela e disse: "de novo vendo esse filme?!". XD O que eu posso fazer? Ratatouille não só é um filme muito legal, mas tem um visual muito bacana também! Dessa última vez que assisti, fiquei prestando bastante atenção na diversidade dos personagens.

Fiquei com uma baita vontade de tentar pintar digitalmente um personagem do filme, do mesmo jeito que fiz com as cenas de fundo do mar do post anterior, mas num deu... Não sei dizer onde estava a dificuldade. Comecei pela silhueta como nos tubarões, fui tentando dar volume, mas simplesmente não funcionava.

Aí, em determinado momento deixei pra lá as camadas de cor e resolvi rascunhar alguns personagens de observação de capturas de tela do filme. E o resultado ficou assim:

Chef Skinny

Linguini 1

Linguini 2
Transformar 3D em 2D é um pouco difícil, mas acho que ficou um estudo legal! O meu irmão mais novo antes mesmo que eu dissesse quem eram os personagens me viu mexendo nas imagens e disse: "Eu estava achando que reconhecia o rapaz aí, mas quando você passou pela imagem do careca eu logo reconheci! Esse personagem é muito marcante!" Logo, suponho que o Chef Skinny tenha ficado bem representado nas minhas linhas, e o Linguini ficou na metade do caminho.

Sobre o Linguini, a maior dificuldade na sua representação em 2D é entender aquele cabelo todo enrolado, que não sabe se vai pra frente, pra cima ou pra baixo, e por isso acabei ficando com dois Linguinis um tanto diferentes. Já o Chef Skinny, tenho que concordar com meu irmão: é mesmo único! :)

Esses são alguns dos meus últimos estudos, uns rascunhos mais descompromissados. Acho que isso tem feito falta ultimamente e vou tentar fazer mais. Espero que tenham curtido e até a próxima!

14 comentários:

  1. "Posso pintar?" XD Essa frase tá virando um bordão já... Mas a culpa é sua por fazer esses desenhos tão convidativos!

    Aqui em casa não tem tv a cabo (sim, não tenho tv a cabo, não tenho smartphone, não tenho facebook, e ainda considero filmes dos anos 2000 "recentes"), mas quando estou fora de casa, vira e mexe pego Ratatuille pela metade. O tenso é que sempre pego o filme na mesma parte!! xD Campeão de repeteco, com UP em segundo lugar e Ponyo, em terceiro.

    Enfim, vamos ao que interessa: Achei que seus estudos ficaram muito bons e que você resolveu o cabelo do Linguini melhor na figura do meio, porém, o gestual da última imagem tá muito mais característico. =D

    Eu tenho uma opinião meio conservadora (não sei se é o termo certo pra isso) sobre tentar simular algo 3D com pintura digital quando esse "algo" é uma modelagem em 3D. Não sei se era a sua ideia original, mas sinceramente, a proposta de "dois dezear" os personagens ficou muito mais rica! Você resolveu muito bem e, sei lá, vejo tranquilamente uma adaptação pra quadrinhos no seu traço. (*_*)

    Eu não quero que a Disney te carregue pra longe de mim... (T^T)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Bom, primeiro obrigada pelos elogios aos desenhos. Era um estudo sem muita pretensão a não ser aprender a resolver personagens diferentes, ganhar um pouco mais na biblioteca, essas coisas.

      No primeiro Linguini eu tava com mais paciência pro cabelo, talvez por isso tenha ficado melhor, mas o ângulo de câmera era um pouco mais difícil de reproduzir. Talvez por isso o segundo tenha ficado com essa sensação de gestual mais característico, embora todas as imagens sejam desenhos de captura de tela.

      De começo eu queria mesmo tentar reproduzir a cena da forma mais fiel que eu conseguisse, mas como falhei resolvi manter o estudo de rascunho. Que bom que ficou um estudo legal e condizente com a modelagem 3D.

      Sobre essa história de Disney me carregando, relaxa... tem gente por aí que deve ser muito mais interessante pra eles do que eu. :P

      Sobre colorir, fica a vontade! :D

      Obrigada pelo comentário, Nanikinha!

      Excluir
  2. Eu tava assistindo esse filme dia desses e foi bem nesse tipo de situação! Kkkkk

    Acho que quando tentamos desenhar um personagem, nós entendemos como ele foi construído. Pq assim, estamos realmente prestando atenção em todas as características dele. Quando tento desenhar algo de cabeça e dps comparo com uma imagem, percebo q saiu uma coisa completamente diferente xD Aposto que vc não imaginava q o cabelo do Linguini fosse tão complicado assim =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ratatouille é tipo um filme de sessão da tarde na tv a cabo, né? Hauehue!

      E é bem por aí mesmo, Mari! Pra mim o exercício de copiar um desenho vai mesmo por esse lado, de tentar entender a construção dele e assim ampliar minha biblioteca.

      Quando tentamos desenhar de cabeça fica diferente porque a gente acaba desenhando os personagens com elementos internalizados que nem sempre condizem com a versão real deles. Me lembro de ter lido algo a esse respeito em um exercício do livro "Desenhando com o lado direito do cérebro".

      Nunquinha nesse mundo eu faria ideia de que o cabelo do Linguini era tão capetoso! Fiquei até com vontade de olhar como era resolvido antes, no concept art, porque em algum momento ele já tinha sido 2D... antes de ser 3D e antes de eu tentar fazê-lo 2D, entendeu? XD Hahaha!

      Obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  3. Joyce
    Eu amo desenhos e não me importo de assistir várias vezes....rs. De uns tempos pra cá é que comecei a ter vontade de desenhar alguns personagens que gosto mais, mas só na vontade mesmo. Quando vejo esses desenhos reproduzidos por você ai tenho vontade de largar tudo e tentar....rs

    Adorei os 3 desenhos. Mas o Chef Skinny realmente tem um Q a mais. Não sei dizer o que é, mas tem.

    Adoro desenhos/rascunhos só com contornos. Ficou bonito. Aliás, não considero rascunhos feios. São apenas registros do nosso processo criativo, logo não faz sentido dizer que o rascunho ficou feio, mais ou menos ou sei lá o quê.

    Ficou inspirador.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez essa iniciativa de reproduzir alguns dos seus personagens favoritos possa funcionar como um empurrãozinho pra você começar o seu próprio processo criativo, Silvia. Digo isso porque você sempre comenta que tem dificuldade nessa área e foi assim que eu comecei também, hehe. :)

      Eu também não me importo de ver várias vezes o mesmo desenho, dependendo do desenho, claro! XD Tem vezes que ligo a TV e tá passando um episódio de um desenho qualquer que já vi quinhentas vezes, aí fica difícil não se importar. Mas normalmente acabo curtindo sempre. :P

      Eu sou suspeita pra falar sobre rascunhos, porque também sou apaixonada. Um desenho bem acabado tem seu lugar, mas rascunhos são tão cheios de expressão, que fica difícil desgostar deles, né? ^^

      Obrigada pelo seu comentário e vê se anima de fazer uns estudos também! :D

      Excluir
    2. Joyce
      Não sei porque essa vontade de desenhar aparece muito forte quando estou trabalhando. Será que o chefe me libera para desenhar???? hahahahaha
      beijinhos

      Excluir
    3. Olha, acontecia comigo com muita frequência também, viu?! XD
      Agora, se o chefe libera ou não, são outros quinhentos. Custa nada tentar, né?

      Se você sobreviver, nos conte o resultado! Hahahahah!

      Excluir
  4. Adorei os desenhos/rascunhos...e os fundos deram um charme muito legal! Adoro essa "brincadeira". Gosto muito de ver desenhos..e esse em especial tem passado muiiito mesmo na tv a cabo rss.. Amo assistir, mas minha mãe tem panico de ratos...tipo ao extremo, uma fobia...então tenho que ver quando ela não esta por perto rsrs.... do Mickey ela gosta kkkk

    Bom... vc mandou muito bem na transformação de 3D para 2D! Como a Silvia disse, da vontade de sair desenhando rsrs
    Bjãooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah! O Mickey é mais humano do que rato, né? Acho que ele já é um personagem tão grande que as pessoas simplesmente ignoram que ele é um rato, até mesmo os criadores. Outro dia assisti um desenho que o Mickey morava em um apê, tinha um peixinho dourado, e um gato de rua que queria comer o peixe. Quando vi o Mickey espantando o gato do apartamento, pensei: "uai, o Mickey devia sair correndo do gato junto com o peixe!" Heheheheh

      Então... saiam desenhando, poxa vida! Brincadeiras a parte, obrigada, Débora! :D

      Excluir
  5. De vez em quando to vendo esse filme, minha filha gosta muito desse ratinho, e o designer dos personagens é muito maneiro.

    Quanto aos desenhos, ficou bem fiel as características dos personagens do filme muito bom, gostei bastante dos cabelos, eu tava até tentando fazer uns testes, só achei o cabelo um pouco confuso na parte de traz no segundo desenho, mas ta muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris! :D

      Ratatouille é tudo de bom mesmo! hehehe

      Excluir
  6. Olá, Joice!
    Ainda não tentei fazer desenhos em 2d baseado em 3d. Com certeza deve ajudar no processo de criação em 3d. Qualquer hora vou tentar para ver no que dá.
    Legal seus trabalhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tito!

      Bom, eu acho que qualquer exercício de percepção das formas deve ser válido. Minha experiência com modelagem 3D é ínfima, mas imagino que deve ajudar sim.

      E obrigada por conferir o blog e comentar! Seja sempre bem vindo!

      Excluir