Inktober

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

“Trinta e um dias, trinta e um desenhos à tinta”.

Foi essa a proposta lançada pelo artista Jake Parker em seu Tumblr para a comunidade de artistas ao redor do mundo. Como qualquer desafio é lógico que existem regras, que são extremamente flexíveis, diga-se de passagem:
  1. fazer um desenho à tinta (pode fazer rascunho à lápis antes);
  2. postar na mídia social de sua preferência;
  3. colocar a hashtag #inktober;
  4. e repetir o procedimento de forma livre (diariamente, só por quinze dias, fazer o mês inteiro em um dia e depois postar gradativamente, ou desenhar só quando te der na telha mesmo). 
Simples assim!

Desempregada desde o início desse mês e com a certeza de que só teria condições de apresentar meu projeto de graduação no início do ano de 2014, me vi, de repente, sem nenhuma atividade na qual pudesse me engajar. Foi então, depois de quatro dias começado o evento, que decidi me juntar aos artistas do mundo todo na brincadeira. Afinal, se era tão simples quanto soava, não poderia deixar de tentar participar, não é mesmo?

Quem me segue pelo Twitter, Tumblr ou Instagram pôde acompanhar minha participação no Inktober 2013. Pra mim o evento começou no dia 4 de outubro, quando fiz um pequeno estudo de observação da Meg, de Paperman (curta animado da Disney) no sketch book e decidi postá-lo na minha conta do Instagram com a hashtag. A partir daí me empolguei e tentei fazer algo pra postar todos os dias.

Meu primeiro Inktober. Ainda estava no estágio, então foi um estudo rápido de observação.

Embora tenha me esforçado, não consegui me planejar como gostaria e teve dia que não consegui sentar pra desenhar. Mas no fim das contas, dos 31 dias de outubro contabilizei minha participação em 24 deles, o que me parece um resultado razoavelmente positivo.

O que posso dizer disso tudo? Primeiro que foi um alento em um momento de puro desespero. Desenhar virou meu momento de alegria e satisfação nesse último mês com todos os acontecimentos ruins. Segundo que foi um exercício muito legal. Sinto claramente que, ao final desse mês de labuta, sentando todos os dias pra desenhar, minha rapidez no desenvolvimento de rascunhos e na finalização melhorou um pouco. Terceiro que o exercício de criar algo todo o dia parece estar convergindo para o que pode vir a ser o nascimento de um novo projeto pessoal.

Outra coisa legal é que apesar do evento não ter nenhum tipo de inscrição e nenhum caráter de obrigatoriedade, eu ficava muito triste quando não conseguia postar e isso foi um fator que me motivou a produzir algo diariamente, mesmo que fosse só um estudo pequeno. Por fim, o retorno que tenho recebido dos meus amigos e da comunidade no Instagram tem sido muito legal, principalmente na série de desenhos dos ratinhos, que ganharão um post só pra eles em breve!

A galera toda reunida no Instagram! Clique com o direito e peça pra abrir em nova aba pra ver maior.

Nunca tinha entrado em nenhum desses desafios, mas foi uma experiência muito boa a qual recomendo pra todos!

Quem quiser ver todos os posts que fiz, basta ir na minha conta do Instagram. Depois vou fazer o upload de tudo pro meu deviantART com qualidade boa.

É isso! Espero que tenham gostado e que venha o Inktober 2014!!!

16 comentários:

  1. Gostei bastante de acompanhar suas experiências.
    Pena que não tive tempo para participar, pois vontade não faltou. Ano que vem, tendo novamente, participarei.

    Adorei seus ratinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não teve tempo de participar por uma boa causa! \o/
      Eu me diverti a valer nesse negócio de Inktober e espero poder participar mais vezes! Também espero que na próxima você entre!

      Obrigada pelo comentário, Nanikinha!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, Cris!
      Esse é um ótimo exercício, inclusive pra estimular a capacidade criativa!

      Por isso digo que recomendo, não só durante um "evento" específico, mas sempre que possível, desenhar todos os dias! É um hábito que estou tentando desenvolver, com certeza.

      Excluir
  3. Olá Joyce
    Descobri seu blog navegando na internet. Amei seus trabalhos, tem uma criatividade muito boa. Adorei os ratinhos também. E parabéns pelo Inktober.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvia!

      Que legal ver gente nova por aqui e dando um retorno tão positivo!
      O Inktober foi um desafio (de verdade) e só lastimo não ter conseguido realizar todos os dias. Lastimo também não ter pensado no projeto dos ratinhos desde o começo, pois assim teria adicionado muitos mais personagens pra minha história, hehehe!

      Obrigada pelo seu comentário e abraços!

      Excluir
    2. Não posso negar duas coisas Joyce: Amei seu blog e o da sua amiga Nane,o Cappucino. Estou lendo tudo que posso. Aprendendo horrores. É difícil encontrar pessoas que curtam a arte de desenhar, sofro um bocado com isso. Dificuldade em trocar experiências por falta de pessoal..rs
      Abs
      Abs

      Excluir
    3. Silvia, muito obrigada mesmo! Nós (Nane e eu) tivemos a felicidade de nos encontrarmos na faculdade, gastarmos mais de 5 anos juntas fazendo o curso de design e sempre compartilhando essa afinidade que temos pelos desenhos.

      As interações que temos entre nossos blogs são um reflexo e uma ampliação das discussões que mantemos sobre desenho e arte na faculdade, nas conversas corriqueiras, nos encontros entre amigos. Acredito que digo, não só por mim mas por ela também, que ficamos contentes em ter um lugar onde outras pessoas possam se alinhar com a gente nessa paixão e nas trocas experiências!

      Estamos sempre abertas a isso, adoramos trocar ideias, então sinta-se a vontade pra manter esse contato por aqui! Vai ser super legal!

      Abração!

      Excluir
    4. Ei Silvia! É isso aí que a Joyce falou, nossos blogs são um cantinho na internet para trocas de experiências. Apareça sempre! \o/

      Abs o/

      Excluir
  4. Bom meninas, então se preparem! Arrumaram encrenca, mas das boas...rs Também curto muito desenhar, ainda caminhando e desvendando os mistérios pertinentes desse mundo. Sou formada em Artes Visuais. E vez ou outro dou aula de artes em escola pública em SP. Se quiserem podem bisbilhotar o meu blog. Lá procuro registrar os meus atentados à arte de desenhar..rs (Que eu alcance perdão dos imortais desenhistas por esse pecado..rs). Segue: silviameneses.blogspot.com. Talvez, consigam conhecer um pouquinho de mim através das minhas garatujas. (Deu para notar que ainda estou no blog de vcs, né?!... simultâneamente, no trabalho. Abapha!..rs)
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahha! Eu já dei uma olhada antes mesmo de você pedir.
      Você tem trabalhos lindíssimos, parabéns!!

      Excluir
    2. Hehehehe! Que venha a encrenca então, vai ser legal! :)
      Por acaso eu também já tinha visitado seu blog, gostei muito dos desenhos. Os que você fez com lápis de cor ficaram fantásticos. Gostei muito de uma tartaruguinha que vi e uma menininha em estilo anime!

      Faço minhas as palavras da Nane, e parabéns pelo seu trabalho! :)

      Excluir
  5. Adorei essa proposta de desenhar todos os dias... estou parada com os desenhos, mas vejo seu blog e o da Nane e da uma vontade tremenda de desenhar alguma coisa! Sabe o que me falta?? Saber o que desenhar! Acho que vou pegar algumas ideias, colocar num potinho e ir sorteando 1 por dia..e desenhar ! Caso contrario vou perder o pouco que consegui kkkk

    Parabéns pelos desenhos Joy!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Obrigada pelo seu comentário.

      Hahahahha! Essa ideia de colocar propostas num pote e ir sorteando foi massa! Acho que vai ficar ainda mais legal se não for só você a adicionar coisas nesse potinho. Pede pros seus familiares, amigos, colegas de trabalho pensarem em uma coisa pra você desenhar, aí vai ficar um super desafio, heim?

      Brincadeiras a parte, acho que o ideal é trabalhar um pouco todos os dias não só necessariamente desenhando. Quando você não estiver inspirada pra desenhar, tente finalizar um rascunho com tinta, depois com cor. Ou tente finalizar uma vez com tinta e outra vez com cor, ou finalizar a mesma coisa com propostas diferentes e mídias diferentes, por exemplo.

      No Inktober foi difícil encontrar o que criar e minha sorte foi ter me encontrado com o projeto dos ratinhos, que tornou tudo mais fácil. Vi artistas que aproveitaram a oportunidade pra desenhar só coisas relacionadas ao Halloween, outros que desenharam só robôs. Existem alguns desafios pessoais que vários artistas que acompanho fazem a si mesmos que é o de desenhar um personagem de jogo, quadrinhos ou cinema por dia, seguindo as letras do alfabeto, já vi outros artistas desenhando o que vestiram ao longo do mês diariamente, o que também é super bacana. :)

      Enfim, propostas não faltam, basta encontrar uma motivação! Se você gosta de personagens de animação, tente desenhar no seu estilo um personagem por dia, e por aí vai. No começo pode ser bastante frustrante, mas ao longo dos dias o sentimento é de crescimento e realização. ^^

      E é isso aí!
      Beijos!

      Excluir
    2. Aiiii muitoo obrigada pela pelas dicas!!! Vi uns esquilinhos hoje em um livro infantil... ultimamente estou tento muito contato com livros assim e fico admirando as ilustrações... vi os esquilos e fiquei com vontade de fazer os meus! Se eu fizer postarei!! E vou anotar suas dicas..!
      =D

      Excluir
    3. Aí, super legal isso! Ilustrações infantis são riquíssimas referências! Seguir um tema desses vai te deixar com várias coisas pra pesquisar e estudar por um tempo: o desenho de esquilos, os tipos de finalização e materiais utilizados em ilustrações infantis, e por aí vai.

      Espero que você consiga sim seguir com sua intenção de estudos.
      :D

      Excluir