MDC 2 - Abril

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dessa vez o tema escolhido para o desafio foi aves da fauna brasileira. Eu logo pensei: “ave? Sério mesmo?”. Mas não resmunguei da decisão, afinal o nome do grupo diz tudo desafio mensal de desenho! Não é desafio se a gente sempre faz o que gosta, não é mesmo? Então fiquei quieta! :P

Não foi fácil também desenhar esse mês. Primeiro por causa do meu trabalho, depois pela conclusão que decidi dar no meu projeto de graduação. O cansaço físico e psicológico era tanto, que eu só conseguia pensar em jogar videogame e dormir. Mas hoje é feriado, eu acordei tranquila e com vontade de desenhar, e como ainda é dia primeiro (acabamos de sair de abril) me permiti tentar fazer alguma coisa pro MDC.

Fiquei um tempo jogando Lego Harry Potter até decidir que ia mesmo desenhar e o que ia desenhar. Isso também não foi fácil de resolver, porque se já não gostei muito da ideia de desenhar aves, ainda tinha que pensar em uma do território nacional, e sinceramente não tenho nenhuma relação afetiva especial com as espécies… XD

Mas aí, depois de pensar um bocado cheguei no tucano. Não qualquer tucano, mas o tucano toco! Existem muitos tucanos lindos (descobri pesquisando no Google) mas o tucano toco tem alguma relação afetiva especial: memórias de infância. Lembro que meu pai tinha, quando eu era criança, um batique muito bonito estampado com tucanos tocos. Ficava em cima do sofá da sala preso em um pedaço de bambu (super chique!). Além disso o tucano está presente também nas lembranças que tenho de férias da casa da minha avó. Aí já não é uma lembrança tão da infância, mas da adolescência. Eu ia passar férias de julho na casa dela, e levava um binóculo pra ficar olhando pro mato atrás da horta da casa dela. Muitas aves voavam por lá na época, e eu conseguia reconhecer o tucano toco. ^^

Imagem do tucano toco que usei como referência.

Bom, depois de decidida a ave que ia estudar, optei por trabalhar digitalmente. Primeiro porque queria resolver o estudo mais rápido, segundo porque há muito tempo tenho o desejo de aprimorar minhas capacidades com pintura digital. Daí pluguei o tablet e fui desenvolvendo o estudo de observação que se deu em três etapas: rascunho base, pintura do tucano e pintura do fundo. Tudo isso também em somente três camadas!

Meu rascunho de base


Minha pintura final. Eu sei, nada a ver com a referência, mas fazer o que? xD

Foi difícil, mas consegui resolver tudo em aproximadamente uma hora. Usei só um pincel pra toda a pintura (redondo, com transfer ligado e dureza zero) e foi super legal tentar ficar buscando meios de representar a passagem de tons e as texturas que apareciam em algumas nuances da plumagem. Gostaria de ter tentado pensar em um personagem pra criar com essa ave, mas como assisti Rio 2 há poucas semanas, estou muito influenciada pelo Rafael, então deixei essa ideia pra lá! :P

Pra finalizar, gostaria de deixar novamente o link do grupo e um convite para que se juntem a nós nos estudos! O desafio é mensal justamente pra levar em consideração as necessidades das pessoas que trabalham e estudam (nós), então é super flexível! Clica aqui e vamo lá, galera!!!

E é isso! Espero que tenham gostado e até a próxima!

5 comentários:

  1. Suco, gostei do seu resultado.
    Entendo a resistência por desenhar algo que não tem ligação com seu interesse, mas fico feliz de você ter buscado superar o desafio.

    Igualmente bom foi você ter voltado pro estudo digital. O fator dificultante de usar um brush só permitiu experimentação de solução pra texturas, misturas, contrastes. Fora que trabalhar com poucas camadas também gera aquele friozinho do "e se eu errar?".

    O bico do tucano ficou muito bom, ele se destaca bastante na pintura, pois você conseguiu fazer a diferenciação de texturas super bem. O resultado me agradou bastante e, ao contrário do que pensa, ficou parecido com a imagem de referência sim. Meu primo sabe de um lugar que imprime imagens em tela de pintura. Acho que esse seu tucano merecia um tratamento desses. =)

    Parabéns pelo resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nanika.

      Realmente é difícil ter vontade de desenhar certas coisas, mas aí eu fico sempre pensando que isso não pode existir profissionalmente, e se eu quiser abraçar esse tipo de carreira tenho que me posicionar de outra forma.

      Sabe que pra pintura acho que trabalhar em uma camada só é o que há de melhor? Sempre existe o medo de errar, mas como você está trabalhando só com cores, é só pegar uma outra cor e contornar o problema, se ele surgiu dentro do desenho, ou a borracha, se ele surgiu pra fora do desenho. Outro ponto positivo é poder trabalhar com smudge, blur, liquify e transformação de forma mais livre, embora pra esse desenho aí eu só tenha usado a transformação e uma única vez.

      Interessante essa história de imprimir em tela, heim? Será que custa muito? ^^"

      Obrigada

      Excluir
    2. Não sei quanto custa, mas vou ver com meu primo onde ele fez e por quanto ficou. Acredito que seja cobrado por m² de tela, mas não tenho certeza. Assim que souber direitinho, te aviso.

      Dependendo do valor, vale a pena você investir sim, por dois motivos: valorizar esse lindo resultado com pintura digital; e trazer o tucano toco de volta pra casa, proporcionando memórias boas de infância pra um certo sobrinho... rs

      Excluir
  2. Oi Joyce!!!
    Menina, entendo sua resistência e fico feliz por ter superado...me senti assim desenhando carro... e é ai que temos que ser firmes e fortes como vc foi. Nunca se sabe quando vai aparecer um trabalho com um pedido que não nos agrada né?

    Eu só tenho elogios pra vc, li o post antes de ver o comentário da Nane e pensei a mesma coisa sobre o bico e como ficaria bacana em um quadrinho!

    Até Maiss
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você plenamente. Já tive que desenhar cavalo uma vez (naquela caneca que fiz pro meu irmão) e é um animal super complexo. Acho que ampliar os horizontes é um mal necessário nessa nossa carreira, seja pra desenvolver uma ilustração ou pra um trabalho de design. A gente acaba aprendendo que as vezes é ais importante descascar o abacaxi do que ficar reclamando dele ali louco de vontade pra comer um pedaço. ^^"

      Agradeço muito pelo comentário! Fico feliz que tenha conseguido trabalhar bem uma pintura mesmo com pouca experiência e técnica. :D

      Até!

      Excluir