Thor - The God of Thunder (Nintendo DS)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012



Quando um console chega próximo ao fim de sua jornada, começam os lançamentos pífios, geralmente títulos de fílmes, animações e jogos infantis toscos. Infelizmente, pra mim e pra quem tem o Nintendo DS Lite/DSi, já chegou essa época. São pouquíssimos os jogos que serão lançados daqui pra frente que são títulos de peso.

Thor - The God of Thunder é um exemplo disso. O filme, lançado no início do ano passado, ganhou adaptação multiplataforma, incluindo o DS, em Maio de 2011. A aventura para o portátil é um beat'em up sidescrolling em 2D, no qual você assume o papel do filho de Odin em uma sequência de eventos que são desencadeados por uma invasão de Trolls em Asgard. Apesar dos personagens e do semelhante episódio da invasão de Asgard, a história não segue a mesma do filme, e Thor se deixa conduzir por Loki por uma série de eventos que o levarão aos mundos da mitologia nórdica, como Vanaheim e Niflheim.


Seguindo as características marcantes do herói, Thor não se defende, seu pulo é flutuante e ele luta com o auxílio de seu martelo, Mjolnir. É possível dar golpes especiais de trovões, bater no chão para espallhar os inimigos, quebrar pilastras e jogá-las contra eles, voar de uma tela pra outra, dar combos aéreos e atirar o machado. Esse último recurso, é muito útil, mas pode se tornar uma desvantagem se a tela estiver cheia de Trolls, já que sem o Mjolnir na mão, Thor não executa nenhuma ação de ataque. Cada um dos tipos diferentes de inimigos do jogo, sucumbem a um tipo de ataque específico, e a ausência de variações no combo principal acabam fazendo com que a jogabilidade se torne enjoativa rapidamente.


A arte de maneira geral é muito boa. Os desenhos dos personagens seguem as características dos atores que os representaram no filme, a animação dos sprites é bem fluida, e os efeitos especiais dos golpes e cenários, muito bem desenvolvidos. Existe uma galeria para visualização de artwork com os portraits dos personagens. Conforme vão sendo exibidos no jogo, novos portraits ficam disponíveis para apreciação. Isso foi um extra muito bem vindo, pois são desenhos muito bonitos e bem pintados (e eu sou fã de artwork de jogo).


As fases não apresentam muito mistério, não existem quebra-cabeças (pelo menos não na altura do jogo que estou), mas os inimigos são numerosos e podem dar muita dor de cabeça. Uma das coisas que acaba irritando profundamente é a presença de uns dispositivos que atiram bolas de energia na direção do jogador. Eles não são tão difíceis assim de esquivar e matar. O problema é que o pulo de Thor, como já disse, parece um voo, portanto sua física é diferente. Particularmente, preferiria que ele pudesse pular duas vezes (double jump - pula e no ar dá outro pulo) ao invés desse pulo flutuante que ele tem, porque acaba atrapalhando muitas vezes. Os chefes são o arroz com feijão de jogo sidescrolling (tipo Castlevania). Estudando seu ciclo de ações, fica fácil acabar com ele, basta observar e descobrir quando contra atacar.

Ainda não cheguei ao final do jogo, mas pelo save do meu irmão, imagino que não seja muito extenso (ele é meio viciado, eu sei, mas zerou com 4h 30m). Por conta da sua divisão em capítulos e atos, dá pra jogar relativamente rápido. O save automático contribui, principalmente por ser um jogo para portátil.



De maneira geral, acho que o jogo perde um pouco pra Spiderman: Shattered Dimensions, por exemplo, que tem uma animação mais dinâmica, e muito mais ações e combos pra se fazer, mas ainda assim Thor: The God of Thunder é um bom título pra DS, que funciona como uma quebra na minha opinião de que todo jogo de filme é ruim. Me surpreendeu bastante e estou gostando de jogá-lo.

Pra quem curtiu e ficou curioso, vou deixar um bônus:

Download: Thor - The God of Thunder

5 comentários:

  1. Speed save... xD

    Mas é legal saber o que vc pensa das coisas. Ajuda a não errar num presente. =P

    ResponderExcluir
  2. Não que você vá presentear alguém com o jogo do Thor pra DS...

    Mas obrigada mesmo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô falando presente pra vc, Suco! xD
      hasuahsuashaushasuahs

      Enfim, eu acabei lendo o post todo.
      Não sou muito gamer, mas tem uns jogos que você mostra que me fazem ter vontade de jogar. Aquele do Bomber man de equilibrar a bomba por exemplo.

      Agora, sinceramente... esse do Thor ae, num me animou nem um pouquinho.

      Excluir
    2. Entendi.

      O Bomberman tem mais a sua cara mesmo! =P
      Meus medidores são:

      Bomberman = Rafa não gosta / Thor = Rafa gosta (tudo com ressalvas)
      Bomberman = Nane gosta / Thor = Nane não gosta

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir