Kinect

sábado, 18 de junho de 2011




Embora o Nintendo Wii seja o "patinho feio" da atual geração de games, por ter os piores gráficos e a biblioteca de games mais fraca (baseada em games casuais, party games e pouquíssimos games hardcore), não se pode negar que seu sucesso de vendas e sua popularidade, ganha graças aos gamers casuais (público feminino em geral), são um verdadeiro estrondo.

O Wii serviu pra mostrar às outras companhias que vale a pena apostar em controles diversificados (inclusive colocando a galera pra ralar na frente da TV) pra ganhar mais adeptos às plataformas e por isso, seguindo a onda, entraram no ramo dos controles de movimento a Sony (com o PS Move) e a Microsoft (com o Kinect), e é sobre ele mais especificamente que vou falar nesse post.

O Kinect, diferente do Wii Mote e do PS Move, não é um joystick que permite o controle de movimento. É um aparelho que se acopla ao videogame que transforma você no controle. Isso mesmo, você se mexe, o boneco se mexe. No site oficial brasileiro do Xbox a Microsoft define o Kinect como "Magia disfarçada de tecnologia", e descreve algumas das funções disponíveis no aparelho como: sensor de movimento, reconhecimento facial e de voz.



Ele é composto por uma câmera RGB, um sensor de profundidade infra-vermelho e um microfone para captação de voz que permite que todas aquelas funções acima citadas sejam possíveis. Basicamente você entra na frente do aparelho, ele reconhece você através de suas características físicas e/ou voz, e liga o videogame pra que você possa jogar ou desenvolver outras atividades.

Talvez esse seja o sonho de tantas mães e médicos que dizem que ficar sentado horas na frente da TV jogando é prejudicial à saúde, etc e tal. Ou talvez o sonho de muitos gamers que sempre quiseram "viver na pele" a aventura de seus personagens favoritos dos jogos.

O grande problema é que o Kinect, assim como o Wii, por enquanto só oferece games casuais. E pior, a receptividade dos gamers hardcore para com as possibilidades dos controles de movimento não é nada animadora. São poucos os gamers que vejo dizendo que gostariam de jogar os jogos que já estão disponíveis. Isso porque boa parte deles oferece uma jogabilidade muito pobre. É quase senso comum que a Microsoft tem nas mãos uma ferramenta monstro, e não está sabendo tirar dela o melhor proveito.

Conversando com um amigo pelo MSN, discutíamos sobre a jogabilidade de Star Wars Kinect, e ele me disse que não deve ser tão legal, pois dá a impressão de que o personagem só pode se movimentar através de trilhos (ele anda quando o jogo quer, na direção que o jogo está programado para o personagem andar). Esse amigo me disse que seria interessante se houvesse um controle, só um analógico por exemplo, pra que o jogador pudesse controlar o livre movimento do personagem, e eu contra-argumentei dizendo que se precisasse de um controle, não precisaria do Kinect.

Star Wars Kinect - Combat off-screen


Então ele me mostrou um jogo de corrida para o Kinect, no qual o jogador tem que ficar com os braços estendidos para simular a ação de segurar o volante do carro e torcer as mãos postas pra lá e pra cá pra fazer as curvas, e eu perguntei: "Tá, mas como acelera, passa marcha, etc?" E ele não soube me responder.

Forza Motorsport 4 - Kinect

Por fim, ele comentou comigo de um jogo para Kinect que foi demonstrado na E3 2011 chamado Rise of Nightmares. Um survival horror que, segundo ele, o personagem se movimenta pra frente se o jogador põe uma perna pra frente, e se movimenta pra trás se a perna é posta pra trás, e eu disse: "E se eu mexer a perna sem querer, pode acontecer de eu andar e acabar perdendo no jogo, ou me dando mal?"

Rise of Nightmares - Gameplay Off-Screen

São questionamentos que eu faço sem muita propriedade, pois nunca pude experimentar realmente o Kinect. Mas me pergunto o quanto o jogador tem que aprender para jogar cada jogo, sendo que a gama de ações para cada título pode ser bem diferente. Por exemplo, ao ver o jogador experimentar o Star Wars, tive a impressão de que é um tanto quanto custoso fazer um movimento pra girar a câmera na fase, enquanto que no tradicional controle de 10 botões seria necessário no máximo posicionar seu dedo sobre um dos botões do ombro e apertar pra girar a câmera pra esquerda ou para a direita. Pular, abaixar, dar tchauzinho e mandar beijo pelo Kinect, não parece tão difícil, pois são coisas que você pode fazer parado no mesmo lugar, sem correr o risco de ir parar em uma posição na qual o aparelho não possa detectar mais o jogador. No entando, jogos que envolvem ações mais complicadas como andar com um personagem em diversas direções, e utilizar uma gama de comandos mais específicos, me parece trabalhoso, do ponto de vista do jogador, que precisa aprender a utilizar o Kinect, e como se comportar diante dele em relação aos jogos que está jogando. Pode ser uma experiência frustrante.

Junte a isso o cansaço físico. Já se imaginou mais de 10 minutos com os braços estendidos pra frente dirigindo um automóvel, ou socando sem parar uma quantidade X de zumbis? Se o Wii, que me parecia exigir muito menos fisicamente do jogador já ficou popular por levar várias pessoas à clínicas médicas e hospitais com dores musculares, quem dirá o Kinect.

Acho que a Microsoft tem nas mãos um mega aparelho, com um potencial incrível, mas talvez seu maior desafio seja conquistar não os gamers casuais, mas os hardcores, que acham quase todas as possibilidades que se têm com o Kinect vergonhosas ou idiotas, no que diz respeito à sua jogabilidade.

Compre a briga Microsoft!

Abraços, até a próxima! \o

PS.:
Outros jogos para Kinect:

Child of Eden - Kinect

Não consigo entender o que parece tão legal nisso...

Fruit Ninja - Kinect

Me parece que faz falta um objeto tipo uma espada pra se jogar isso... =P

3 comentários:

  1. Gostei muito da sua pesquisa, parabens apesar de ser anti-controles de movimentos, vamos ver no que isso vai dar

    ResponderExcluir
  2. voce fala demais! dá preguiça ler tudo.... mas o conteudo tá excelente! XD vamos ver no que isso vai dar [2]

    ResponderExcluir
  3. Ninguém manda a senhorita ser preguiçosa. O post é grande mesmo, pensei até em dividí-lo em dois, mas depois achei melhor cuspir tudo de uma vez só!

    (OBS.: Larga de preguiça. Fazer speed save no post da sua amiga e ainda admitir, coisa feia)

    ResponderExcluir