No fundo do mar

terça-feira, 24 de junho de 2014

Aposto que vocês estão lendo o título desse post e estão pensando: "Lá vem coisa d'A pequena sereia de novo!". Pois se pensaram isso lamento muito informar mas estão enganados, hehehe! Aposto que alguns nesse momento disseram: "Ufa!". XD Chega de zoeira!

Ultimamente tenho encontrado um pouco de dificuldades pra criar. Estou me esforçando pra desenhar pelo menos um pouco todo dia, mas tem vezes que o lápis passeia, passeia e passeia, mas não sai nada. Embora isso possa ser um pouco frustrante, tem seu lado bom, porque numa tentativa de fazer estudos com maior frequência, acabo inventando outras atividades que fogem da criação de personagens e afins.

Juntando esse bloqueio com um desejo antigo de aprender mais sobre pintura digital, hoje decidi só pintar de observação. O desafio foi encarar algumas cenas de fundo do mar. Fui no Pinterest, procurei por tubarões, e salvei algumas imagens pra usar como referência. Os estudos correram no tempo médio de 1h cada um, com uso de poucas camadas, como no Tucano, tentando dispensar rascunhos detalhados e visando mais o trabalho de pintura a partir da silhueta básica do "personagem". Os resultados estão logo abaixo.

Primeira cena de fundo do mar. Pintei usando essa fotografia como referência.

A segunda cena foi feita tendo essa foto como referência.

Mais uma vez, como no tucano, não estão retratos perfeitos das cenas. Não tenho desenvoltura suficiente pra isso ainda, mas fiquei bastante satisfeita com os estudos e com o uso que consegui obter das ferramentas no Photoshop. Esse tipo de iluminação da água, os reflexos e efeitos, são coisas que não sabia fazer e fiquei contente com o resultado. Fica a lição aprendida, apesar dos inúmeros problemas em ambos os desenhos. ^^"

Espero que tenham gostado e até a próxima! :)

12 comentários:

  1. O primeiro parágrafo foi pra mim, completamente, né?

    Nossa! Adorei a experiência! Sabia que você era capaz. (u.ú) Só achei que poderia ter resolvido melhor a profundidade do rabo do primeiro tubarão. Ele ficou muito bem resolvido do primeiro par de barbatanas pra frente, muito bem resolvido mesmo! E é só por esse motivo que eu tô dando a opinião sobre a parte de trás.

    O segundo estudo tá excelente. Você se propôs a algo muito mais sinistro do que o tucano, e melhorou consideravelmente neste experimento do fundo do mar.

    Seu sobrinho deve ter se amarrado, principalmente porque ele está na fase de descoberta da palavra/animal "tubarão". XD

    Parabéns, Joyce! Arrasou mais uma vez!!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi intencionalmente direcionado, Nanikinha. Mas faz sentido porque toooooooooda vez que tem algo relacionado à peixe nesse blog, tem dedo da Disney. É bom diversificar um pouco, né? XD

      Valeu pelo seu comentário. Eu não tinha reparado nessa questão da profundidade mesmo. Enquanto tava pintando, teve um ponto que não conseguia mais ver por onde melhorar a coisa. Nessas horas faz falta alguém por perto pra dar esse tipo de dica, porque depois de uns 40 minutos de estudo a gente começa a ficar com o olhar viciado. Isso sem falar que as vezes a gente se dedica demais mesmo em um ponto da pintura e depois o resto acaba deixando a desejar.

      Eu ainda tenho um pouco de resistência com essa coisa de pintura digital, em parte por causa da ferramenta (a Genius é um pouco difícil de se manusear pra isso), em parte porque tenho dificuldades de criar pinturas e acabo sempre tendo que partir pro estudo de observação.

      Apesar disso, consigo ver alguma evolução e os resultados cada vez me satisfazem mais, então vale a pena bater na tecla. ^^"

      Sobre o Niquinho, ele ainda não viu os desenhos, e acho que não vai reconhecer, porque na verdade a palavra/animal da vez é o "Tacaé" (Jacaré). Hehehe

      Obrigada pelo comentário e pela crítica, Nanikinha! :)

      Excluir
  2. Excelente.... eu vi uma pequena parte do segundo processo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O fruto do meu vizinho
    Parece melhor que o meu
    Seu sonho de ir lá em cima
    Eu creio que é engano seu .... NÃO, PERA!

    Rsss...conto essa musica quase todos os dias, no trabalho...sim é um lugar feliz kkkk
    Primeiramente... CARACAS!!! Você esta mandando muitooooooooo bem Joy!! Eu amei o efeito das luzes/reflexos!

    deixo pra vc o meu UAUUUUUUUUUUUUUUUUUU! Parabéns pelo estudo!!! Não deixe de nos prestigiar sempre com suas coisas lindas

    =*****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vivo cantando músicas da Disney, e é engraçado como a trilha sonora d'A pequena sereia sempre aparece na minha cabeça no chuveiro, hahahahaha! A diferença é que estou mais acostumadas com os textos e as letras do filme em inglês, porque desde pequena é a versão que mais gosto. :)

      Muito obrigada, Débora! Foi um estudo bem novo pra mim. Tirando o tucano e uma experiência que fiz no início de 2013 pra disciplina de desenho de anatomia, tenho poucas pinturas digitais. Tenho gostado de experimentar um pouco mais nessa área.

      Sempre que tiver mais coisa, postarei. Pode ter certeza.

      Beijos

      Excluir
  4. Muito bom, gostei bastante da pintura...

    ResponderExcluir
  5. Joyce
    Parabéns!!!!!!! Seus desenhos estão fantásticos.
    Fiquei super inspirada para desenhar um tubarão também.
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvia! Obrigada pelo comentário!

      Eu acho que com suas técnicas materiais esse tem tudo pra dar um bom samba, heim?!

      Beijos!

      Excluir